Usuário(a):Brenno Calado/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Instituto Histórico de Jaboatão
Brenno Calado/Testes
Brasão do Instituto Histórico de Jaboatão
Inauguração 12 de maio de 1973 (50 anos)
Presidente Jackson Vieira de Melo
Website http://ihj.com.br/
Geografia
País  Brasil
Cidade Jaboatão dos Guararapes
Localidade Centro
Coordenadas 8° 6' 45.6" S 35° 0' 54.1" O
Mapa
Localização em mapa dinâmico

O Instituto Histórico de Jaboatão (IHJ) é uma entidade civil, sem fins lucrativos que tem por objetivo resgatar e cultuar a história do município de Jaboatão dos Guararapes, preservando para gerações futuras. Por ser o único Instituto em Jaboatão, constitui-se na maior fonte de pesquisas sobre a história do município.

História[editar | editar código-fonte]

Fundado em 12 de maio de 1973[1] teve a posse da primeira Diretoria em 11 de Maio de 1974. A primeira palestra foi apresentada pelo sócio fundador Eliezer da Costa Figueirôa, na Igreja N. Sa. do Livramento dos Homens Pardos em ocasião do seu bicentenário, em 1974. O Brasão de armas e a bandeira foram confeccionados em 1984 respectivamente por Luiz G. Corrêa, do Instituto Histórico de Goiana/PE e Ma. do Socorro Calado Vieira de Melo, Associada do IHJ. Apresentou memorial dirigido ao Governador do Estado de Pernambuco e ao Presidente da Assembléia Legislativa contrário a emancipação do Distrito de Cavaleiro e Prazeres. Em 1984 com a descoberta da nascente do Rio Jaboatão pelo associado Orlando Breno de Araújo, foi erigido um marco no local da nascente. Em 1999 foi emitido um pedido ao Secretário Municipal de Educação para ser incluída a História de Jaboatão como disciplina curricular. Após 33 anos sem sede própria, o então governador José Mendonça Filho, através da Lei 13.107, em 27 de setembro de 2006, concedeu em regime de comodato o atual prédio construído no ano de 1923, pelo Dr. Sérgio Loreto, onde funcionou por muitos anos a antiga cadeia pública do município[2].

Em parceria com a BitTech Gestão de documentos, franquia da Pix Gestão de Documentos, o Instituto digitalizou escrituras de cartório que compreendem engenhos das proximidades de Jaboatão, Jornais de época locais, livros de relevância histórica para o município e as partituras realizadas pelo Padre Cromácio Leão.

Fachada da antiga cadeia municipal de Jaboatão, 1922/23

Atividades[editar | editar código-fonte]

  • Publicação bianual da revista do Instituto Histórico de Jaboatão. Sua primeira revista foi publicada em 1 de Agosto de 1983 e a última revista (n°7) foi publicada em Novembro de 2017 e teve como tema principal a Revolução Pernambucana de 1817
  • Pesquisa destinada a pesquisadores e estudantes de todos os graus, que desenvolvem trabalhos através de consultas em livros e no próprio museu. Ocorrendo diariamente de segunda a sexta, das 08:00 às 12:00 e terças e quintas das 13:00 as 18:00, exceto nos dias de eventos específicos.
  • Semana dos museus – Evento com a chancela do Instituto Brasileiro de Museus, com temas diferentes a cada ano, destinado a Professores, alunos do ensino médio das redes de ensino público/privado , universitários,. Ocorrendo em maio, das 08:00 às 12:00.
  • Semana do Folclore – Destinado a alunos do ensino fundamental, 1º e 2º graus das redes de ensino, publico e privado, comunidades e grupos de terceira idade, com participação dos alunos das escolas em apresentações de danças específicas, exposições de material folclórico e também comidas típicas. Ocorrendo na semana do folclore em agosto, das 08:00 às 16:00.
  • Workshop de História e Geografia – Destinado a Professores, alunos do ensino médio das redes de ensino público/privado , universitários, invocando estudos dos aspectos históricos e geográficos do município. Ocorrendo em setembro, das 08:00 às 12:00.
  • Primavera dos Museus – Destinado a Professores, alunos do ensino médio das redes de ensino público/privado , universitários, com palestras e exposições com temas direcionados pelo IBRAM. Ocorrendo em setembro, das 08:00 às 12:00.
  • Noite das famílias tradicionais jaboatonenses – Destinado aos cidadãos jaboatonenses, onde são resgatadas as memórias de personalidades que influenciaram a nossa sociedade e fizeram parte da história do município. Ocorre em outubro, às 19:00.
  • Cantata de Natal – Destinado aos cidadãos jaboatonenses, onde sob o clima de músicas natalinas entoadas por um coral convidado, acontece à confraternização com convidados, autoridades municipais, sócios e colaboradores, responsáveis pela manutenção do funcionamento do IHJ. Ocorre em dezembro, às 19:00.

Membros fundadores[editar | editar código-fonte]

  • Van-Hoeven Ferreira Veloso
  • Eliezer Figueiroa
  • Orlando Breno de Araújo
  • Valdomiro Vieira de Albuquerque
  • Noé de Paula Ramos
  • José Alves de Souza
  • Jackson Vieira de Melo

Instalações[editar | editar código-fonte]

As dependências do IHJ são compostas por: Biblioteca; Jardim da Viscondessa; Auditório; Sala de Reunião; Galeria de Arte; Museu; Copa Sala de estudo

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]