Usuário(a) Discussão:Osias/arquivo1

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
For other languages, consider using Wikipedia:Babel
Olá Osias/arquivo1, bem-vindo(a) à Wikipédia,
A Wikipédia surgiu em 2001, desde então estabeleceram-se vários princípios definidos pela comunidade. Por favor, reserve algum tempo a explorar os tópicos seguintes, antes de começar a editar na Wikipédia.
Wikipedia:Tutorial Tutorial
Aprender a editar passo-a-passo num instante
Wikipedia:Página de testes Página de testes
Para fazer experiências sem danificar a Wikipédia
Wikipedia:Coisas a não fazer Coisas a não fazer
Resumo dos erros mais comuns a evitar
Wikipedia:Café dos novatos Café dos novatos
Onde pode tirar dúvidas com outros wikipedistas
Wikipedia:Livro de estilo Livro de estilo
Definições de formatação normalmente usadas
Wikipedia:FAQ FAQ
O que toda a gente pergunta
Wikipedia:Políticas da Wikipédia lusófona Políticas da Wikipédia
Regulamentos gerais a saber
Wikipedia:Ajuda Ajuda
Manual geral da Wikipédia
Wikipedia:Tutoria Programa de Tutoria.
Nele você poderá tirar dúvidas e receber dicas de um editor experiente enquanto se familiariza com a Wikipédia
Esta é a sua página de discussão, na qual pode receber mensagens de outros wikipedistas. Para deixar uma mensagem a um wikipedista deve escrever na página de discussão dele, caso contrário ele não será notificado. No fim da mensagem assine com quatro tis: ~~~~
  • Desejo-lhe uma boa estadia na Wikipédia!  JoaoMiranda 14:13, 30 Jul 2004 (UTC)

Obrigado pelas boas-vindas.

Eu ainda tenho algumas restrições, mas antes vou dar uma olhada melhor, para não repetir discussão já batida...

--Osias 14:17, 30 Jul 2004 (UTC)

Osias, a mensagem stub deve aparecer no fim dos artigos. Não no meio deles! Manuel Anastácio 15:36, 31 Jul 2004 (UTC)



Isso é uma regra da Wikipedia em geral ou só prática comum?

O caso é que eu imaginei que a mensagem de stub deveria aparecer cedo, para evitar que pessoas recem-chegadas pensem "ah, essa Wikipédia é uma porcaria!", sendo avisadas logo no começo que o artigo está em expansão.

Mas não vou brigar por isso.


--Osias 15:45, 31 Jul 2004 (UTC)

Não, também pode aparecer no início. No meio é que não tem jeito nenhum... E eu não pretendo brigar com ninguém... Manuel Anastácio 16:47, 31 Jul 2004 (UTC)


Falou, então! Vou passar a botar no começo!

E você? É de Portugal? Há muito tempo que está aqui?

--Osias 16:52, 31 Jul 2004 (UTC), já aprendendo a pensar em Wikipedês.


Sim. Podes ver isso na minha página de usuário. É só clicar no link do meu nome. Abraço. Manuel Anastácio 13:37, 5 Ago 2004 (UTC)


Contagem de artigos no Google[editar código-fonte]

Osias,

Você é novo por aqui e talvez ainda não tenha absorvido completamente os hábitos da casa. A contagem de artigos no Google é uma técnica comum para resolver disputas linguísticas, em especial as disputas relacionadas com o uso de determinadas palavras. A ideia é simples. Se uma palavra não aparece no Google então é porque é pouco usada. Quanto maior for o número de resultados no Google maior é o uso dessa palavra pelos falantes e mais legítimo é o seu uso na Wikipédia. Esta técnica já ajudou a resoçver muitas disputas. JoaoMiranda 04:03, 5 Ago 2004 (UTC)


Oh, mas com isso eu concordo, e faço isso também.

O caso lá foi que o cara pegou a contagem entre duas palavras diferentes, pensando que elas seriam sempre usadas como sinônimas. Isso é que não tem sentido. Embora alta contagem no google indique que uma palavra é usada, maior contagem que a outra não prova que ela é mais "correta".

--Osias 11:56, 5 Ago 2004 (UTC)

O "cara" ainda não obteve uma resposta, nenhuma resposta, a uma pergunta muito simples: em quê são as duas palavras (ou, mais propriamente, a palavra e a expressão) diferentes. O "cara" gostava bastante de obter uma resposta (qualquer resposta) a esta pergunta muito simples. --Jorge 14:00, 5 Ago 2004 (UTC)



Após perceber o grau de desprezo do "cara" pela língua falada no Brasil, eu desiti de discutir com o "cara" (ou "gajo").

