Usuário(a):HTPF/arquivo/043

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

índice de assuntos HTPF


Livro[editar | editar código-fonte]

  • A vila que descobriu o Brasil: A história de Santana de Parnaíba

[1]

  • Famílias de Santana de Parnaíba

https://books.google.com.br/books?id=INhcIzDccb8C&pg=PA115&lpg=PA115&dq=Policarpo+Joaquim+de+Oliveira&source=bl&ots=b0RpHxgAKi&sig=GbnKNxSi43uS1XDEqJLIoDtWe7Y&hl=pt-BR&sa=X&ved=2ahUKEwj9ms3ogKzfAhUFD5AKHX70CSw4ChDoATAAegQICRAB#v=onepage&q=Policarpo%20Joaquim%20de%20Oliveira&f=false

S. Maia e tapetes Corpus Christi[editar | editar código-fonte]

Alcides Soares Maia

a) Titular: Alcides Soares Maia RG nº 12.887.655 - SSP/SP

ALCIDES SOARES MAIA (1943 - ) Pintor, desenhista, escultor e professor nascido em Catolé da Rocha, PB. Assina S. Maia. Radicou-se em São Paulo (1974), matriculou-se no curso de pintura da Associação Paulista de Belas Artes e freqüentou o ateliê de Costa Junior (a partir de 1978) tornando-se seu discípulo. Realizou muitas exposições individuais; participou de mostras coletivas oficiais em: São Paulo; Cajazeiras, PB; Cananéia, SP; Barueri, SP e recebeu diversos prêmios. JULIO LOUZADA VOL. 5, PÁG. 628.

https://www.tableau.com.br/leilao/14i.php


Tapete colorido leva 50 mil às ruas de Santana de Parnaíba no Corpus Christi

By FOLHAPRESS Posted on 30 de maio de 2018      MARIANA JANJACOMO SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Todos os anos, desenhos chamativos transformam o quadrilátero de ruas ao redor da Igreja Matriz de Santa Ana, em Santana de Parnaíba. São 850 metros de tapete com imagens que retratam temas ligados à comunidade e ao catolicismo. Por este caminho passa a tradicional procissão de fiéis do Corpus Christi, que nesta quinta (31) comemora 50 anos. No ano passado, a festa religiosa levou 50 mil pessoas às ruas da cidade. O público corresponde a quase metade da população total do município.  Para compor o tapete, são necessárias mais de 50 toneladas de serragem colorida, arranjadas no asfalto por um grupo de cerca de mil voluntários. O processo todo dura cerca de quatro horas e acontece no próprio dia.  “Damos esse tempo para conseguir cuidar de todos os detalhes e deixar tudo bem caprichado”, explica o artista plástico Alcides Soares Maia, 65, coordenador da atividade.  Desde 2003, ele é o responsável por idealizar os desenhos do tapete. Para evitar que as imagens se repitam, ele se inspira nos temas definidos anualmente pela igreja católica. Neste ano, será a superação da violência, tema da Campanha da Fraternidade.  No total, são 60 desenhos feitos em papel, com símbolos como o cordeiro pascal, a pomba da paz e representações do papa Francisco.  As ilustrações são riscadas com giz no asfalto. Depois, preenchidas com a serragem. “Se alguém errar, é fácil corrigir com a vassoura ou com as mãos”, diz o artista.   Depois da festa, cabe à prefeitura da cidade passar pelas ruas com um caminhão de limpeza, para recolher a serragem e lavar as vias.  “O costume vem da comunidade, que fazia tapetes no Corpus Christi há bastante tempo, mas sem organização” lembra Maia.  Ele explica que as imagens reproduzidas chegavam a incluir até mesmo atletas e ídolos brasileiros, lembrando pouco os motivos religiosos. Por volta da década de 1990, a igreja católica passou a coordenar o evento. Há 16 anos, o auxiliar de prótese dentária Elias Vitalino de Souza, 50, participa da atividade e envolve a família toda. “Levo meus sobrinhos, filhos. Já levei uma neta de três anos.” A Secretaria de Turismo e Cultura da cidade disponibiliza a serragem, mas os voluntários podem levar outros materiais como pipoca, pó de café ou algodão.  Nas ruas, haverá também uma feira de artesanato e gastronomia com 50 expositores.  As três missas do dia serão celebradas na praça Quatorze de Novembro, ao lado da Igreja Matriz, fechada devido a reformas que devem durar até novembro.  A procissão acontecerá depois da última missa, na parte da tarde. RELATED ITEMS:    

https://www.mixvale.com.br/2018/05/30/tapete-colorido-leva-50-mil-as-ruas-de-santana-de-parnaiba-no-corpus-christi/


Tapetes marcam comemorações de Corpus Christi na Grande SP Tapete montado na Praça da Sé, no centro da capital, foi confeccionado com 1,5 tonelada de sal grosso. Por G1 SP — São Paulo 15/06/2017 10h48  Atualizado há um ano

Tradicional tapete de Corpus Christi, que foi confeccionado com uma tonelada e meia de sal grosso, montado na Praça da Sé, no centro de São Paulo, onde uma missa será celebrada para marcar a data, nesta quinta-feira, 15. — Foto: NELSON ANTOINE/ESTADÃO CONTEÚDO

Marca tradicional do feriado de Corpus Christi, os tapetes usados em procissões foram montados em diversos pontos da Grande São Paulo nesta quinta-feira (15). Em Santana de Parnaíba, na Grande São Paulo, os fiéis voluntários viraram a madrugada montando o enfeite. Os desenhos se estenderão por 850 metros para que, às 15h, comecem as celebrações religiosas. No Centro da capital, uma tonelada e meia de sal grosso foi utilizada para confeccionar o tradicional tapete da Praça da Sé.

