Usuário(a):Caetano Sayao/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Vicente de Paula Salvia, mais conhecido como maestro "Vitché", iniciou sua carreira aos 9 anos cantando no programa "Clube Papai Noel" da rádio Tupi/Difusora, apresentando-se por 4 anos todos os domingos. Começou a estudar piano aos 11 anos e aos 17, participava profissionalmente em grupos que faziam bailes. A partir daí formou e participou de grupos musicais como os "Os Poligonais" e "Edgar e os Tais", apresentando-se na TV Tupi e TV Record, em festivais de Bossa Nova, nigth clubs e chegando a gravar alguns discos. Vitché foi para a Jovem Guarda na TV Record onde tocava teclado no grupo de Wanderléia, juntamente com Victor Manga, Olmir Stocker e Nilton Siqueira. Por essa época começou a orquestrar, tendo como mentores os maestros Luiz de Arruda Paes, Chico de Moraes, Gabriel Migliori e Rogério Duprat, que foram professores informais, porém essenciais.

Em1970 começou a estudar composição e técnicas para música de cinema e já compunha para comerciais de radio e TV, bem como fazia arranjos e orquestrações para diversos artistas de música popular.

Em 1974, esteve em Viena por 6 meses, onde estudou composição com o Dr. Erich Neumann. De volta ao Brasil, continuou seus estudos de composição com o maestro Camargo Guarnieri.

Em 1977 atuou como regente e tecladista na banda de Roberto Carlos. Em todos esses anos tem feito comerciais para Bauducco, General Motors, Mastercard, Renault, Volkswagen , Ford , Bunge, Banco Real, Banco Itaú, Unibanco, Unilever, entre centenas de outros...

Seu primeiro trabalho como compositor para cinema foi em 1970, com o filme "Compasso de espera", único trabalho feito para cinema pelo diretor de teatro Antunes Filho.

Vitché compôs música para mais de 20 filmes de longa metragem e documentários, dentre eles estão:

COMPASSO DE ESPERA 1970- Dirigido por Antunes Filho.

O DETETIVE BOLACHA CONTRA O GENIO DO CRIME 1972- dirigido por Tito Teijido.

IEMANJA 1975 Dirigido por Tito Teijido

UMA FITA VERMELHA 1980- dirigido por Marc de Rossi

JEITOSA, UM ASSUNTO MUITO PARTICULAR 1983 dirigido por Nello de Rossi

CASSIOPEIA, 1995- produzido por Nello de Rossi. (Primeiro desenho animado feito em computação gráfica no mundo, fato reconhecido pela revista americana VARIETY)

TERRA ESTRANGEIRA 1995- dirigido por Valter Salles. Neste filme Vitché atuou como compositor de música adicional.

SEIS HISTORIAS BRASILEIRAS- SANTA CRUZ- 1997-dirigido por João Salles

O CANGACEIRO dirigido por Aníbal Massaini (Refilmagem do clássico de Lima Barreto)

FUTEBOL 1998 dirigido por João Salles

ATÉ QUE A VIDA NOS SEPARE- 1999- dirigidos por Jose Zaragoza

PELÉ ETERNO- 2004- dirigido por Aníbal Massaini