Usuário:JMagalhães/Reestruturar os wikiprojetos/Pol

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Um WikiProjeto é um grupo de editores que trabalham em equipa para melhorar a wikipédia. Estes grupos normalmente focam-se no trabalho sobre determinado tópico (arte, história, ciência) ou em tarefas específicas da wikipédia (por exemplo, tarefas de manutenção).

As páginas dos WikiProjetos não são usadas para escrever conteúdo enciclopédico directamente, sendo antes antes uma área onde se pode coordenar e organizar a escrita e edição de artigos. Um WikiProjecto pode, entre outras coisas, desenvolver conselhos de apoio aos editores, criar listas de recursos online e ferramentas de edição, e usar bots de forma a organizar sistematicamente aquilo que seja do interesse do grupo. As páginas de discussão de um WikiProjeto são o local privilegiado para os participantes proporem e discutirem tarefas de edição conjuntas, colocar dúvidas de conteúdo a especialistas no tema, e pedir a opinião dos restantes interessados no tema. Os WikiProjetos não são uma estrutura que defina regras, não têm mais direitos ou privilégios em relação a outros editores e não podem impor as suas preferências nos artigos se essas normas não tiverem sido aprovadas pela comunidade.

A wikipédia de língua portuguesa organiza-se em oito WikiProjetos principais de conteúdo que abrangem todas as áreas do conhecimento humano. Mediante necessidade e sempre em função da quantidade de trabalho no projeto principal, cada um destes projetos principais pode organizar grupos de trabalho para tópicos específicos que se podem tornar sub-projetos autónomos. Para além disso, existem vários projetos com tarefas específicas de manutenção da própria wikipédia.


Coordenação entre WikiProjetos[editar | editar código-fonte]

Etiquetagem de artigos (marcas)[editar | editar código-fonte]

Muitos artigos terão marcas de mais do que um WikiProjeto. Isto pode ocasionalmente causar problemas, já que um projecto pode assumir (por vezes com razão) que outro projecto contribuirá pouco na melhoria do artigo. Quando se geram estes conflitos é importante lembrar que, mais do que serem WikiProjectos, são comunidades de pessoas com competências diversas que podem não estar disponíveis no outro grupo. Assim, a colocação de marcas num artigo por mais do que um projecto deve ser vista como uma coisa boa, desde que haja uma ligação mínima entre esses projectos e o tema do artigo. Só o facto de mais do que um projecto visitar o artigo regularmente para verificar as alterações, vandalismos, etc, é benéfico.

Podem haver contudo casos em que uma marca foi claramente mal colocada. Nestas situações, é recomendado falar com a pessoa ou projecto que colocou a marca, para perceber os motivos. Este procedimento reduz a probabilidade de animosidades entre projectos, podendo até ser benéfica para o artigo. Nestas situações, como em todas as outras, civismo, respeito e boa comunicação são de enorme valor.

Colaboração entre WikiProjetos[editar | editar código-fonte]

Podem haver situações em que é benéfico um artigo ser desenvolvido em colaboração por múltiplos projectos. Um exemplo é um artigo sobre um cientista famoso, que ficaria a ganhar com as contribuições de projectos da área científica em que se notabilizou, da sua área de residência, de biografia em geral, e até do período em que viveu.

É importante informar os outros projectos do desejo de expandir o artigo. Desta forma, os outros projectos podem ajudar de diversas formas, seja com verificação gramatical, material de referência, ou conselhos em geral sobre como melhorar o artigo.

Papel do Conselho de WikiProjetos[editar | editar código-fonte]

Podem ainda assim surgir situações em que haja um diferendo difícil de resolver entre projectos. Nestes casos, pode ser adequado solicitar ao Conselho que intervenha como moderador entre as partes em disputa para ajudar a resolver o problema. Deve ser notado que nenhuma das partes é obrigada a aceitar as recomendações do Conselho, excepto em situações formais que por alguma razão envolvam também o Conselho. Em casos graves, os meios formais de resolução de disputas podem ser o caminho mais indicado, mas estas situações devem ser excepcionais.

Projetos principais[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Wikipedia:Projetos/Diretório

Principais projetos : Arte  | Ciência  | Ciências sociais  | Desporto  | Entretenimento  | História e sociedade  | Medicina  | Países  | Wikipédia

Estrutura[editar | editar código-fonte]

Na wikipédia de língua portuguesa, os WikiProjetos de conteúdo estão organizados em oito projetos principais que abrangem todas as áreas do conhecimento humano. Cada um destes projetos principais pode ter a si associados vários grupos de trabalho (taskforces) ou sub-projetos que tratem de tópicos ou tarefas específicas dentro dos temas do projeto principal. Para além dos projetos de conteúdo, existem projetos específicos para tarefas de manutenção relacionadas com a própria wikipédia.