  Confecção dos tradicionais tapetes de serragem de Corpus Christi, em Santana de Parnaíba — Foto: ROGERIO CAVALHEIRO/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO O artista plástico Alcides Soares Maia fala sobre a importância das representações no chão. “Esses desenhos representam uma festa muito especial. Nós trabalhamos com 60 quadros temáticos contando a história de Corpus Christi”, explica o responsável pelos desenhos de Santana do Parnaíba. No interior de São Paulo, os tapetes de Corpus Christi são tradição em Matão e em Potirendaba, na região de São José do Rio Preto.


Os tapetes são instituídos pela Igreja para exaltar o amor ao Corpo de Cristo. — Foto: ROGERIO CAVALHEIRO/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO


Várias cidades fazem a montagem dos tapetes para a passagem da procissão de Corpus Christi

https://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/tapetes-marcam-comemoracoes-de-corpus-christi-na-grande-sp.ghtml


MARIANA JANJACOMO SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Todos os anos, desenhos chamativos transformam o quadrilátero de ruas ao redor da Igreja Matriz de Santa Ana, em Santana de Parnaíba. São 850 metros de tapete com imagens que retratam temas ligados à comunidade e ao catolicismo. Por este caminho passa a tradicional procissão de fiéis do Corpus Christi, que nesta quinta (31) comemora 50 anos. No ano passado, a festa religiosa levou 50 mil pessoas às ruas da cidade. O público corresponde a quase metade da população total do município.  Para compor o tapete, são necessárias mais de 50 toneladas de serragem colorida, arranjadas no asfalto por um grupo de cerca de mil voluntários. O processo todo dura cerca de quatro horas e acontece no próprio dia.  "Damos esse tempo para conseguir cuidar de todos os detalhes e deixar tudo bem caprichado", explica o artista plástico Alcides Soares Maia, 65, coordenador da atividade.  Desde 2003, ele é o responsável por idealizar os desenhos do tapete. Para evitar que as imagens se repitam, ele se inspira nos temas definidos anualmente pela igreja católica. Neste ano, será a superação da violência, tema da Campanha da Fraternidade.  No total, são 60 desenhos feitos em papel, com símbolos como o cordeiro pascal, a pomba da paz e representações do papa Francisco.  As ilustrações são riscadas com giz no asfalto. Depois, preenchidas com a serragem. "Se alguém errar, é fácil corrigir com a vassoura ou com as mãos", diz o artista.   Depois da festa, cabe à prefeitura da cidade passar pelas ruas com um caminhão de limpeza, para recolher a serragem e lavar as vias.  "O costume vem da comunidade, que fazia tapetes no Corpus Christi há bastante tempo, mas sem organização" lembra Maia.  Ele explica que as imagens reproduzidas chegavam a incluir até mesmo atletas e ídolos brasileiros, lembrando pouco os motivos religiosos. Por volta da década de 1990, a igreja católica passou a coordenar o evento. Há 16 anos, o auxiliar de prótese dentária Elias Vitalino de Souza, 50, participa da atividade e envolve a família toda. "Levo meus sobrinhos, filhos. Já levei uma neta de três anos." A Secretaria de Turismo e Cultura da cidade disponibiliza a serragem, mas os voluntários podem levar outros materiais como pipoca, pó de café ou algodão.  Nas ruas, haverá também uma feira de artesanato e gastronomia com 50 expositores.  As três missas do dia serão celebradas na praça Quatorze de Novembro, ao lado da Igreja Matriz, fechada devido a reformas que devem durar até novembro.  A procissão acontecerá depois da última missa, na parte da tarde.

https://br.noticias.yahoo.com/tapete-colorido-leva-50-mil-214700156.html

Livros e teses sobre Santana de Parnaíba[editar | editar código-fonte]

Obras que talvez vc não conheça. Não temos digitalizadas.

