Usuário(a):Biancapanisset/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

teste1

Serviço de Arquivo Histórico e Institucional[editar | editar código-fonte]

O Serviço de Arquivo Histórico e Institucional (SAHI) da Fundação Casa de Rui Barbosa é setor responsável por processar tecnicamente e franquear o acesso aos documentos arquivísticos pessoais e institucionais custodiados no setor. O principal arquivo pessoal é o Arquivo Rui Barbosa, acervo que é adquirido juntamente com a biblioteca no momento da compra da casa pelo governo federal da família de Rui Barbosa, após o falecimento do mesmo. Além disso, esse aquivo é nominado no Registro Nacional do Brasil do Programa Memória do Mundo da UNESCO, o que confere e ratifica o grau de importância desse acervo para a memória do Brasil.

Outros arquivos pessoais compõem o acervo do setor. Eles são de titulares contemporâneos a Rui Barbosa, pertencentes á sua época e ao contexto de fim do império e à república velha. Essa linha de acervo foi ampliada para a aquisição de arquivos e coleção com importância para a historiografia brasileira. Destacam-se os Arquivos de João Pandiá Calógeras, Ubaldino do Amaral e as Coleções Eduardo Prado, José Antunes R. de Oliveira Catramby, Família Brabosa de Oliveira e Lucia Sanson.

O SAHI também é responsável pela documentação produzida e recebida pela Fundação Casa de Rui Barbosa no desenvolver de suas atividades meio e finalísticas. Essa documentação e controlada por meio de um Programa de Gestão de Documentos em funcionamento desde 1989. Os instrumentos de gestão de documentos utilizados na FCRB são o Código de Classificação de Documentos, inserido na publicação "O Arquivo Histórico e Institucional da Fundação Casa de Rui Barbosa"[1] e Tabela de Temporalidade [2] O setor também é responsável por atividades de educação patrimonial em arquivos que compreendem mostras temáticas de documentos originais de acervos arquivísticos custodiados pelo setor com o objetivo de atrair a sociedade para os arquivos.

Destacam-se duas atividades de disponibilização de acervo à sociedade: o Banco Iconografia e o sítio eletrônico Memória da Escravidão, Abolição e Pós Abolição.