Usuário(a):Caradhina/Draft Fundoshi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Predefinição:Contém texto em japonês

O fundoshi (japonês: ふんどし?), originário do Japão, é uma peça íntima do vestuário tradicional. Amplamente utilizado até por volta da Segunda Guerra Mundial, caiu em desuso devido à fortes influências estrangeiras. Atualmente, seu uso se restringe a festivais tradicionais como o Hadaka Matsuri, ou como roupa de banho.[1]

Tipos de Fundoshi[editar | editar código-fonte]

  • Rokushaku Fundoshi (六尺(ろくしゃく)ふんどし Rokushaku fundoshi?) → Modelo mais antigo de fundoshi e o mais conhecido. É normalmente visto em festivais tradicionais. A peça consiste em um pano de algodão enrolado na parte posterior de modo a formar um fio-dental e deixando as nádegas expostas. O termo rokushaku é uma referência às medidas da peça. Este pode ser traduzido como "seis shaku", onde shaku corresponde a aproximadamente trinta centímetros, ou seja, um metro e oitenta centímetros de pano.
  • Ecchuu Fundoshi (越中(えっちゅう)ふんどし Ecchuu fundoshi?) → Versão simplificada de fundoshi. Conhecido como fundoshi de samurai por seu uso tradicional, foi ainda muito adotado pelas tropas que lutaram na Segunda Guerra Mundial. A peça é originária da região de Toyama, tendo se espalhado posteriormente pelo resto do país.
  • Mokko Fundoshi (もっこふんどし Mokko fundoshi?) → Modelo mais moderno de fundoshi, o mokko fundoshi foi muito utilizado e ainda é visto entre os artistas de kabuki.
  • Fundoshi feminino → Modelo mais recente de fundoshi.

Dia do Fundoshi[editar | editar código-fonte]

No Japão o dia do fundoshi é comemorado em 14 de fevereiro. Essa data coincide com o Valentine's Day, o Dia dos Namorados internacional.

Referências

  1. «4 Types of Fundoshi, The Traditional Japanese Underwear for Men!». Japan Info (em inglês). 8 de janeiro de 2016. Consultado em 10 de julho de 2019. Cópia arquivada em 14 de junho de 2019 

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]