Usuário(a):MaryFazzi/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Parâmetros Cinéticos na Esterilização[editar | editar código-fonte]

Esterilização[editar | editar código-fonte]

Indicadores biológicos[editar | editar código-fonte]

Parâmetros Cinéticos[editar | editar código-fonte]

O número de microorganismos vivos, como bactérias, pode ser reduzido até um nível aceitável por meio de processos de esterilização[1]

Em um processo de esterilização por transferência de calor, temos uma redução uniforme e gradual do número de bactérias vivas, seguindo uma ordem logarítmica.

Portanto, é possível ser obtido um gráfico na forma de uma reta decrescente, onde o eixo Y representa o Logaritmo de células de bactérias vivas e o eixo X representando o tempo de exposição dessas bactérias ao meio esterilizante, no caso, ao calor.

Ter conhecimento de que a redução de bactérias vivas segue uma ordem logaritma, em esterilizações por calor, nos permite chegar a parâmetros cinéticos que vão auxiliar na condução do processo de esterilização de materiais.

Existem dois parâmetros muito importantes no processo de inativação térmica de microorganismos e que devem ser destacados, sendo estes: o tempo de redução decimal

(Valor D) e o coeficiente térmico Z (Valor Z), sendo estes dois parâmetros relacionados com o grau de resistência que um microorganismo apresenta frente ao calor.

Tempo de redução decimal (Valor D)[editar | editar código-fonte]

O Tempo de Redução Decimal, ou valor D, é definido na literatura como o intervalo de tempo necessário, para uma temperatura específica, em que ocorre a morte de 90% da população de microorganismos como, por exemplo, as bactérias ou esporos.

O valor D também pode expressar o tempo em minutos que é necessário para redução de uma unidade logarítmica na concentração de células viáveis, a uma temperatura específica, e pode ser calculado por meio da equação indicada a seguir:


Sendo que:

D = Valor D

Nf = População viva final

No = população viva inicial

Tanh = Tangente de alfa = coeficiente angular da curva semi-logarítmica de decaimento de microorganismos sobreviventes.

Na tabelas 1, temos exemplos de Valores D para algumas situações e microorganismos específicos.

Meio Temperatura (°C) D (min)
Enterococcus faecalis Peixe 60 15.7
Staphylococcus aureus Sopa de ervilhas 60 10.4
Salmonella senftenberg Sopa de ervilhas 60 10.6
Lactobacillus plantarum Sumo de tomate 70 11.0
Listeria monocytogenes Cenoura 70 0.3
Clostridium botulinum

não proteolítico B

Tampão pH 7.0 82,2 32.3
Clostridium butyricum Tampão pH 7.0 85 23
Byssochlammys fulva Sumo de uva 93 5.0
Zygosaccharomyces bailii Caldo 60 8.1

Tabela 1: Exemplos de valores D para células vegetativas, esporos de bactérias, leveduras e fungos. [2]

A Tabela 2 nos mostra um exemplo de variação do valor D em temperaturas diferentes.

T (°C) D (médio)
45 142,68 minutos
50 25,93 minutos
55 3,61 minutos
60 1,41 minutos
65 0,61 minutos

Tabela 2: Tempo de redução decimal médio para Escherichia coli conforme há o aumento de temperatura.

Como o valor D pode variar para cada temperatura, utilizamos um subscrito para designar a temperatura em que foi feita a esterilização, como D50 ou D200 e, dessa forma, fica mais fácil indicar a temperatura da qual o valor D especificado está indicando[1].

O tempo de redução decimal é um valor de suma importância na esterilização, podendo ser utilizado para avaliar métodos ara a preservação de alimentos pelo processamento térmico e em estudos de pesquisa sobre a microbiologia de alimentos enlatados.[1]

Coeficiente térmico z (Valor Z)[editar | editar código-fonte]

O coeficiente térmico z é definido como uma diferença de temperatura que será necessária para que possa ocorrer a redução de 01 ciclo logarítmico no valor de Dt (Valor D para temperatura específica), ou seja, em um determinado tempo que seja suficiente para reduzir em 1 ciclo logarítmico a quantidade de células vivas de microorganismos[3].

Portanto, se em alguma esterilização o operador precisar diminuir o valor D, ou seja, diminuir o tempo necessário para que 90% dos microorganismos sejam reduzidos, ele precisará calcular o valor Z, que indicará qual será a variação de temperatura que este operador deverá fazer para que consiga a redução pretendida do valor D, ou seja, do tempo de esterilização. Desse modo, temos que se aumentarmos a temperatura do processo de esterilização, teremos uma redução no tempo necessário que o microorganismo precisará estar em contato com o meio esterilizante, que no caso é o calor.

Este valor z pode ser calculado por meio de uma curva de Log de Dt em função da variação de temperatura: Log Dt (eixo Y) vs variação de temperatura (eixo X) [3], utilizando a fórmula abaixo.

Onde:

Z = Coeficiente térmico Z ou Valor Z.

D1 e D2 = Valores D para temperaturas diferentes.

T2 e T1 = Temperaturas relacionadas ao valor D.

Tanh = Tangente de alfa = coeficiente angular da curva semi-logarítmica de decaimento de microorganismos sobreviventes.

Referências[editar | editar código-fonte]