Saltar para o conteúdo

Usuário(a):Dheivison Araujo da Silva/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Vitória Macedo
Dheivison Araujo da Silva/Testes
Vitória Macedo
Nascimento 1994 (30 anos)
Porto Alegre, Brasil
Nacionalidade Brasileira
Área Fotografia
Página oficial
www.behance.net/vicmacedo

Vitória Macedo (1994, Porto Alegre, Brasil) é uma artista visual brasileira. Macedo é graduada em Fotografia, artista gaúcha que constrói sua identidade como mulher negra através de seus trabalhos com olhar sensível. Nativa da região sul do país, tem o enfoque em potencializar suas obras através de suas experiências de vida, e com o objetivo de visibilizar a população negra que a muito tempo foi alvo de apagamento. [esta última afirmação é da artista? ou é um consenso historiográfico? creio que esta afirmação precisa de pelo menos duas fontes fiáveis, pois a discussão sobre o apagamento histórico de pessoas negras é bem ampla e importante - Dani]

Formada em 2019 pela Unisinos em Fotografia, já começou sua carreira com bastante entusiasmo, sendo finalista do 4º Prêmio Aliança Francesa de Arte Contemporânea (Porta Alegre RS, 2020) onde ficou na terceira posição, e foi umas das selecionadas para o 25º Salão Anapolino de Arte Contemporânea (Anápolis, GO, 2020).

Obras[editar | editar código-fonte]

llI - Todas as Mulheres do Mundo, Vic Macedo.

Todas as mulheres do mundo, 2020:[editar | editar código-fonte]

Uma narrativa futurista utópica onde mulheres se emanciparam deste planeta patriarcal e se dirigiram a outro com características semelhantes ao nosso chamado Ketu, ali desenvolveram o planeta mais avançado do sistema solar, estruturado nas valorizações da cultura africana. A artista se inicia com um impulso de desejo onde as mulheres possam ser valorizadas em sociedade, onde elas de fato tem segurança em seus ambientes de convivência sem se preocupar com violências e assédio.

[Precisa inserir mais hiperlinks em todo verbete, para que ele fique mais claro ao leitor. Por exemplo, o que é uma narrativa futurista utópica? será que o leitor vai saber o que é isso? você resolve esse problema colocando links nas palavras - Dani]

Correção de cor:[editar | editar código-fonte]

II - Correção de Cor, Vic Macedo.

Se tem uma analogia da imposição do corpo branco sobre o corpo negro, uma manipulação sistemática, ela apresenta uma observação do processo de branqueamento sobre varias culturas negras e as imposições eurocêntricas.

I - Maafa, Vic Macedo

Série fotográfica, Maafa:[editar | editar código-fonte]

Maafa, é um termo em suaíli que significa "grande desastre", utilizado para dar nome à dor histórica da diáspora africana. Nesta série Vitoria Macedo aborda o trágico capítulo do forçado transporte dos povos africanos para o Brasil, para serem escravizados, as fotografias demonstram a escolha de alguns pessoas, que decidem pular ao oceano atlântico, com o objetivo de voltar a suas terras, ou como um último ato de liberdade em suas vidas.

Nunca estivemos aqui, Vic Macedo.

Nunca estivemos aqui:[editar | editar código-fonte]

Retratos que buscam visualizar o apagamento da cultura negra no Rio Grande do Sul, com observação direta de uma falácia que dita que não há população negra no estado do extremo sul do país, ela busca corrigir essa falácia, demonstrando que tem sim.

Exposição[editar | editar código-fonte]

Premiações[editar | editar código-fonte]

  • 25º Salão Anapolino de Arte Contemporânea (Anápolis, GO, 2020)
  • 4º Prêmio Aliança Francesa de Arte Contemporânea,2020.

[As referências estão incluídas de forma errada no texto. Aqui neste link você tem um explicação de como inserir a referência em cada informação. Não basta que elas estejam listadas ao final, é preciso que elas apareçam no corpo do texto. - Dani]

Referências

  1. [Unisinos][Unisinos]
  2. [da Nítida fotografia][acessado as 14:58 em 04 jun. 2022. online]
  3. [Prefeitura de Porto Alegre][acessado as 14:59 em 04 jun. 2022. online]
  4. [Prêmio Aliança Francesa de Arte Contemporânea][acessado as 14:56 em 04 jun. 2022. online]
  5. [5º Prêmio Aliança Francesa de Arte Contemporânea][acessado as 14:55 em 04 jun. 2022. online]
  6. [Catalogo O que resta após][acessado as 14:54 em 04 jun. 2022. online]
  7. [2019 Bienal Black Brazil Art][acessado as 14:54 em 04 jun. 2022. online]
  8. [O Jornal da Universidade da UFRGS][acessado as 14:53 em 04 jun. 2022. online]