Usuário(a):SEL Salsicharia Estremocense/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Em 1984, a Salsicharia Estremocense, S.A. deu início à sua atividade. Atualmente, possui das mais modernas instalações existentes no país para a preparação e transformação de Carnes Frescas e Congeladas, dedicando-se também ao Fabrico de Enchidos Tradicionais do Alentejo. Garantindo uma alimentação segura, equilibrada e saudável, a SEL foi pioneira no relançamento dos enchidos de porco preto de raça alentejana, com a mais alta qualidade em produtos frescos, curados e ultracongelados.

Foi em 1980 que um jovem irreverente adquiriu uma rudimentar unidade de âmbito familiar com cerca de 150 m², o qual comercializava os seus produtos num minúsculo estabelecimento no mercado de Estremoz. Assim nasceu a Salsicharia Estremocense, Lda. Esta pequena unidade localizada na Rua de S. Pedro, bem no interior da cidade de Estremoz, com apenas três trabalhadores, pouco a pouco foi sendo incapaz de satisfazer o crescente número de clientes devido à alta qualidade dos produtos.

É nos anos oitenta que o mercado sofre profundas alterações. A legislação obrigava a grandes remodelações nas infraestruturas das pequenas unidades. Assim, este jovem empresário levou por diante o projeto de construção de novas instalações com 1 000 m² e mais tarde, em 1988 transferiu-se para o local onde ainda hoje labora, adaptando a empresa com o mais moderno equipamento existente. Até meados dos anos noventa a SEL mostrou possuir as condições necessárias para a satisfação dos seus clientes, mas a constante procura dos seus produtos obrigou a um alargamento e modernização das infraestruturas e equipamentos. Hoje conta com 3 500 m² de área coberta.

No ano 2000 é concluído o processo de certificação de qualidade segundo a norma NP EN ISO 9002. Em 18 de Março de 2004 e após várias auditorias deu- -se por concluído o processo de transição da certificação para a norma NP EN ISO 9001:2000. Novamente auditada em 2006 e 2009, a SEL continua a cumprir os requisitos da norma, pelas atividades de preparação e transformação de carnes frescas e congeladas: espécie suína e espécie ovina; fabrico de enchidos tradicionais do Alentejo. 6 2004/2007

Em 2004, a SEL apostou numa nova imagem e adotou uma política de qualidade centrada nos clientes, oferecendo produtos e serviços que satisfaçam as suas necessidades. Construiu uma nave destinada à linha de congelados e traçou planos para o alargamento das câmaras de secagem para um melhor acabamento dos produtos. Entretanto foi-lhe atribuído pelo IAPMEI o estatuto de PME LÍDER por fazer parte das empresas mais competitivas do país. No interesse de manter todo «O Sabor do Saber Alentejano», todas as caraterísticas dum produto tradicional, assim como conseguir um melhor controlo da qualidade dos mesmos, fez com que a Salsicharia Estremocense adquirisse quotas no Matadouro Regional do Alto Alentejo, situado na linda vila de Sousel e certificado pela LLoyd´s segundo a norma ISO 9001.

Contrariando a tendência de mercado, desde o ano 2000 que a SEL é das poucas empresas a apresentar crescimento no setor. Em 2008 concorreu ao “Sabor do Ano” com três produtos e venceu o 1º Prémio com esses mesmos três produtos. Obteve ainda o reconhecimento PME Líder. O Paio Tradicional, o Chourição e o Chouriço Grosso, produtos de porco preto, foram reconhecidos pelos consumidores como os melhores enchidos de 2008. Como estratégia comercial, a SEL decidiu concorrer somente de dois em dois anos e por isso em 2009 voltou a concorrer ao “Sabor do Ano 2010”. Uma vez mais os consumidores manifestaram-se e voltaram a identificar os enchidos da SEL como aqueles que apresentam mais qualidade. Em 2010 o Paio de Lombo, o Paio do Cachaço e o Chourição Light foram “Sabor do Ano”.

Em 2012, a SEL integra o ranking das 40 principais empresas, mais competitivas e dinâmicas do setor alimentar (derivados de carne) e está entre as 1 000 maiores empresas portuguesas, a nível geral. No decorrer do mesmo ano, conquista o prémio “Sabor do Ano” nos seus artigos de charcutaria Chouriço de Carne Porco, Chouriço de Carne Porco Preto e Chourição de Alho e Sal, assim como nos seus artigos frescos Palitos de Porco Preto com ananás e Bife Tradicional de Porco. Logo no início desse mesmo ano, a SEL arranca com um projeto de ampliação de instalações pois as existentes mostravam-se, entretanto incapacitadas para defrontar as necessidades de produção imprescindíveis para responder à procura por parte do consumidor pelos produtos SEL. Esta ampliação consistiu no aumento do número de câmaras de secagem, no aumento de área de produção tanto no piso térreo como no piso superior e na criação da meia cave destinada ao envelhecimento de enchidos em ambiente natural. Com o aumento das instalações e já com o mercado regional alentejano liderado pelo produto SEL, partiu para uma afirmação a nível nacional e internacional, alargou os seus horizontes mercadológicos e atualmente está presente em praticamente todos os segmentos de clientes em território nacional com as suas 3 marcas (Topo da Torre, SEL e Varanegra), estando também presente em diversos mercados externos, em vários continentes.

