Usuário(a):Biblioufrj/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Esculturas/Bustos Passeio Público do Rio de Janeiro[editar | editar código-fonte]

Raymundo Corrêa[editar | editar código-fonte]

Busto Raymundo Corrêa
Busto Raymundo Corrêa

Nasceu na cidade maranhense de Pedreiras, a 29 de maio de 1885, época em que era modesto lugar de cuja povoação e desenvolvimento seus genitores, coronel Raimundo Nonato de Araújo e dona Antônia Corrêa de Araújo, foram destacados pioneiros.

Castro Alves[editar | editar código-fonte]

Antônio Frederico de Castro Alves foi um importante poeta brasileiro do século XIX.Nasceu na cidade de Curralinho (Bahia) em 14 de março de 1847. No período em que viveu (1847-1871), ainda existia a escravidão no Brasil. O jovem baiano, simpático e gentil, apesar de possuir gosto sofisticado para roupas e de levar uma vida relativamente confortável, foi capaz de compreender as dificuldades dos negros escravizados.

Busto Castro Alves
Busto Castro Alves

Manifestou toda sua sensibilidade escrevendo versos de protesto contra a situação a qual os negros eram submetidos. Este seu estilo contestador o tornou conhecido como o “Poeta dos Escravos”.

Gonçalves Dias[editar | editar código-fonte]

Busto Gonçalves Dias
Busto Gonçalves Dias

Gonçalves Dias (1823-1864) foi poeta e teatrólogo brasileiro. É lembrado como o grande poeta indianista da geração romântica. Deu romantismo ao tema índio e uma feição nacional à sua literatura. É lembrado como um dos melhores poetas líricos da literatura brasileira. É Patrono da cadeira nº 15 da Academia Brasileira de Letras.

Chiquinha Gonzaga[editar | editar código-fonte]

Busto Chiquinha Gonzaga
Busto Chiquinha Gonzaga

Chiquinha Gonzaga (1847-1935) foi compositora, pianista e regente brasileira. Primeira mulher a reger uma orquestra no Brasil. Autora da primeira marchinha de carnaval "Ó abre alas". Desde criança mostrou interesse pela música. Dedicou-se ao piano e compôs valsas e polcas. Separada do marido, dava aulas de piano e apresentava-se com o conjunto Choro Carioca, em festas domésticas, tocando piano. Seu primeiro sucesso, com 29 anos, foi a composição "Atraente", um animado choro. Se dedicou a musicar peças para o Teatro de Revista, sofrendo preconceitos, mas finalmente inicia sua carreira de maestrina com a revista "A corte na roça". Sua música faz grande sucesso e recebe vários convites de trabalho. Sua carreira ganha prestígio com a marcha-rancho "Ó abre alas" feita para o carnaval de 1899.

Irineu Marinho[editar | editar código-fonte]

Busto Irineu Marinho
Busto Irineu Marinho

Jornalista brasileiro nascido em Niterói, RJ, fundador do jornal O Globo (1925), embrião do maior império das comunicações do América do Sul e a quarta rede de televisão do mundo. Imbuído do espírito jornalista desde criança, pois ainda no colégio, publicou com o colega Otávio Kelly um jornal manuscrito, começou a trabalhar como revisor do Diário de Notícias, no Rio de Janeiro (1891) e, depois, sucessivamente em A Notícia, Gazeta da Tarde, A Tribuna e Gazeta de Notícias como repórter de polícia, chefe de reportagem, secretário e diretor. Fundou seu primeiro jornal carioca, A Noite (1911), um vespertino moderno dando início a uma nova fase no jornalismo do Rio, e onde além da atividade jornalística, apoiou a nascente aviação civil brasileira, o teatro e o cinema.

Valentim da Fonseca[editar | editar código-fonte]

Busto Valentim da Fonseca
Busto Valentim da Fonseca

Valentim da Fonseca e Silva, o Mestre Valentim, foi o mais importante, o mais completo e mais versátil artista do Rio Colonial. Mesmo assim continua sendo desconhecido da maioria dos brasileiros, inclusive de muitos cariocas que convivem com sua obra no cotidiano da cidade. Nosso artista, cuja vida ainda permanece em mistério, no dizer de seu primeiro biografo Araújo Porto Alegre, era "filho de um fidalgote português contratador de diamantes e de uma crioula natural do Brasil". Valentim esclarece em testamento descoberto recentemente, que seus pais chamavam-se Emanuel da Fonseca e Silva e Matilde da Fonseca, e que eram natural de Serro do Frio.

[editar | editar código-fonte]