Usuário(a):Arhiam Silva/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Beto Simonetti[editar | editar código-fonte]

José Alberto Ribeiro Simonetti Cabral é um advogado brasileiro (Manaus, 29 de abril de 1978), presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no triênio 2022-2025.[editar | editar código-fonte]

Biografia

Natural de Manaus, Beto Simonetti pertence a uma família ligada ao Sistema de Justiça. É filho de Alberto Simonetti Cabral Filho, que foi quatro vezes presidente da seccional da OAB no Amazonas; e irmão de Alberto Simonetti Cabral Neto, ex-conselheiro federal da Ordem.

Registrado na seccional da OAB no Amazonas com o número 3725, Simonetti tem pós-graduado em direito penal e em processo penal pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Atua, principalmente, na Justiça Federal e nos tribunais superiores. É sócio do Simonetti & Paiva Advogados, fundado em 1974 e o segundo escritório a obter registro junto à OAB-AM.

OAB

Beto Simonetti iniciou sua trajetória na OAB como integrante da Comissão do Advogado Iniciante (hoje chamada de Comissão do Jovem Advogado) na OAB-AM. Cumpriu quatro mandatos consecutivos no Conselho Federal da Ordem. Nesse período, além de secretário-geral, foi diretor-geral da Escola Nacional da Advocacia, Presidente da Coordenação Nacional do Exame de Ordem Unificado (EOU), corregedor-geral adjunto e ouvidor-geral do sistema OAB, função responsável por atuar como interlocutora junto a advogados, estudantes de Direito e a sociedade em geral, melhorar a qualidade dos trabalhos e receber o encaminhamento de denúncias e requerimentos.

Participou de comissões relevantes para o aperfeiçoamento da legislação e do Sistema Jurídico brasileiro, como a Comissão Especial de Estudo do Projeto do Novo Código de Processo Penal; a Comissão Especial de Transparência e Acesso à Informação; a Comissão Especial de Acompanhamento da Instalação dos Novos Tribunais Regionais Federais; a Comissão Especial Destinada a Propor a Normalização da Prestação de Contas das Campanhas Eleitorais; e a Comissão Especial para Elaboração do Selo OAB.

Em 31 de janeiro de 2022, Simonetti foi eleito presidente da OAB Nacional com 77 votos válidos de um total de 80. Em seu discurso de posse, defendeu a atuação da Ordem em defesa da advocacia e da Constituição, sem polarização, e renovou de gestão anteriores, de intensificar a inclusão racial e de gênero.

“A OAB terá as portas abertas e a manutenção de suas pontes construídas para defender os interesses de nossa profissão junto a qualquer autoridade legítima. A OAB terá diálogo com todos os Poderes, com todas as instituições da República. Por causa de nossa história, de nossa participação ativa na construção da democracia, somos sempre chamados a participar das grandes questões do país. Neste ano eleitoral, certamente, não será diferente”, afirmou.