Usuária:Domusaurea/Oficina de edição (graduação em História - UNIRIO 2015)/História do Tempo Presente

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

História do tempo presente é um rótulos historiográfico usado ​​para estabelecer períodos na parte mais nova da era contemporânea, e que se referem ao mundo após a queda do Muro de Berlim (1989) e o desaparecimento do bloco ligado à União Soviética comunista, ou na sequência dos atentados de 11 de Setembro de 2001, embora originalmente forjado para descrever o mundo após a Segunda Guerra Mundial (1945). Nós também utilizamos o conceito de "tempos pós-modernos", que envolve outras questões de conteúdo para estimar uma mudança de período.

O nome "História contemporânea" designa várias disciplinas acadêmicas. "História do tempo presente" também é um termo comumente usado que se aplica principalmente em relação as notícias mais recentes; seu objeto de estudo está em permanente construção.

A diferença com o jornalismo, que é também uma notícia, é a aplicação da metodologia da ciência histórica. O problema da subjetividade pode surgir, como pode afetar mais facilmente historiadores da história do tempo presente. Eric Hobsbawm diz que o historiador mantém uma relação pessoal mesmo com o período não vivido por ele, mas que foi vivido através de intermediários, influenciados pela família ou outras evidências (que ele chama de "zona de sombra").

Bibliografia

Aracil, R., Oliver, J., Segura, A. (1998) El mundo actual. De la Segunda Guerra Mundial a nuestros días, Université de Barcelone;

Martinez Carreras, J.U. et al (1996) Historia del mundo actual, Madrid, éd. Marcial Pons;

Ouvrage collectif (2000) Historia del Mundo Actual desde 1945 hasta nuestros días, Université de Valladolid.

Guinle-Lorinet Sylvaine et Soulet Jean-François, Précis d'histoire immédiate, Paris, Armand Colin, Coll. U, 1989.

Henry Rousso, La Dernière catastrophe. L'histoire, le présent, le contemporain, Gallimard, 2012.

Soulet Jean-François,L'histoire immédiate, Paris, PUF, Coll. Que-sais-je-?, 1994

Soulet Jean-François, Istoria imediata, Iasi (Roumanie), Polirom, 1998

Soulet Jean-François, L'histoire immédiate. Historiographie, sources et méthodes, Paris, Armand Colin, Coll. U, 2009, 248 p.

Benoît Verhaegen, Introduction à l’histoire immédiate, Duculot, Gembloux, 1974.