Usuário(a):Bloco B/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Claudinei Pirelli
Nascimento Claudinei Pirelli Pimentel Mota
6 de fevereiro de 1969 (55 anos)
Gurupi, TO
Residência Brasília
Nacionalidade brasileira
Cônjuge
Ocupação
Período de atividade 1985–presente

Claudinei Pirelli[editar | editar código-fonte]

Claudinei Pirelli Pimentel Mota, mais conhecido como Pirelli (Gurupi/TO, 06 de fevereiro de 1969), é um destacado produtor cultural, assessor parlamentar e gestor público, filiado ao Partido dos Trabalhadores, com mais de 30 anos de uma sólida carreira em Brasília, capital do país.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Claudinei Pirelli nasceu em Tocantins, mudou-se para  Brasília em 1985, onde construiu sua vida profissional, política e familiar. Casado com Amara Hurtado, pai de dois filhos, Tainá e Pedro Hurtado, é graduado em Artes Cênicas  e acumula vasta experiência na produção cultural. Ao longo de sua trajetória, idealizou e coordenou projetos nas áreas de música, teatro, dança e eventos para diversas entidades e organizações. Produziu centenas de shows e espetáculos com artistas de Brasília e com grandes nomes das artes brasileiras. Seu currículo inclui a produção de eventos institucionais e  atividades artísticas em posses presidenciais, além da organização de festivais  culturais de destaque, como o Encontro de Teatro Lambe Lambe, o Plural – Música e Diversidade, o Festival Matrizes, o Anima Brasília, o Festival Mulher em Cena, o Divino Festival e o Festival Mistura Geral.

Além de seu trabalho na produção cultural, Pirelli também possui vasta experiência na assessoria  política e na gestão pública. Atuou como assessor parlamentar de deputado Federal e Distrital (1997 e 2006),  da Vice-Presidência da Câmara dos Deputados (2013), da Secretaria de Habitação do Distrito Federal/CODHAB(2013/2014) e da EBC-Empresa Brasil de Comunicação(2015/2016). Ocupou cargos de liderança, como Gerente Regional da COMUNICANTES, TV Pública do Governo do Tocantins (1995), Coordenador Regional da FUNARTE em Brasília(2004/2006), Chefe de Gabinete do Ministério do Turismo(2006/2010) e da Fundação Cultural Palmares (2011/2012) e  Chefe da Agência CLDF de Notícias e Coordenador de Editoração e Produção da Gráfica na Câmara Legislativa do Distrito Federal(2017/2023), contribuindo significativamente para o desenvolvimento estratégico dessas instituições

Participou da elaboração do Plano Nacional de Turismo(2010), como membro do Comitê Gestor; Em 2009/2010, foi representante do MTur no Comitê de Patrocínios da SECOM/PR no CNPC/Conselho Nacional de Políticas Culturais do MinC e no CAF/Conselho de Assuntos Federativos. Em 2004/2005 foi coordenador do Fórum de Gestores de Espaços Culturais do DF e membro do Fórum de Gestores de Cultura do Brasil-Central.

No movimento social foi Dirigente da Associação dos Produtores de Artes Cênicas- APAC/DF(1989/1990) e da Coordenação do Fórum de Cultura do DF (2000/2001).

Pirelli também se envolveu ativamente nas discussões de políticas públicas de cultura para o Distrito Federal e para o Brasil, em campanhas políticas e no engajamento ao Partido dos Trabalhadores. Participou do Coletivo Nacional de Cultura do PT e do Coletivo de Cultura do PT DF. Coordenou a área de cultura nas campanhas de governador do PT no Distrito Federal (2002, 2006, 2010 e 2014) e integrou grupos de trabalho para os programas de governo das candidaturas de Lula (2006), Dilma (2010 e 2014) e Haddad (2018). Em 2022, fez parte da equipe de coordenação do comitê do candidato Lula no Distrito Federal. Integrou o  Grupo Temático de Cultura no Governo de Transição Lula/Alckmin e a Comissão da Posse Presidencial de 2023.

Com sua ampla experiência e contribuições para a cultura e o turismo, Claudinei Pirelli é um profissional reconhecido por seu compromisso e dedicação ao desenvolvimento cultural e político do Brasil. Sua importância na cena cultural e política do país é fruto de sua trajetória profissional diversificada, aliada ao seu profundo conhecimento e experiência na produção cultural, assessoria política e gestão pública.

Referências