Usuário(a):Enricoscope/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Olimpíadas[editar | editar código-fonte]

Olimpíadas (776 a. C.) são o maior evento esportivo do mundo, em que países dos cinco continentes se reúnem para competir em diversas modalidades. Acontecem de quatro em quatro anos e são divididas entre edições de inverno e verão. Atletas com deficiência disputam nas Paralimpíadas. A promoção da paz, integração e a união entre os países compõe o principal objetivo dos Jogos Olímpicos.

Olimpíadas na Antiguidade[editar | editar código-fonte]

Elas surgiram por volta de 776 a. C. na cidade grega de Olímpia (por isso os jogos receberam esse nome). Na Antiguidade, como os jogos eram ligados a religião, os gregos homenageavam Zeus o rei dos deuses na mitologia grega. As competições aconteciam em momentos de trégua, pois naquela época eram comuns conflitos entre cidades-estados gregas. A trégua era decidida dois messes antes dos jogos, que também ocorriam a cada quatro anos na mesma cidade de Olímpia.

Mulheres, escravos e estrangeiros eram proibidos de competir e assistir aos jogos. Era dado aos vencedores uma coroa de oliveira, que representava a soberania moral e espiritual dos jogos.

Coroa de oliveira dada para os campeões nas Olimpíadas da Antiguidade.

As Olimpíadas Modernas[editar | editar código-fonte]

As Olimpíadas modernas foram elaboradas pelo pedagogo e esportista francês Barão Pierre de Coubertin. A primeira edição dos Jogos Olímpicos modernos foi realizada na cidade de Atenas, em 1896. Participaram 14 países e 241 atletas homens, pois as mulheres eram proibidas de competir. Atletismo, ciclismo, esgrima, ginástica, halterofilismo, luta, natação e tênis foram as modalidades participantes. As Olimpíadas só não foram realizadas nos anos de 1916, por causa da Primeira Guerra Mundial, e em 1940 e 1944, devido à Segunda Guerra Mundial.

Em 2016, a cidade do Rio de Janeiro sediou as Olimpíadas. Mais de 10 mil atletas concorreram em 41 modalidades esportivas. Nessa edição, o golfe e o rúgbi voltaram a participar dos jogos, ambos os esportes não participavam desde 1924. A cerimônia de abertura é um grande evento que abre as Olimpíadas. Nela ocorrem apresentações artísticas de diferentes estilos, geralmente enfatizando as características do país que está sediando a edição.

Olimpíadas no Rio de Janeiro em 2016.


Atualmente, 46 esportes participam das competições enquanto modalidades olímpicas. Os mais recentes são o skate, surfe, escalada, beisebol e karatê.

Símbolos Olímpicos[editar | editar código-fonte]

Aros: os cinco aros que compõem a bandeira olímpica representam, cada um deles, os cinco continentes do mundo. As cores azul, amarelo, preto, verde e vermelho são comuns nas bandeiras dos países que fazem parte do COI (Comitê Olímpico Internacional).

Tocha olímpica: a cada edição dos jogos, a tocha sai da Grécia e é transportada por diversos atletas até chegar à cerimônia de abertura. Acender a chama da tocha representa o início da celebração das Olimpíadas. O ato simboliza paz e amizade. Com a tocha, a pira olímpica é acendida, e é apagada apenas ao final dos jogos.

Mascote: a primeira mascote olímpica foi o cachorro Waldi, da raça Dachshund, nos jogos de Munique em 1972. As mascotes fazem lembrar a alegria e amizade, e são definidos de acordo com as características de cada país em que estão ocorrendo os jogos.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

  1. Londres sediou em 1908 a Olimpíada mais longa da história. Os jogos aconteceram entre 27 de abril e 31 de outubro;
  2. Em 1920 foi hasteada a bandeira olímpica, pela primeira vez, na cidade de Antuérpia, na Bélgica;
  3. Maria Lenk foi a primeira mulher brasileira a competir em uma Olimpíada, no ano de de 1932, na cidade de Los Angeles;
  4. As línguas inglesa e francesa são as oficiais das Olimpíadas. Elas são complementadas pela língua da cidade em que acontecem os jogos;

Referências[editar | editar código-fonte]

AFONSO, Lucas. "Olimpíadas (Jogos Olímpicos)"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/educacao-fisica/olimpiadas.htm. Acesso em 25 de fevereiro de 2024.