  • CANABRAVA, A. P.. “ A Evolução das Posturas Municipais de Santana de Parnaíba, 1829 – 1867 ”. Revista de Administração n.º 9, 1949. pp. 34 – 62.
  • CONDEPHAAT. Santana de Parnaíba: revitalização do Centro Histórico. Série Monografia n.º 01. SP, 1982
  • METCALF, Alida C. “ Vida Familiar dos Escravos em São Paulo no séc. XVIII: O Caso de Santana de Parnaíba”. In: Estudos Econômicos, 17, n.º 02 ( 1987 ). pp. 229 – 243.
  • NASCIMENTO, Haidee. Aspectos Folclóricos do Carnaval de Santana de Parnaíba. Secretaria de Cultura, 1977.
  • RODRIGUES, Maria R. da Cunha. Relação de 134 Codices para uma eventual história local de Santana de Parnaíba (1660 a 1932). In. Revista de História. N.º 48, SP, 1961. PP. 379 a 392.
  • SAMPAIO, Teodoro. “ São Paulo de Piratininga no fim do século XVI ”. In: RIHGSP vol. IV. PP 262 – 264.
  • TORRES, Maria Celestina Teixeira Mendes. “ Manuel Fernandes Ramos”. Um Vereador Sertanista Aspectos da Vida Municipal de são Paulo no Século XVI. RAM, CLXXIX, 1969. PP 113 – 188.

Rafael Schunk (Autor)

Trabalhos acadêmicos[editar | editar código-fonte]


  • Diretrizes para projetos de loteamentos urbanos considerando os métodos de avaliação ambiental.Iara negreiros - NÃO TEMOS O CONTATO
  • Atributos que condicionam o desenvolvimento de loteamentos residenciais fechados.por Wilson Saburo Honda - NÃO TEMOS O CONTATO
  • Families of planters, peasants, and slaves: strategies for survival in Santana de Parnaíba, Brazil, 1720-1820.

Alida Metcalf - acm@rice.educ

  • CAHN, Hebert. Padre Guilherme de Pompeu e suas atividades Comerciais. 1686 – 1713 ). SP: FFLCH, 1967 ( tese ).

Quanto às publicações sobre a cidade realizadas pelo "Estado", seguem duas anteriores a 1953:

  • Sérgio Buarque de. “Capelas antigas de São Paulo”. In: Revista do Serviço de Patrimônio Histórico Nacional, Rio de Janeiro, v. 5, pp. 105-120, 1941. (tem na Internet)
  • TAUNAY, Affonso de E. “ A Fortuna do Padre Pompeu “. In: Revista do Arquivo Municipal, XIX, 1936. pp. 41 – 50. ( tem que digitalizar)


Prezado Hermógenes, boa tarde! Abaixo a relação de trabalhos: mestrado e doutorado. De alguns autores não temos o contato. Todos valem a pena.


O espaço e a memoria : Santana de Parnaiba por: Morgado, Naira Iracema Monteiro Instituição de Defesa: (1987) - NÃO TEMOS O CONTATO



Manzatti, Marcelo Simon. Samba paulista: do centro cafeeiro a periferia do centro. 2005. 377 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005. - marcelo.manzatti@gmail.com


Projetos de estudo do meio em escolas públicas em Santana de Parnaíba - SP por: Dulcineia Boscolo Instituição de Defesa: (2007) - É PROFESSORA DA UNIP/SANTANA DE PARNAÍBA



Edição de documentos oitocentistas e estudo da variedade lingüística em Santana do Parnaíba por: Camila Mota Instituição de Defesa: (2007) - NÃO TEMOS O CONTATO


Vozes e territorialidades no pós-abolição: histórias de famílias e resistência identitária – O caso do Cururuquara por: YADE, Juliana de Souza Mavoungou Instituição de Defesa: (2015) - NÃO TEMOS O CONTATO

Frei Agostinho de Jesus e as tradições da imaginária colonial brasileira: séculos XVI-XVII - Rafael Schunk -  raschunk10@gmail.com


Condomínios horizontais fechados (CHF): o modelo Alphaville e o ensino de Geografia Jailton Aparecido Rodrigues - jailton.05265@santanadeparnaiba.sp.gov


Gestão democrática e política municipal de esporte: o caso de Santana deParnaíba.

Flávia da Cunha Bastos - NÃO TEMOS O CONTATO


Reabilitação/readaptação profissional da prática à teoria: atuação do Serviço Social

Cláudia Cristina Góis - NÃO TEMOS O CONTATO


Entre a norma e o desejo : os filhos ilegitimos na sucessão patrimonial (Vilas de São Paulo e Santana de Parnaiba sec. XVII)

por Leanza, Deborah D'Almeida - NÃO TEMOS O CONTATO


Residências em Alphaville, nos Municípios de Barueri e Santana de Paranaíba

Mauro Teixeira Guatelli - mauroguatelli@uol.com.br


Diretrizes para projetos de loteamentos urbanos considerando os métodos de avaliação ambiental.

Iara negreiros - NÃO TEMOS O CONTATO

Atributos que condicionam o desenvolvimento de loteamentos residenciais fechados.

por Wilson Saburo Honda - NÃO TEMOS O CONTATO

Pássaros[editar | editar código-fonte]

http://www.santanadeparnaiba.sp.gov.br/ave_dacidade/lista_oficial_aves.pdf

www.santanadeparnaiba.sp.gov.br › ...Resultados da WebSantana de Parnaíba chega a um total de 200 espécies de aves catalogadas na cidade - | PREFEITURA DE SANTANA DE PARNAÍBA |

https://www.wikiaves.com.br/cidade.php?c=3547304

Área florestal[editar | editar código-fonte]

http://www.santanadeparnaiba.sp.gov.br/planejamento/plano_diretor/prachas/anexo47/47-R3.pdf