Cada novo grupo de trabalho ou sub-projeto tem como critérios de criação a necessidade real de desdobramento, em conjunto com um número mínimo de proponentes. A proposta deve ser feita na discussão do projeto principal, justificando a sua criação, e deve chegar-se a um consenso entre os participantes. A necessidade de desdobramento é medida em função do número de discussões e de tarefas que esse tema específico gerou dentro do projeto principal; ou seja, não basta haver apenas interesse, tem que existir uma razão de ordem prática para que o tema dessa proposta não possa continuar a ser discutido no projeto principal, o que normalmente é demonstrado através da existência de um número bastante significativo de discussões e de tarefas que torne difícil o seu acompanhamento em discussões com múltiplos temas.

Um sub-projeto só pode ser criado a partir de um grupo de trabalho existente e que esteja ativo há pelo menos três meses. Durante este tempo deve ser feita uma avaliação da quantidade de tarefas e do número de discussões que ocorreram, de modo a garantir que o projeto terá participantes ativos. Se, pelo contrário, o grupo de trabalho se mostra inativo, pode ser encerrado e as discussões voltam a ter lugar no projeto principal. Para a criação de um sub-projeto, o grupo de trabalho deve também ter já definido os critérios de importância de artigos.


Conceitos[editar | editar código-fonte]

WikiProjeto principal
É cada um do conjunto de oito projetos principais na wikipédia que abrangem todos os temas do conhecimento humano (arte, ciência, ciências sociais, desporto, entretenimento, geografia, história e sociedade e medicina) e onde se concentra a maior parte dos editores. São a base de todos os projetos da wikipédia e o primeiro recurso de trabalho quando não exista um sub-projeto mais específico. Cada projeto principal pode ter associados vários grupos de trabalho e sub-projetos, destinados a trabalhar sobre um tema em particular do projeto principal. Enquanto que os projetos principais são constantes e estão sempre abertos à participação, os grupos de trabalho e os sub-projetos podem ser declarados inativos e a sua criação faz-se sempre mediante consenso no projeto principal.
Grupo de trabalho (Taskforce)
Esta estrutura é adequada para coordenar temas específicos de forma ligeira e relativamente informal dentro de um projeto principal. Um Grupo de Trabalho é composto por um grupo menor de editores que se dedicam a um tema em específico dentro dos tópicos do projeto. Usa a maior parte das estruturas administrativas e recursos do projecto em que se insere e não necessita de escalas de avaliação de artigos nem de páginas de manutenção elaboradas.
Sub-WikiProjeto
É semelhante a um grupo de trabalho, mas com maior número de editores, páginas de recursos próprias e matrizes de classificação com critérios definidos. O seu tema deve abranger milhares ou dezenas de milhar de artigos. São criados sempre a partir de um grupo de trabalho que já exista há três meses e que tenha demonstrado ser ativo. A conversão de um grupo de trabalho para sub-projeto deve ser avaliada e consensual na página de discussão do projeto principal.
WikiProjeto da wikipédia
?

Iniciar um grupo de trabalho[editar | editar código-fonte]

A criação de um grupo de trabalho ou sub-projeto deve ser sempre feita mediante proposta na discussão do projeto principal, que por sua vez deve ser aprovada por consenso entre os participantes. Antes de começar, interrogue-se sobre se há necessidade de criar um grupo de trabalho. Se a sua intenção é apenas melhorar uma série pequena de artigos ao longo de um ou dois meses, ou de pedir ajuda para uma tarefa de manutenção, por exemplo, pode perfeitamente abrir uma nova discussão no projeto principal e não precisa de um grupo especial para isso.

Por outro lado, se pretender iniciar o processo, deve identificar primeiro em qual dos projetos principais é que o tema se enquadra. Verifique o histórico de discussão desse projeto e conte o número de discussões ativas nos últimos meses sobre esse tema (isto é, discussões onde haja diálogo entre vários intervenientes sobre tarefas de edição). Se forem muito poucas ou inexistentes, provavelmente a sua proposta irá ser rejeitada porque não há uma quantidade suficiente de trabalho que justifique a necessidade de haver uma discussão à parte do projeto principal. Caso haja um número elevado de discussões, verifique quem são os participantes activos e entre em contacto com eles para saber se estão disponíveis para iniciar um grupo de trabalho. Caso haja um número razoável de participantes activos no tema e com interesse no grupo (cinco é um mínimo de referência), deve fazer uma proposta na discussão do projeto principal composta por:

  1. Tema do grupo de trabalho e categorias de artigos em que o grupo vai trabalhar;
  2. Identificação dos proponentes;
  3. Argumentação para a necessidade da criação de um grupo autónomo, onde seja demonstrado que o número elevado de discussões nos últimos meses sobre esse tema no projeto principal ou noutras páginas, e de que forma é que esse número prejudica ou torna difícil a prossecução dos objetivos do grupo de trabalho dentro do projeto principal.

