Saltar para o conteúdo

Usuária:Tatiane Klossoski

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Fecundação: fusão do material genético do espermatozóide com o óvulo; Estimula o ovo a iniciar o desenvolvimento;  Contato e reconhecimento entre espermatozóide e óvulo;  Regulação da entrada do espermatozóide no óvulo;  Fusão do material genético do espermatozóide e do óvulo;  Ativação do metabolismo do óvulo para iniciar o desenvolvimento.  Óvulo e espermatozóide (haplóides n=23) passa a ser Zigoto(diplóide 2n=46)

Clivagens (Segmentações): A distribuição de vitelo no ovo resulta em diferentes formas de clivagem do zigoto classificando os ovos em: Ovo oligolécito tem clivagem completa radial e homogênea graças a seu vitelo pouco concentrado. Já o ovo heterolécito tem clivagem completa, radial, mas heterogênea, com células maiores no pólo vegetal. A clivagem incompleta discoidal acontece no ovo telolécito, só havendo mitoses no pólo animal. Por fim a clivagem incompleta superficial ocorre nos artrópodes pela formação de muitos núcleos em uma só célula, seguida da formação das membranas. Segmentação tem período de divisões mitóticas, extremamente rápidas, através das quais o ovo divide-se em um grupo de células menores denominadas blastômeros; Originam uma esfera chamada blástula.

Gastrulação: rearranjos celulares. Resulta um embrião formado por três regiões de células, denominadas camadas germinativas: ectoderme (externa), endoderme (interna) e mesoderme (intermediária). Organogênese: formação órgãos do corpo. Tipos de ovos Oligolecitos: Pequena quantidade de vitelo, distribuída de maneira mais ou menos uniforme no citoplasma. (Pouco e uniforme) Óvulos do equinodermos (ouriço-do-mar, estrela-do-mar) e mamíferos. (Total radial Igual)

Heterolecitos: Apresentam quantidade moderada de vitelo; (Mais concentrado no pólo vegetal) Óvulos de anelídeos (minhocas), moluscos (caramujos, caracóis, lesmas, ostras, mariscos) e anfíbios. (Completa radial desigual, tendo micrômeros e macromeros)

Telolécito: Possuem grande quantidade de vitelo (Apenas no pólo vegetal) Segmentação parcial (meroblástica) e limitada a uma pequena região, situada na região superior da gema denominada cicatrícula, Óvulos dos moluscos, peixes ósseos, répteis e aves. (incompleta disoscoidal)

Centrolecitos: O vitelo localiza-se no centro do ovo e separa o citoplasma em duas partes: uma central, ao redor do núcleo, e outra periférica; (Ao redor do núcleo) São os óvulos dos artrópodes (Crustáceos; Insetos; Aracnídeos; Quilópodes e Diplópodes). (Incompleta superficial)

Tipos de segmentação

Ovos que possuem pouco vitelo sofrem divisão total (holoblástica). 

 Holoblástica (ou total) igual: a célula-ovo divide-se, formando blastômeros de tamanhos semelhantes. Ocorre em ovos oligolécitos, como os de equinodermos, por exemplo, o pepino-do-mar e do protocordado anfioxo.  Holoblástica desigual: durante a segmentação, o pólo animal divide-se mais rapidamente, originando blastômeros menores, os micrômeros; por outro lado, no pólo vegetativo é mais lento, os blastômeros ficam maiores, e formam os macrômeros ocorre principalmente em ovos heterolécito. Ovos que apresentam muito vitelo tem divisão parcial (meroblástica), pois o vitelo não participa da divisão. Meroblástica (parcial) discoidal: nem todo zigoto sofre a divisão. Meroblástica superficial: apenas a superfície do zigoto sofre divisão.