--Osias 14:58, 5 Ago 2004 (UTC)

Osaías, eu não tenho desprezo rigorosamente nenhum pela língua falada no Brasil. Isso, aliás, demonstra-se facilmente indo ao meu ezine e contando o número de textos lá publicados em português do Brasil. Em bom português do Brasil, porque tal como há bom e mau português de Portugal, também há bom e mau português do Brasil. O mau português deve ser exterminado, seja onde for que se esconde.
Ah, sim, o e-zine (a prova) está aqui
Eu tenho desprezo, isso sim, por asneiras e por idiotas. É um defeito meu, bem sei, mas não consigo evitar. A estupidez irrita-me. Percebeste, pazeco? --Jorge 15:08, 5 Ago 2004 (UTC)



Toda vez que você tenta remediar uma situação em que me ofedeu você piora as coisas mais ainda...!

--Osias 15:18, 5 Ago 2004 (UTC)

Enganas-te menino. Eu já desisti de remediar situações em que te ofendi há muito tempo. De ti não espero nada a não ser uma coisa: verdade. Tu ofendeste-me. Não admito que um idiota qualquer me acuse com mentiras. E acabei a conversa contigo neste preciso momento, deixando tudo muito claro. Fim. --Jorge 15:29, 5 Ago 2004 (UTC)


Osias, duas coisas:

  • Para artigos da wikipédia escritos em excelente português com grafia brasileira veja por exemplo a página da Jurema
  • Quando quiser voltar a conribuir para a wikipédia, em vez de estar a fazer escândalo, não se esqueça de completar a sua Linha de Tempo.
  • Passe bem, Muriel 18:05, 5 Ago 2004 (UTC)

Brasil x Portugal[editar código-fonte]

Osias, se não por outro motivo, por puro egoísmo é mais conveniente termos uma única wikipédia. O custo (1) de gerenciarmos e editarmos duas wikipédias é muito maior que o custo (2) de nos entendermos. No entanto, reconheço, o custo (2) não é pequeno e gera um desgaste no relacionamento pessoal. Mas vale a pena, acredito no diálogo.

Você é novo por aqui, eis uma sugestão de ouro: em uma discussão, nunca suba o tom - mesmo quando o interlocutor o faz, principalmente quando se trata de um português. Isto porque alguns adjetivos que significam leve reprovação ou desapontamento de um lado do atlântico, podem ser bastante ofensivos do outro (essa é uma sugestão válida para também para portugueses).

Por fim, penso que o Jorge foi muito incisivo nos comentários a seu respeito. Deveria ter tido um pouco mais de compreensão e tato ao discutir com você, que é novo no projeto. Eu o compreendo bem porque tenho uma grande amiga com personalidade semelhante: muito competente, muito dedicado, muito inteligente e extremamente perpicaz ao argumentar e defender seus pontos de vista, mas tem uma certa dificuldade em perceber quando deve atuar para desinflar a discussão.

No mais, conto com a continuidade de sua participação. --Patrick 16:59, 6 Ago 2004 (UTC)



Obrigado.

Olha, estou convencido que o custo de (2) ainda é maior que o de (1). Isso porque estou levando em conta todos (dos dois lados) que estão deixando de contribuir por causa das diferenças. (e dos atritos)

E eu acredito que possam ser feitas mudanças no software da wikipédia para facilitar a administração de duas WP tão relacionadas.

(mas mesmo sem elas eu quero a divisão)

Eu realmente concordo em não elevar o tom quando começa um debate, mas sei lá... fiquei mais nervoso que o normal dessa vez... Credo! --Osias 17:06, 6 Ago 2004 (UTC)


Oi Osias,

Lidar com diferenças não é fácil, porem é extremamente rico. Eu particularmente estou muito satisfeito com uma única WP para o português e não gosto da idéia de uma WP para o "brasileiro". Espero que continue nos dando sua contribuição. --Gbiten 04:43, 9 Ago 2004 (BRT)

Português no forno[editar código-fonte]

Caro Osias,

Só hoje vi teu comentário no artigo sobre o forno microondas. Em português, que seja de Portugal, Brasil ou outro lugar, se diz "Não se devem colocar utensílios" e "Não se deve colocar utensílio", e é a única forma correta, assim como se diz "Vendem-se casas" e nunca Vende-se casas. Por isso corrigi o texto. Abraço gaúcho. --mschlindwein 23:25, 14 Ago 2004 (UTC)

violação do princípio da imparcialidade[editar código-fonte]

Em caso de violação do princípio da imparcialidade, o que você deve fazer é o seguinte:

  • melhorar o artigo (se souber ou se estiver disposto a isso) ou chamar a atenção para o problema na página de discussão.
  • caso o problema não fique resolvido, adicione o artigo à página Wikipedia:Lista de artigos com problemas.