A avaliação das propostas deve ser tomada através de consenso e com base nos seguintes critérios:

  1. O tema abrange um número suficiente de tarefas e de artigos? Mesmo que seja bastante específico, o tema do grupo de trabalho deve abranger algumas centenas de artigos ter tarefas a longo prazo. Por exemplo, é altamente provável que sejam recusadas propostas de grupos de trabalho que só se debrucem sobre uma dezena de artigos ou que tenham uma tarefa muito específica, como fazer uma revisão de um ou dois artigos.
  2. Os proponentes são editores activos no tema, ou em temas relacionados, com o grupo de trabalho? É importante que o grupo de trabalho seja iniciado com editores que no seu histórico manifestem edições no tema ou, pelo menos, em temas minimamente relacionados. Editores que tenham por hábito participar no projeto principal e em tarefas colaborativas no tema são uma mais valia. Pelo contrário, propostas com editores recrutados ao acaso só para fazer número e que nem sequer manifestam interesse no tema têm grandes hipóteses de vir a ser rejeitadas.
  3. Existe um número elevado de discussões activas? Só há necessidade de criar um grupo de trabalho autónomo quando exista um número elevado de discussões no projeto principal sobre esse tema, que faça com que seja difícil acompanhar o andamento dos trabalhos e as respostas a essas discussões. Considera-se discussão activa aquela em que haja um diálogo que tenha em vista uma tarefa de edição ou melhoria de conteúdo.




Os conselhos presentes nesta secção destinam-se sobretudo a editores que estejam a considerar criar um novo novo grupo de trabalho ou sub-projeto e a projectos que estejam na sua fase inicial ou que estejam a ser reactivados, embora qualquer pessoa envolvida em WikiProjectos possa encontrar itens de interesse.

Antes de começar[editar | editar código-fonte]

Ainda antes de propor a criação de um projecto, deve informar-se sobre a existência de WikiProjectos que tenham um tema relacionado com o seu. Podem existir projectos que tenham um tema mais vasto (e que engloba o que pretende – progenitor) , ou um sub-tema do que escolheu (um projecto descendente).

A existência de projectos relacionados, sobretudo progenitores (mas também descendentes) deve ser tida em conta ao propor um novo projecto. Projectos inactivos são irrelevantes e podem ser ignorados.

Para encontrar projectos relacionados, pode usar os seguintes métodos (deve usar ambos):

Identificar o melhor tema[editar | editar código-fonte]

De seguida, identifique o melhor tema para o seu projecto. Continuando o exemplo anterior, seria Mozart um tema demasiado pequeno, de tal forma que poderia apenas conter algumas dúzias de artigos e dez membros (alguns dos quais pouco activos)? Qualquer um destes critérios deve ser suficiente para considerar adoptar um tema mais alargado; neste caso, poderia considerar Compositores.

São vários os riscos associados a um tema muito restrito. De forma simplista:

  • Pouca gente – geralmente leva a sobrecarga administrativa (e morte do projecto)
  • Poucas páginas – o pouco "espaço" pode levar os editores a se distanciarem do projecto rapidamente.

Para estimar o número de artigos, vá ao artigo principal do tema e seleccione "Artigos afluentes". Este número é provavelmente uma boa estimativa, a menos que estabeleça limites ao tema ou se este estiver mal explorado (e ainda for necessário criar artigos).

Vale a pena perguntar-se a si próprio porque não adoptar um âmbito mais alargado. Embora possa ser intimidante, abre caminho a uma maior colaboração.

Após estas considerações, também é importante considerar se o tema escolhido parece "natural". Os temas não devem ser estruturados de forma a que interceptem fortemente a sua base de editores, por exemplo, projectos sobre cada uma das obras de Mozart teriam todos praticamente os mesmo editores (é de prever que estes tenham interesse pela obra de Mozart em geral, e muito provavelmente pela de outros compositores também). Ter projectos separados desta forma não é produtivo, porque no final há múltiplos projectos todos com os mesmos membros.

Identificar a melhor estrutura[editar | editar código-fonte]

Depois de identificar o tema do projeto, a próxima coisa a considerar é a estrutura a adoptar. As estruturas típicas são:


Uma boa maneira de determinar a melhor estrutura é analisar os WikiProjetos progenitores e ver que tipo de descendência têm. Por vezes, cada sub-tema é tratado por um WikiProjeto; neste caso, criar um novo WikiProjeto é uma boa ideia.

Noutras situações, contudo, os projectos não estão separados, mas são antes Grupos de Trabalho de um WikiProjecto central no tema. Neste caso, o progenitor geralmente já desenvolveu mecanismos para lidar com os diferentes Grupos de Trabalho, sendo esta a abordagem mais eficaz.

Isto aplica-se também à reactivação de projectos. Um projecto progenitor está geralmente disposto a adoptar um projecto inactivo como Grupo de Trabalho, oferecendo uma assistência considerável na reactivação. Se for este o caso, pode dispensar a leitura do resto deste documento, uma vez que o projecto progenitor indicará a forma adequada de integração à sua configuração específica.