Saltar para o conteúdo

Usuário(a):Atomo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Átomo

Átomo é uma unidade fundamental para formar uma molécula. Em uma molécula existem 2 ou mais átomos.

O átomo é composto de elétrons na extremidade, prótons e nêutrons em seu núcleo. A disposição dessas três subunidades seria semelhante ao modelo do sistema solar - onde os planetas seriam os elétrons e o núcleo seria o Sol (com nêutrons (N) e prótons (Z)).

Os prótons na Tabela Periódica (TP) são iguais a quantidade dos elétrons. Logo, é fácil de concluir que são estáveis nessa condição. A partir do momento que perdem ou ganham elétrons, os átomos se tornam instáveis. Essa instabilidade pode ser demonstrada através da representação iônica (metais) ou simplesmente uma valência.

Quando o átomo perde elétrons, ele se torna carregado positivamente. Ou seja, a diferença entre os prótons existentes em seu núcleo e os elétrons que se encontram depois da mudança resulta em um número positivo. Isso quer dizer que existem mais prótons que elétrons e dependendo da característica instrínseca ao átomo (quantidade de prótons -Z), ele vai se comportar de uma forma diferente.

No caso dos metais, eles se estabilizam quando perdem elétrons, ou seja, quando o número de prótons se torna maior que o número de elétrons que circundam sua eletrosfera. Assim, existe maior possibilidade de moção dos elétrons, resultando num aumento de espaço na eletrosfera. Isso tudo facilita a condutividade do metal.

No caso dos ametais, que têm características contrárias aos metais - ganhar elétrons - podemos deduzir facilmente que a condutividade é baixa devido ao alto número de elétrons em suas eletrosferas.

Já os semimetais se encontram em lugar intermediário na TP. Percebemos daí que suas características vão variar. Sendo assim, um pouco mais condutores que os metais (semicondutores), se aumentarmos sua temperatura, poderemos aumentar até certo ponto sua condutividade. E se abaixarmos a temperatura, só aumentaremos a resistência à corrente elétrica (assemelhando-se assim aos ametais).

A diferença entre os átomos está basicamente retida na quantidade de prótons. Assim, existem aqueles que, por decaimento radioativo (quantidade muito alta de Z) podem se transformar em outros átomos distintos e com outras características.

Há também a possibilidade de fundir os núcleos atômicos resultando em uma modificação do estado anterior dos átomos (aparecimento das particulas alfa e beta e do raio gama dependendo de Z)

A fórmula básica para saber a quantidade de prótons, nêutrons ou massa de um átomo é A=Z+N. Onde Z=P no estado fundamental.

Milhões de átomos compõem o nosso corpo, assim como quase tudo que conhecemos do universo - matéria bariônica. Daí é clara a importância deles na nossa vida. É totalmente esplêndida a natureza.

Apesar de ser muito tratado na Química, também é um objeto muito importante na Física, mãe das ciências...

--Atomo 02:20, 14 Mai 2005 (UTC)GG