Saltar para o conteúdo

Usuário(a):Cirurgia Cardiaca INC/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Dr. Francisco Diniz Affonso da Costa[editar | editar código-fonte]

Francisco Diniz Affonso da Costa (Düsseldorf - Alemanha, 09 de dezembro de 1959), é um médico cirurgião cardíaco e pesquisador naturalizado no brasileiro, formado pela Universidade Federal do Paraná, na qual também realizou mestrado e doutorado. Tornou-se conhecido na comunidade médica devido aos excelentes resultados e domínio pratico do procedimento cirúrgico de Ross. Foi também um dos fundadores do Banco de Valvas Cardíacas Humanas da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, do qual hoje exerce a função de diretor-médico. Atualmente é professor titular do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, coordena o Núcleo de Enxertos Cardiovasculares da PUCPR, opera e realiza o acompanhamento de pacientes em vários hospitais de Curitiba.

Devido a sua vasta experiência e incansável busca por técnicas avançadas que possam proporcionar aos pacientes uma boa qualidade de vida em seu pós-operatório, Dr. Francisco Costa se tornou mundialmente conhecido. Através de aulas e palestras em congressos ele debate suas ideias e apresenta seus resultados notavelmente diferenciados para cirurgiões cardíacos de todo o mundo.

Cirurgião Cardíaco Dr. Francisco Diniz Affonso da Costa

Carreira médica[editar | editar código-fonte]

Costa estudou medicina na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Paraná (1982), na qual também concluiu mestrado em Medicina (Cardiologia - 1987) e doutorado em Medicina (Clínica Cirúrgica - 1994). É professor Livre-Docente pela Universidade Federal de São Paulo / Escola Paulista de Medicina (2001) e especialista em Cirurgia Cardiovascular pela Associação Médica Brasileira (2004). Atualmente é professor titular do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e coordena o Núcleo de Enxertos Cardiovasculares da PUCPR. Exerce a função de diretor-médico do Banco de Valvas Cardíacas Humanas da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Concentra sua linha de pesquisa nas áreas de cirurgia cardíaca, cirurgia de Ross e desenvolvimento de substitutos cardiovasculares. É membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular, acadêmico titular da Academia Paranaense de Medicina, Membro da European Association For Cardio-Thoracic Sugery (2014) e foi o 6º brasileiro na história da cirurgia cardíaca nacional a ser empossado como membro titular da AATS ( American Association for Thoracic Surgery). Além do único Banco de Valvas Cardíacas Humanas do Brasil, Francisco Costa dedicou seu trabalho ao estudo e acompanhamento de pacientes com Homoenxerto e Autoenxerto Aórtico. Foi um dos pioneiros no estudo da Cirurgia de Ross no Brasil. Atualmente, apoiado pela Pontificia Universidade Católica do Paraná e pela Santa Casa de Misericórdia de Curitiba, dirige em Curitiba um projeto de Desenvolvimento de pericárdio bovino descelularizado para uso como substituto tecidual.

Referências[editar | editar código-fonte]

[1] [2] [3] [4] [5] [6] [7]