Saltar para o conteúdo

Usuário(a):Candida Carvalho/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ficheiro:Biblioteca Almeida Garrett (Porto).JPG – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)

Biblioteca Municipal Almeida Garrett[editar | editar código-fonte]

A Biblioteca Municipal Almeida Garrett (BMAG) em conjunto com a Biblioteca Pública Municipal do Porto (BPMP), compõem as Bibliotecas Municipais da Cidade.

São locais de acesso à informação e conhecimento, promovem a aprendizagem ao longo da vida, favorecem a educação formal e informal, facilitam a socialização, pretendem desenvolver a criatividade e inovação, combatem a iliteracia digital e à exclusão social.

Ficheiro:Jardins do Palácio de Cristal - Porto - Portugal.jpg – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)

História[editar | editar código-fonte]

A Biblioteca Municipal Almeida Garrett está localizada na área do Palácio de Cristal, nos seus belos jardins, sendo um espaço de informação e lazer como o objetivo de promover o livro e a leitura aos mais diferentes públicos qualquer idade.

Foi Inaugurada a 2 de abril de 2001, num edifício moderno do Arquiteto José Manuel Soares, a quando do Porto 2001 - Capital Europeia da Cultura.

Promoção Leitura Porto[editar | editar código-fonte]

A Biblioteca Municipal Almeida Garrett, bem como a Municipal do Porto, têm como objetivo promover o gosto pela leitura desde idades mais jovens, e ser um espaço de livre acesso a todas á leitura e á cultura.

inclui uma sala de Leitura Infantojuvenil, uma espaço para crianças dos 0 aos 14 anos com varias atividades: a bebeteca, as horas do conto, atelieres de expressão plástica e oficinas, receção de grupos escolares para ouvir historias e fazer atividades a partir das mesmas. Vai assim de encontro ao Projeto "Praticas de promoção da Leitura na OCDE". Que afirma que para aumentar o nível e as praticas de Leitura se deve apostar num grupo Alvo, as crianças e jovens, envolvendo também grupos satélite( família, Terceiro setor, desporto) e mediadores (escola, Saúde). Este tem como objetivo explorar e analisar as estratégias de promoção da leitura na OCDE. É um estudo da equipa do Observatório das Atividades Culturais (OAC), sobre vários projetos e práticas na promoção da leitura em diferentes contextos culturais e educacionais, onde estão inseridas as Bibliotecas.

Neste sentido e indo ao encontro destas estratégias, a Biblioteca Municipal Almeida Garrett tem: Clube da Saúde, Histórias ao Ouvido, Jardim de Contos, Ler Antes de Ler, Oficinas com Estória, Visitas guiadas, que pretende chamar as crianças e jovens a si. Os pequenos e jovens tem acesso a recursos e fontes de informação para consulta, leitura presencial ou domiciliária: livros, revistas, jogos, CD-áudio, CD-ROM e DVD, bem como acesso a computadores com ligação á internet. A Bebeteca, também vai de encontro a estas boas praticas referidas neste estudo, pois nele é recomendado que se estimule ao mais cedo possível o gosto pela leitura, para que se mantenha este gosto pela vida fora.

Este estudo também evidencia a necessidade de se apostar para além dos jovens aos adultos. Ou seja alargar os objetivos a outros grupos-alvo, isto também acontece aqui nesta Biblioteca, pois possui os Clubes de Leitura, vocacionados para adultos, no sentido de promover a leitura e a divulgação de contos de grandes autores e para além disto Clubes de leitura Sénior, abarcando assim a população mais velha que em parceria com uma instituição social, promove a leitura, estimula a partilha de livros e a interação social, permitindo envelhecimento ativo da população e o aumento da sua literacia ou até ajudar na sua alfabetização.

