Usuário(a):Catmargem/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Retrato de Kate Austin

Kate Cooper Austin (25 de julho de 1864 – 28 de outubro de 1902) foi uma jornalista americana e defensora de causas feministas e anarquistas.

Nascida com o nome Catherine Cooper, a família de Austin mudou-se para Hook's Point, no estado do Iowa, quando ela tinha seis anos, onde casou em Agosto de 1883. Por essa altura, o seu pai descobriu ''Lucifer'', um periódico sobre anarquismo e amor livre, publicado por Moses Harman. Austin e a sua família inteira foram influenciados pelos escritos de Hamon, mas foi a Revolta de Haymarket, ocorrida em 1886, e a reacção posterior a este evento que levaram Austin a aderir ao anarquismo.

Membro da American Press Writers' Association (Associação Americana de Escritores de Imprensa), Austin escreveu para muitos jornais radicais e da classe trabalhadora.

Também contribuiu para o periódico Lucifer e para periódicos anarquistas como o The Firebrand, o Free Society, o Discontent e o The Demonstrator. Os interesses de Austin incluíam a reforma sexual e a condição económica dos trabalhadores.

Em 1897 e em 1899, Emma Goldman visitou Austin na sua casa em Caplinger Mills, no Missouri, onde deu várias palestras.

Austin morreu em 28 de Outubro de 1902, deixando nove filhos com idades compreendidas entre 19 e 10 anos.


http://leftcoastunitarian.blogspot.pt/2005/03/kate-cooper-austin-from-universalist.html Kate Cooper Austin: From Universalist to Anarchist Feminist Pioneer


citar periódico: http://www.katesharpleylibrary.net/w9gk7h