Saltar para o conteúdo

Usuário(a):AnnaKF1/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Não deve ser confundido com Hendrikus Albertus Lorentz ou Ludvig Lorenz . Veja também Lorentz e Lorenz

Hendrik Antoon Lorentz (18 de julho de 1853 - 4 de fevereiro de 1928) era um pintor holandês físico que dividiu o Prêmio Nobel de Física em 1902, com Pieter Zeeman com a descoberta e explicação teórica do efeito Zeeman. Ele também fez a derivada das equações de transformação subjacentes Albert Einstein's e teoria da relatividade especial .

De acordo com a biografia publicada pela Fundação Nobel, “bem se pode dizer que Lorentz foi considerado por todos os físicos teóricos como o principal espírito do mundo, que completou o que ficou inacabado por seus antecessores e preparou o terreno para a recepção fecunda das novas ideias baseadas na teoria quântica.". Ele recebeu muitas honras e distinções, incluindo um mandato como presidente do Comitê Internacional de Cooperação Intelectual, o precursor da UNESCO, entre 1925 e 1928.

Biografia

Juventude

Hendrik Lorentz nasceu em Arnhem, Gelderland, Holanda, filho de Gerrit Frederik Lorentz (1822-1893), um horticultor abastado, e Geertruida van Ginkel (1826-1861). Em 1862, após a morte de sua mãe, seu pai se casou com Luberta Hupkes. Apesar de ter sido criado como protestante, ele era um livre pensador em questões religiosas. De 1866 a 1869, ele frequentou a "Hogere Burger School" em Arnhem, um novo tipo de escola pública recém-fundada por Johan Rudolph Thorbecke . Seus resultados na escola foram exemplares, não apenas se destacou nas ciências físicas e matemáticas, mas também em inglês, francês e alemão. Em 1870, ele foi aprovado nos exames de línguas clássicas que eram então exigidos para a admissão à Universidade. Lorentz estudou física e matemática na Universidade de Leiden, onde foi fortemente influenciado pelo ensino do professor de astronomia Frederik Kaiser, foi sua influência que o levou a se tornar um físico. Após obter o diploma de bacharel, ele voltou a Arnhem em 1871 para dar aulas de matemática na escola noturna, mas continuou seus estudos em Leiden, além de sua posição de professor. Em 1875, Lorentz obteve um doutorado com Pieter Rijke em uma tese intitulada " Over de theory der terugkaatsing en breking van het licht "(Sobre a teoria da reflexão e refração da luz), em que refinou a teoria eletromagnética de James Clerk Maxwell.