--JoaoMiranda 23:13, 25 Ago 2004 (UTC)

  • Obrigado. --Osias 11:43, 26 Ago 2004 (UTC)

Reversão de artigos[editar código-fonte]

Qualquer usuário pode remover artigos. Para isso:

  • clique e "história"
  • clique na versão pretendida
  • clique em "editar"
  • clique em "salvar página"

--JoaoMiranda 00:51, 28 Ago 2004 (UTC)

Puxa, eu tentei descobrir isso várias vezes, a inclusive já li em algum lugar que só sysops podiam fazer isso... Acho que o que só os sysops podem fazer é algo mais poderoso... Valeu!--Osias 12:39, 28 Ago 2004 (UTC)
Os sysops têm um método mais simples de fazer a mesma coisa. Só isso. --JoaoMiranda 13:47, 28 Ago 2004 (UTC)

Tradução literal[editar código-fonte]

Não que toda tradução literal seja incorreta, mas há um limite. Existem termos que não podem ser traduzidos literalmente. Por exemplo, seria correto dizer que uma determinada linguagem de programação tem como tipos primitivos, entre outros, barbantes (strings). Diego UFCG 18:53, 28 Ago 2004 (UTC)

  • Ou correntes. Mas se há um limite de um lado, há do outro. Muita gente aqui manifesta repulsa pela menor sombra de tradução literal. Osias 00:05, 29 Ago 2004 (UTC)

Proposta das variantes do português[editar código-fonte]

Não fique respondendo à todas as colocações, se não o debate vai ficar polarizado, deixe mais gente falar e depois nos manifestamos. E2m 19:22, 31 Ago 2004 (UTC)

  • OK.--Osias 19:28, 31 Ago 2004 (UTC)

Não responde, fica esperando. E2m 22:14, 31 Ago 2004 (UTC)

Entra no irc, vamos discutir lá.

Não recebi a mensagem. Estou no irc. E2m 17:46, 2 Set 2004 (UTC)

Entrei, mas não te achei, Prefiro o messenger, vc tem? --Osias 18:04, 2 Set 2004 (UTC)

Osias, qual é a ideia de mudar Red Hot Chilli Peppers para Red Hot Chilli Peppers? No segundo caso, você obriga, durante a busca, a que se passe primeiro pelo redireccionamento, o que sobrecarrega de trabalho a wikipédia que já de si é lenta... Ponha antes do traço vertical apenas o nome do artigo onde este está realmente!... Manuel Anastácio 13:28, 8 Nov 2004 (UTC)

A ligação não estava a dar porque é Chili e não Chilli... Manuel Anastácio 13:30, 8 Nov 2004 (UTC)

Eu não mexi nisso, mexi? Eu só me lembro de ter movido o texto para fora da lista "Brasil", hoje.
Osias 14:39, 8 Nov 2004 (UTC)

Oi! Se escreveres __NOTOC__ tiras a Tabela de Conteúdos do artigo. Eu fiz isto para os Strokes por as seccoes sao pequeninas e nao vale a pena o Indice. A propósito: acho que era uma pena muito grande uma separacao entre wiki.pt e wiki.br, porque assim, ambas as formas de português se tornariam ilhas estéreis. Seria como um divórcio problemático: quem é que ficava com os filhos? É a convivência com a diferenca que faz a riqueza. Como diz o slogan : Todos diferentes, Todos iguais! Muriel 08:29, 9 Nov 2004 (UTC)

Obrigado.
A propósito do português, eu cheguei a fazer uma proposta que iria, a meu ver, resolver esses problemas todos, mas envolveria mexer no software, por isso muita gente achou que não compensa. Se quiser, procuro o link no arquivo da esplanada.
Osias 11:35, 9 Nov 2004 (UTC)

Unificação da língua[editar código-fonte]

Pessoal, acho que não há motivos para preocupação com duas Wikipédias. Já existem projetos que estão muito próximos de serem aprovados sobre a unificação da língua portuguesa. Assim, ambos os países terão de abrir mão e acostumarem-se a escrever de uma forma diferente. Por exemplo, os portugueses escreveriam ação no lugar de acção.

Para saberem mais, leiam em http://port.pravda.ru/saotome-e-principe/2004/10/22/6326.html.

Abraço a todos! Cleiton...

Permita-me expressar meu descrédito a todos esses projetos...
Osias 18:14, 12 Nov 2004 (UTC)

Quero! Casualmente, eu também criei uma ferramenta assim em python. --E2m 19:40, 12 Nov 2004 (UTC)

Qual seu mail, mesmo? O meu é osias ARROBA hotmail...
Osias 19:56, 12 Nov 2004 (UTC)


Muito bom Osias! No opera (que eu uso), parece que ele deleta o conteúdo anterior da página. É bom porque não exige nenhum software adicional. Tenta fazer com que listas de páginas possam ser categorizadas, cada uma em uma categoria diferente. Adiciona também um campo para a gente indicar o complemento da categoria, aquilo que vem depois do |. --E2m 20:52, 12 Nov 2004 (UTC)

  • >Parece que apaga
    • Só parece. Mande salvar - use uma página de teste - e verá que ele adiciona ao final. A vantagem é de não precisar carregar nada.
  • >"listas de páginas possam ser categorizadas, cada uma em uma categoria diferente"
    • Como? Não entendi.
  • >complemento da categoria
    • É fácil: é só digitar no mesmo campo, logo após o nome, a barra e o complemento! Um campo a mais sujaria a página.

