Saltar para o conteúdo

Usuário(a):Alice Foz/Subpágina2

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Rascunho[editar | editar código-fonte]

Paulo Saraiva de Toledo (1921-1999), físico brasileiro, foi um dos responsáveis pelo desenvolvimento da Física Nuclear e da Engenharia aeronáutica no Brasil. Seu nome aparece associado à criação do ITA, onde deu aula durante alguns anos, e do Instituto De Pesquisa em Energia Nuclear - IPEN, hoje CNEN, desde os planos iniciais , a escolha do reator, sua instalação até seu funcionamento.

Na Física Nuclear, seus trabalhos teóricos são pioneiros em dois campos de pesquisa então nascentes, a Astrofísica e a Física das Partículas Elementares. Foi o primeiro físico a pesquisar sobre a interação meson p - meson p (2 anos após a descoberta da partícula) trabalhando então na Universidade de Manchester, Inglaterra, no Departamento de Física Teórica dirigido por Leon Rosenfeld.

Na opinião de Marcello Damy, Saraiva foi o primeiro brasileiro a estudar a fundo a Física de Reatores.

Nas palavras do Prof Roberto Salmeron ... "Envolvido por grande modéstia, Saraiva era o exemplo típico do antivedete, jamais se colocando diante da cena. Somente contava o que fazia quando era solicitado." [1]


Referências

  1. Roberto S. Salmeron/Ecole Polytechnique - Paris, de 27 de fevereiro de 1999 Boletim do Instituto de Física da USP bIFUSP ANO XVIII - No.02 - 05/03/1999 http://www.if.usp.br/bifusp/bifold/bif9902.html, consultado em 01/04/2011
Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.



Anotações

com Marcello Damy de Souza Santos num estudo para a Marinha visando à construção do sonar, aparelho que detecta a presença de submarinos.

a Astrofísica (estudou a composição em elementos químicos das estrelas)

...Com Oscar Sala na organização do Laboratório de Física Nuclear, por ocasião da instalação do Pelletron, atuando especialmente na escolha de computadores e no trabalho pioneiro no Brasil em tomada de dados numa experiência em linha com um computador. energia nuclear: um dos membros da delegação do Brasil à primeira conferência internacional sobre aplicações pacíficas da energia atômica, realizada em Genebra, Suiça.

Dados extraídos da Homenagem de Roberto S. Salmeron/Ecole Polytechnique - Paris, de 27 de fevereiro de 1999 Boletim do Instituto de Física da USP bIFUSP ANO XVIII - No.02 - 05/03/1999 http://www.if.usp.br/bifusp/bifold/bif9902.html


Nas palavras do Prof Roberto Salmeron, Saraiva " Todos os dias à disposição dos colegas, tornou-se neste laboratório uma espécie de oráculo."

"Saraiva tinha sempre disponibilidade para discutir com quem o procurasse. Muitos de nós tivemos o privilégio de passar horas a trocar idéias com ele a respeito de nossos trabalhos, a ouvir suas opiniões impregnadas de bom senso. Colegas e amigos de São Paulo e de outros estados receberam sua influência. Muitas vezes, procuravam-no com a intenção deliberada de ouvir seus conselhos. Outras vezes, para uma simples visita, mas o seu interesse por aquilo que os amigos faziam era tão grande que a conversa se orientava espontaneamente para o trabalho e se improvisava numa troca de idéias frutuosa".