Usuária:Museu33389/Testes/Novo artigo museu

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O Museu da Imigração do Estado de São Paulo é uma instituição pública localizada na sede da extinta Hospedaria dos Imigrantes, no bairro da Mooca, na cidade de São Paulo, onde se concentra grande quantidade de documentação sobre a imigração para o Brasil na passagem do século XIX para o XX. O Museu da Imigração foi criado no ano de 1993 e ocupa parte do complexo que abrigava a Hospedaria de Imigrantes do Brás. A outra parte do espaço abriga desde 1996 uma casa de acolhimento chamada Arsenal da Esperança, desempenhando atividades similares às da antiga Hospedaria. O Arsenal da Esperança é uma entidade sem fins lucrativos, de caráter beneficente, que abriga pessoas do sexo masculino que não têm moradia, além de migrantes e refugiados políticos. Durante vários anos o museu teve a denominação Memorial do Imigrante[1].


Museu da Imigração do Estado de São Paulo
Museu33389/Testes/Novo artigo museu
Logotipo.

O Museu da Imigração em 2015.
Tipo Museu histórico
Inauguração 1993 (30–31 anos) [2]
Diretor Marília Bonas[3]
Website museudaimigracao.org.br
Geografia
País  Brasil
Cidade São Paulo, SP

Histórico[editar | editar código-fonte]

Historicamente o Museu da Imigração passou por muitas fases até o seu delineamento como conhecemos hoje. Em 1986 é criado o Centro Histórico do Imigrante, vinculado à Secretaria de Estado da Promoção Social. Em 1993 é concebido o Museu da Imigração, que passa a administrar o acervo proveniente do Centro Histórico do Imigrante, vinculado a Secretaria de Estado da Cultura; em 1998, a partir de sua reestruturação, foi nomeado como Memorial do Imigrante. Em 2010 é fechado para visitação para passar por um amplo processo de restauração e novamente é reestruturado, reabrindo ao público no dia 31 de maio de 2014 como Museu da Imigração do Estado de São Paulo.

O Museu da Imigração tem como objetivo, atualmente, a produção de conhecimentos, preservação e comunicação da história da imigração no Estado de São Paulo, abarcando tanto o período em que a Hospedaria esteve em pleno funcionamento (1887 - 1978), até a discussão sobre os deslocamentos dos primeiros humanos, passando pelas primeiras migrações no e para o Brasil que foram emblemáticas para a formação da identidade de nosso país, chegando finalmente nos fluxos contemporâneos.


Referências

  1. O Museu da Imigração está em Obras
  2. ALESP, ed. (25 de Junho de 1993). «DECRETO N. 36.987, DE 25 DE JUNHO DE 1993». Consultado em 6 de maio de 2016 
  3. Museu da Imigração do Estado de São Paulo (ed.). «Quem é quem?». Consultado em 11 de abril de 2015