Para o futuro, a SEL projeta continuar o seu trabalho de crescimento, desenvolvimento de mercados e reforço das suas marcas, apoiada nos mesmos eixos de pensamento estratégico. Foi implementado um gabinete de I&D com a finalidade de ajudar nas respostas às alterações dos hábitos e necessidades do consumidor. Concluímos o processo de licenciamento para processar carne de Bovino, aliado a uma das raças de animais mais conceituada no mercado, raça Limousine.

A SEL aposta na autossustentabilidade, aproveitando as riquezas naturais. Investiu em sistemas de energias renováveis, tais como depósitos de aproveitamento de águas pluviais, painéis solares para aquecimento de águas, painéis fotovoltaicos para produção de energia através da luz solar, ETAR (Estação de tratamento de águas residuais), carros elétricos para a equipa comercial/ vendas. Em 2016 a SEL conquistou novamente o “Sabor do Ano”. Crescemos no reconhecimento e inspiração da confiança e inovação do nosso compromisso com o que é fresco e saudável, e na intransigente defesa da qualidade associada às características organoléticas dos seus produtos. 2017 até aos dias de hoje Internacionalização A SEL sendo uma empresa líder de mercado na charcutaria tradicional, tem vindo a implementar a tradição da charcutaria portuguesa a nível nacional, disponibilizando tanto essa tradição como inovação adaptada à exigência dos consumidores nos mercados externos. Para isso conta com uma já duradoura e vasta experiência na gastronomia nacional.

Desde há vários anos que os consumidores têm reconhecido a qualidade e experiência. A primeira exportação da SEL surge em plena crise económica em 2012 para os emigrantes portugueses, que partiram deixando profundas raízes e memórias em Portugal. Consumidores estes que levavam a Saudade de onde partiram. Palavra e sentimento nosso, palavra sem tradução noutros idiomas. A SEL inicia assim a expansão dos seus valores. Da tradição portuguesa, do gosto português: Um património profundamente português. Hoje, a certificação IFS Food garante que os nossos produtos respondam eficazmente aos mais elevados padrões de qualidade exigidos pela União Europeia e extracomunitário. Sendo uma marca de referência na cultura gastronómica portuguesa, a SEL está presente em mais de 16 países, espalhados por 4 continentes.

Com base em valores que assentam na tradição familiar e na sua história, a SEL continua a crescer tendo sempre como principal preocupação a melhor qualidade nos seus produtos. Somos uma empresa que se orgulha da sua tradição familiar. 10 Desde 1984 que a nossa tradição familiar vê crescer a arte da charcutaria, segredando ao ouvido do tempo saberes e sabores aperfeiçoados por várias gerações. Francisco Arvana, a sua esposa e os dois filhos conhecem a estrutura como ninguém, sendo que o principal objetivo da SEL passa por continuar a apostar na qualidade dos seus produtos, investindo e inovando nos processos fabris.

Atualmente, a SEL conta com mais de 130 colaboradores que têm ao seu dispor o mais moderno equipamento para o exercício da sua atividade, e cerca de 1 000 clientes, distribuídos num raio de 300 km, assim como na região de Santarém, Lisboa e Algarve, nos grandes centros de distribuição moderna. Pioneiros no relançamento de enchidos de porco preto de raça alentejana, a SEL aposta na mais alta qualidade quer nos produtos frescos, fumados bem como nos ultracongelados. Para manter «O Sabor do Saber Alentejano» a SEL recorre a matéria-prima de Porco Preto alimentado a bolota, pois originam produtos mais suculentos e mais saborosos.

40 anos de história, dedicação à SEL e à sua família. Francisco Arvana é um empresário visionário e sonhador. Sonhou acordado e conquistou um império alentejano.

Francisco Arvana é nomeado um português de valor. [1]

SEL - Salsicharia Estremocense - Projeto Matéria (projectomateria.pt)[2]

Presunto Varanegra vence medalha de ouro - Grande Consumo[3]

SEL investe 1,5 milhões de euros em unidade de fatiados - Hipersuper - Hipersuper

[4]

SEL – Salsicharia Estremocense é PME Líder 2021 (ardinadoalentejo.pt) [5]

SEL – Salsicharia Estremocense aposta na charcutaria de fatiados - Diário do Sul (diariodosul.pt)[6]

  1. «Nomeado Portugueses de Valor 2019: Francisco Arvana». www.lusopress.tv. Consultado em 22 de novembro de 2022 
  2. Esparza, R.; Rosas, G.; Valenzuela, E.; Gamboa, S.A.; Pal, U.; Pérez, R. (2008). «Structural analysis and shape-dependent catalytic activity of Au, Pt and Au/Pt nanoparticles». Matéria (Rio de Janeiro) (4): 579–586. ISSN 1517-7076. doi:10.1590/s1517-70762008000400002. Consultado em 22 de novembro de 2022 
  3. «Medalha de ouro concedida a Caroline Herschel pela Royal Astronomical Society por seus trabalhos em astronomia.». dx.doi.org. Consultado em 22 de novembro de 2022 
  4. «Valores arrecadados por cada Partido Político, em milhões de R$». dx.doi.org. Consultado em 22 de novembro de 2022 
  5. Redacção. «SEL – Salsicharia Estremocense é PME Líder 2021». www.ardinadoalentejo.pt. Consultado em 22 de novembro de 2022 
  6. Redação (29 de setembro de 2022). «SEL – Salsicharia Estremocense aposta na charcutaria de fatiados». Diário do Sul. Consultado em 22 de novembro de 2022