Usuário(a):AnaRamoa/Saneamento sustentável (1)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
As abordagens sustentáveis ao saneamento têm em consideração a "cadeia de valor do saneamento", a qual inclui a recolha, o esvaziamento, o transporte, o tratamento e a reutilização ou disposição final dos produtos de saneamento.

O Saneamentoé um tipo de saneamento com preocupações ao nível da sustentabilidade nas suas diversas dimensões. De acordo com a rede de organisações "Sustainable Sanitation Alliance", um sistema de saneamento sustentável deve satisfazer os seguintes cinco critérios: 1) ser economicamente viável; 2) socialmente aceitável; 3) tecnicamente apropriado; 4) institucionalmente adequado; e 5) deve ainda proteger o meio ambiente e os recursos naturais.

O objectivo do saneamento sustentável, tal como do saneamento de uma forma geral, é proteger e promover a saúde humana, fornecendo um ambiente limpo que reduz a transmissão de doenças, nomeadamente através da rota fecal-oral. O saneamento sustentável, definido desta forma, pode ou não considerar a reutilização do excreta.

Esta abordagem ao saneamento pressupõe que se considere toda a cadeia de valor do saneamento em vez de incluir apenas a componente de recolha, isto é, a latrina/sanita. A experiência para o utilizador, bem como os métodos de recolha, transporte, tratamento, e reutilização ou disposição final dos resíduos de saneamento devem também ser devidamente acautelados.[1]

Terminologia[editar | editar código-fonte]

Esquema ilustrativo de um sistema completo de saneamento: Sistema de Latrina Simples (fonte: Compêndio de Sistemas e Tecnologias de Saneamento)

Comparação com o conceito de "saneamento melhorado"[editar | editar código-fonte]

O Programa de Monitorização Conjunta para o Abastecimento de Água e Saneamento (JMP) da OMS (Organização Mundial de Saúde) e da UNICEF (United Nations Children's Fund) foi o responsável pelo monitorização do progresso face aos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM) relativos ao acesso a água potável e a saneamento. O conceito de "saneamento melhorado" surgiu para simplificar a monitorização ao nível do saneamento, que é feita com base em questionários. Assim, o JMP distinguiu o conceito de "saneamento melhorado"(latrinas/sanitas que são contabilizadas para o cumprimento dos ODM) do conceito de "saneamento não melhorado" (latrinas/sanitas que não são contabilizadas para o cumprimento dos ODM).

Referências[editar | editar código-fonte]

[[Categoria:Higiene]] [[Categoria:Sustentabilidade por setor]]

  1. Tilley, E., Ulrich, L., Lüthi, C., Reymond, Ph. and Zurbrügg, C. (2014). Compendium of Sanitation Systems and Technologies. 2nd Revised Edition. Swiss Federal Institute of Aquatic Science and Technology (Eawag), Duebendorf, Switzerland