Urbee

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Urbee é o primeiro carro do mundo montado utilizando-se a tecnologia de impressão 3D (sua lataria e seus vidros foram "impressos"[1]). Criado em 2010, por meio da parceira entre o grupo de engenharia estadunidense Kor Ecologic e a empresa Stratasys[2] (fabricante das impressoras "3D Stratasys"), ele é um veículo híbrido com visual futurista.

Com a minimização do peso em relação a um carro normal e uma aerodinâmica que garante um bom desempenho para o veículo, é possível se obter uma velocidade relativamente alta (consegue atingir velocidades de 110 km/h[3]), ao mesmo tempo em que ele economiza recursos para ativar suas funções.

Ele foi desenvolvido para gerar toda a energia que utiliza a partir de painéis solares e pequenos cata-ventos que produzem eletricidade a partir da movimentação do veículo – em caso de necessidade, a energia é produzida a partir de um pequeno reservatório de álcool. Possui uma autonomia de 50 quilômetros por litro de álcool andando na cidade. É possível que este valor dobre para condições de estrada.

Em Novembro de 2010, ele ficou exposto no SEMA Show, em Las Vegas.[2]

Em 2013, a Kor Ecologic apresentou a 2a versão do veículo, batizada de Urbee 2. Ele é feito com material plástico de altíssima resistência, e possui três metros de comprimento, três rodas e dois lugares.[4]

Referências

  1. revistagalileu.globo.com/ Empresas lançam primeiro carro feito por impressora 3D
  2. a b info.abril.com.br/ Carro Urbee é todo feito em impressora 3D
  3. revolucaodigital.net/ Urbee, um carro desenhado para ser imprimido
  4. noticias.seuhistory.com/ URBEE 2: CONHEÇA O CARRO QUE SAIU DA IMPRESSORA 3D E FOI PARA A ESTRADA

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

  • tecmundo.com.br/ Conheça o Urbee, primeiro carro a ser fabricado com uma impressora 3D
Ícone de esboço Este artigo sobre automóveis é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.