Urso-de-gobi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Ursus arctos gobiensis)


Como ler uma infocaixa de taxonomiaUrso-de-gobi
Urso-de-gobi fotografado em 2012
Urso-de-gobi fotografado em 2012
Estado de conservação
Espécie em perigo crítico
Em perigo crítico [1]
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Carnivora
Família: Ursidae
Gênero: Ursus
Espécie: U. arctos
Subespécie: U. a. gobiensis
Nome trinomial
Ursus arctos gobiensis
Sokolov e Orlov, 1992

O urso-de-gobi (Ursus arctos gobiensis), conhecido em mongol como mazaalai (Мазаалай), é uma subespécie de urso-pardo (Ursus arctos) que se encontra no deserto de Gobi, na Mongólia. É listado como criticamente ameaçado pelo Redbook da Mongólia Espécies ameaçadas de extinção e pela Zoological Society of London. A população incluía apenas cerca de 30 adultos em 2009, e é separada por uma distância suficiente de outras populações de ursos pardos para atingir o isolamento reprodutivo.

Comportamento e ecologia[editar | editar código-fonte]

Os ursos de Gobi comem principalmente raízes, frutos e outras plantas, às vezes roedores; não há evidências de que eles se alimentam de grandes mamíferos. Pequeno em comparação com outras subespécies de urso marrom, os machos adultos pesam cerca de 96,0–138,0 kg (211,6–304,2 lb) e as mulheres cerca de 51,0–78,0 kg (112,4–172,0 lb).

Diversidade genética[editar | editar código-fonte]

Os ursos de Gobi têm muito pouca diversidade genética,  entre as mais baixas já observadas em qualquer subespécie de urso pardo. Níveis de diversidade genética semelhantes aos dos ursos de Gobi foram relatados apenas em uma pequena população de ursos pardos nas montanhas dos Pireneus, na fronteira da Espanha e da França.

Pesquisa[editar | editar código-fonte]

Com base na morfologia, o urso pardo de Gobi às vezes é classificado historicamente como sendo da mesma subespécie do urso azul tibetano . No entanto, uma análise filogenética recente mostrou que o urso Gobi representa, em vez disso, uma população relíquia do urso marrom do Himalaia .  Existem menos de 40 ursos Gobi restantes na natureza.

Referências

  1. «IUCN Brown Bear subspecies status». Consultado em 12 de novembro de 2023 

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  1. "Chimpanzés entre 33 raças selecionadas para proteção especial" . BBC. 28 de outubro de 2017 . Retirado em 30 de outubro de 2017 .
  2. Odbayar Tumendemberel; Michael Proctor; Harry Reynolds; John Boulanger; Amgalan Luvsamjamba; Tuya Tserenbataa; Mijiddorj Batmunkh; Derek Craighead; Nyambayar Yanjin; David Paetkau (2010). "Abundância de ursos de Gobi e movimentos entre oásis, Deserto de Gobi, Mongólia" (PDF) . Ursus . 26 (2): 129–142. doi : 10.2192 / URSUS-D-15-00001.1 .
  3. Conservação do urso de Gobi na Mongólia" (PDF) . Julho de 2010 . Página visitada em 2016-03-19 .

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Urso-de-gobi