Neste sentido e com estas atividades e serviços tenta combater os baixos hábitos de Leitura em Portugal. Em 2007, foi publicado um estudo sob a coordenação de Maria de Lourdes Lima dos Santos que refere que apesar de alguma melhoria, ainda estamos abaixo da media europeia. Em relação á leitura de livros, ainda é baixo o numero de leitores e ainda mais baixo o numero de leitores em bibliotecas, apesar de os que as frequentam, preferirem as Municipais. Assim a BMAG, tenta chamar publico para si e para a leitura, pelos Clubes de leitura, pelo Bibliocarro, que leva os livros a população mais desfavorecida dos Bairros Sociais, tentando assim incutir o gosto pelos livros ou então a Biblioteca Sonora, que chega aos que não conseguem ler, seja por algum tipo de incapacidade, seja por falta de alfabetização.

Para além disto tenta aumentar a Cultura na sua população, possui uma Livraria municipal, onde estão disponibilizados obras com a historia da cidade e as suas gentes, catálogos de exposições, postais, livros e boletins culturais, indo de encontro a outra lacuna também referida no estudo, que é o fraco conhecimento cultural da população portuguesa, abaixo da media da União Europeia.

Tem sido feito um trabalho significativo na Cidade do Porto no sentido de melhorar a qualidade, hábitos e a frequência da Leitura, através das suas Bibliotecas e em Particular da BMAG.

Plano Nacional de Leitura[editar | editar código-fonte]

O Plano Nacional de Leitura tem como objetivo incentivar os hábitos de leitura nos portugueses. É uma politica cultural, que promove várias ações e projetos para incentivar a leitura, favorece a realização de inquéritos para entender os hábitos de leitura dos portugueses, criou uma lista de Livros recomendados para os alunos, a ser usados pelas Bibliotecas Escolares.

As bibliotecas(escolares, públicas) Têm um papel importantíssimo neste plano. A Biblioteca Municipal Almeida Garrett integra a Rede Nacional de Bibliotecas Públicas que colabora com o Plano Nacional de Leitura, disponibilizando obras recomendadas para leitura, pela colaboração que dá e trabalho conjunto que tem com as Escolas e respetivas Bibliotecas Escolares.

Neste sentido as bibliotecas e o Plano Nacional de Leitura têm a tarefa conjunta de promover a leitura e melhorar os hábitos de leitura em Portugal.

Espaços[editar | editar código-fonte]

  • Balcão de Atendimento
  • Sala de Leitura Infantojuvenil
  • Sala de Leitura- Ambiente integrado em diferentes espaços, que tem como objetivo a promoção da leitura, mas também atividades lúdicas, culturais, artísticas e intelectuais, ler de forma criativa, ativa e partilhada. Na BMAG, é um espaço de lazer, de estudo e de trabalho, em que estão livre acesso coleções para consulta, leitura presencial ou domiciliária, desde Livros Infantojuvenis, Historias e didáticos; coletâneas e coleções literárias, Jornais, Cds, revistas... e uma zona de acesso gratuito a computadores com ligação à Internet. Este espaço chega ao objetivo principal a leitura individualizada e em grupo favorecendo assim o gosto pela mesma.
  • Sala Multimédia-Com coleções de documentos impressos e audiovisuais, da música, do cinema e da banda desenhada, em que se vê filmes, ouve-se musica e se lê por lazer de forma descontraída.
  • Sala Unicer- sala onde são feitas ações de formação, workshops, etc.
  • Auditório- Grande sala , com acesso facilitado a todos, onde são apresentados Festivais de teatro, ciclos de cinema, conferências, apresentações de livros, sessões de poesia, espetáculos de música, congressos e encontros profissionais, etc.
  • Cafetaria

Ver Também[editar | editar código-fonte]

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Santos, M.de L. L. (coord.); Neves, J. S; Lima, M. J; Carvalho, M, "A Leitura em Portugal", Gabinete de Estatística e Planeamento da Educação (GEPE), 2007, Editorial do Ministério da Educação;
  2. Neves, J. S.; Lima, M. J. ; Borges, V. " Práticas de Promoção da Leitura nos Países da OCDE", Gabinete de Estatística e Planeamento da Educação (GEPE), 2008, Editorial do Ministério da Educação.