Usuário(a):Historialepam/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Memorial da UFRPE
Memorial da UFRPE
Historialepam/Testes
Fachada principal do memorial da UFRPE
Tipo Memorial
Inauguração 03 de outubro de 1984
Proprietário atual Universidade Federal Rural de Pernambuco
Diretor Ricardo de Aguiar Pacheco
Website http://www.memorial.ufrpe.br/
Geografia
País Brasil
Cidade Recife
Localidade Rua Dom Manoel de Medeiros, s/n. Dois Irmãos

Memorial da Universidade Federal Rural de Pernambuco[editar | editar código-fonte]

O Memorial da UFRPE é um órgão da Pró-Reitoria de Extensão Universitária, pertencente a Universidade Federal Rural de Pernambuco, situado no bairro de Dois Irmãos, Recife – PE.

Logomarca institucional do Memorial da UFRPE.

HISTÓRICO DO MEMORIAL DA UFRPE

A casa onde hoje abriga o Memorial da UFRPE, foi o local onde Ivan Tavares, professor emérito da universidade morou entre as décadas de 1950 e 1960. A casa compõe um espaço de 150m2, divididos atualmente entre salas de exposição, administrativas, de reserva técnica, copa e banheiros.

Compreendendo a importância desse espaço , durante a década de 1980, a casa passou por uma reforma e posteriormente abrigou o acervo histórico da universidade, sendo instituído através da Resolução n. 65/1984 do Conselho Universitário.

O marco das atividades de extensão da universidade, a partir da resolução de 1984, possibilitou já nos anos 1990, pelo Conselho de Ensino de Pesquisa e Extensão, a regulamentação do Memorial para fins de pesquisa, coleta, conservação, exposição de documentos e peças que remontam a passagem da história institucional, proporcionando a comunidade acadêmica acesso a esse conteúdo, bem como as ações e serviços regidos pela instituição.

Logomarca Lepam/ UFRPE.

LEPAM

No ano de 2005, foram desenvolvidas novas atividades de pesquisa e guarda do acervo, com a finalidade de promover a comunicação do espaço com seu publico visitante, através de um projeto de pesquisa e extensão, denominado memorial da UFRPE Educação, Memória e Patrimônio Histórico. Dando continuidade a essas atividades, em 2010, o Memorial expandiu suas atividades, abrigando o Laboratório de Estudos e Intervenções em Patrimônio Cultural e Memória Social (Lepam), grupo de pesquisa que desenvolve ações de pesquisa e extensão universitária nas áreas de Educação, Museologia, Historia, Linguagem, Artes.


FONTES[editar | editar código-fonte]

http://www.memorial.ufrpe.br/

PACHECO, Ricardo. Ensino de Historia e Patrimônio Cultural - Um percurso docente. São Paulo, 2017.