Estou com uma versão melhorzinha agora, vou te mandar

Osias 20:55, 12 Nov 2004 (UTC)

Osias, existe uma secção que criaste no artigo supra-mencionado, intitulada Inconvenientes, a qual se encontra em branco. Foi engano teu ou é apenas uma nota mental para escreveres algo no futuro? N&n's 21:21, 12 Nov 2004 (UTC)

É, eu ia escrever algo sobre as desvantagens de um universo ficicional, e quais são mais nítidas na Marvel...
Osias 21:22, 12 Nov 2004 (UTC)
Sendo assim, julgo que quando escreveres tal, ficará o artigo quase pronto ;) N&n's 21:47, 12 Nov 2004 (UTC)

O Profeta da Rede[editar código-fonte]

Osias, no artigo Novo Universo (Marvel), substituiste o "Net Prophet" por "Profeta da Rede". Foi essa a tradução dada pela Editora Abril (estou com preguiça de ir procurar onde tenho as revistas) ou trata-se de uma tradução literal tua? N&n's 21:34, 12 Nov 2004 (UTC)

Foi da Abril. Eu tenho a coleção 2099 da Abril completa. Em Portugal foi como? Talvez devesse ficar os dois termos.
Osias 21:41, 12 Nov 2004 (UTC)

Se se trata da tradução oficial de um editora lusófona, é preferível manter "Profeta da Rede". Quando tiver mais tempo livre, pesquisarei nas revistas portuguesas e só se o nome em causa tiver sido diferente acrescentarei tal informação. N&n's 21:45, 12 Nov 2004 (UTC)

Obrigado Osias, pois é, eu percebi, devo ter teclado errado, cois de véio, não ligue...., vou corrigirAngeloleithold 14:02, 13 Nov 2004 (UTC)

Osias. O artigo éster já existe. Só que no plural. Veja ésteres. Hinkel 21:50, 16 Nov 2004 (UTC)
Bem, eu não criei o artigo, só pus categorias... É candidato a apagar ou colocamos redirect?
Osias 10:59, 17 Nov 2004 (UTC)

Por favor, não coloque a marcação lixo em discussões. --E2m 18:10, 19 Nov 2004 (UTC)

Hã... tá... mas coloco o quÊ?
Osias 18:12, 19 Nov 2004 (UTC)

Esvazie apenas. --E2m 18:14, 19 Nov 2004 (UTC)

Angeloleithold 17:38, 20 Nov 2004 (UTC)

Osias,

Uma dica: podes carregar as imagens no projeto Commons, banco de imagens comum a todas as wikipedias. A colocação da imagem no artigo funciona como se a tivesses carregado para a wiki pt! Funciona perfeitamente. Sem contar que, se todas as wikipedias fizerem isso, teremos uma otimização do espaço de estocagem excepcional. Abraço, Marcelo Schlindwein 17:09, 25 Nov 2004 (UTC)

Falou, vou tentar da próxima vez. Mas tem que ter conta no commons? --Osias 17:16, 25 Nov 2004 (UTC)
Como linkar uma foto diretamente do Commons? Para poupar espaço no servidor pt. --Mateusc 19:45, 28 Nov 2004 (UTC)

Cibernética[editar código-fonte]

O ciborgue está meio baqueado, agora ele encontrou outro objeto desconhecido (wpPreview) e está mostrando uma página em branco na previsão - o que suponho tem a ver com primeiro problema. No entanto, para salvar está funcionando OK (acabei de testar com Tetum). Marcelo R. | @ 16:00, 26 Nov 2004 (UTC)

Certo. Esqueci de fazer a verificação de objeto desconhecido.
Mas o segundo problema não é um problema. A idéia é acrescentar o texto numa seção nova, para não ter que trazer toda a página do servidor pra sua máquina e re-enviar ao salvar. É pra diminuir o trafego, mesmo. Então está OK.
Osias 16:03, 26 Nov 2004 (UTC)

Guardar as subpáginas dos usuários. --E2m 21:55, 27 Nov 2004 (UTC)

Isso é óbvio... quero saber pra que isso... Só se for pra não aparecerem em

"páginas sem categorias" --Osias 21:57, 27 Nov 2004 (UTC)

Para permitir que os usuários possam ver para que servem estas páginas e navegar por elas. --E2m 22:43, 27 Nov 2004 (UTC)