Usuário(a):Gboex/GBOEX GRÊMIO BENEFICENTE

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

GBOEX Grêmio Beneficente

O GBOEX-Grêmio Beneficente é uma Entidade Aberta de Previdência Complementar Sem Fins Lucrativos, com sede e foro na cidade de Porto Alegre, capital do estado do Rio Grande do Sul, fundado em 24 de maio de 1913.  Nasceu, com o propósito de amparar financeiramente as famílias de associados militares falecidos na guerra, por meio de produtos previdenciários, risco e sobrevivência. Em 1951, o GBOEX foi considerado uma Entidade de utilidade pública pelo presidente Getúlio Vargas. Neste ano tornou-se uma Sociedade consignatária (Lei nº 1.316 de 20/01/1951). Em 1965, o GBOEX, expandiu sua área de atuação, ampliando o seu atendimento para o público em geral.

1.História

1.       Nasce o Gboex

O GBOEX foi idealizado por professores do Colégio Militar de Porto Alegre (CMPA), singular e importante instituição de ensino do Exército Brasileiro.

Sediado no Velho Casarão da Várzea – portentoso prédio que faz parte do patrimônio histórico da cidade de Porto Alegre.

O seu início foi marcado por um grupo de professores militares, que  tomaram a decisão de não permanecer indiferente à necessidade de proteção das famílias dos militares.

Esses idealistas resolveram agir e planejaram a criação de uma instituição previdenciária que desse suporte aos oficiais do Exército. No dia 18 de maio de 1913, fizeram uma reunião preparatória para discutir a criação do Grêmio dos Officiaes Reformados, conforme consta em ata. Seis dias após a reunião preparatória, no dia 24 de maio de 1913, na Sociedade Leopoldina, os mesmos oficiais reuniram-se novamente, mas desta vez para criar oficialmente o Grêmio dos Officiaes Reformados (embrião do GBOEX). O GBOEX foi idealizado com o intuito de proteger a família militar, particularmente àquelas cujos militares fossem convocados para a guerra. O primeiro presidente foi o General João Menna Barreto; secretário – o General João Nabuco; e tesoureiro – o Coronel Carlos Oceano da Silva.

1.2.  A Primeira Casa - A Década de 1930

Nessa década, o GBOEX daria um importante passo. Pela primeira vez na sua história conseguiu conquistar uma sede própria. Era o edifício Tuyuty (esquina da Riachuelo com Caldas Júnior), adquirido em 28 de setembro de 1937, e que foi restaurado no ano de 2007. Construído nos anos 20, esse prédio marcou de forma significativa a evolução arquitetônica de Porto Alegre. Mesclando elementos barrocos, neoclássicos e de artnoveau, sua fachada possui curvas, florões, medalhões, balaústres, sacadas, pilastras, indicativos que permeiam esses vários estilos. Hoje é considerado patrimônio histórico da cidade.

Em 1975 iniciou-se a construção da sede atual do GBOEX, o Edifício General Itacyr, sendo inaugurado em 1978. Esse moderno edifício tem 10.066 m2 construídos, distribuídos em 16 pavimentos. Localizado na Avenida Sete de Setembro, 604, no coração financeiro de Porto Alegre, é dotado de conceitos arquitetônicos vanguardistas e arrojados que refletem a pujança e a busca pela modernidade da entidade.

1.3.   Alterações no Estatuto

No mesmo ano em que o Brasil entrou na 2ª Guerra Mundial (1942), no dia 19 de setembro, foi aprovado o Estatuto que modificava sua razão social para Grêmio Beneficente de Officiais do Exército, surgindo a sigla que até hoje caracteriza a Entidade GBOEX. Esse estatuto preconizava que a empresa seria administrada por uma Assembleia Geral, um Conselho Deliberativo, uma Diretoria Executiva e um Conselho Fiscal.

E em outubro de 2000, foi realizada uma Assembleia Geral Extraordinária (AGE) no Ginásio Osmar Barcellos – “Tesourinha”, em Porto Alegre-RS, na qual foi votado e aprovado o novo Estatuto do GBOEX, dando continuidade ao planejamento estratégico que orientou a empresa no início deste século XXI.

Em 1981, no dia 29 de abril,  a razão social passou a denominar-se GBOEX – Grêmio Beneficente.

A partir de 1989, é instituído o novo logotipo da Entidade com a nova denominação: GBOEX – Previdência Privada. Em 2013, no ano do seu centenário, o logotipo novamente foi modificado sem alteração de sua razão social.

Seu novo Estatuto Social foi aprovado em assembleia realizada em 11 de agosto de 2016, publicado no Diário Oficial em 04 de novembro de 2016 e retificado em 27 de março de 2017.

2 - O Conselho Deliberativo

No dia 13 de novembro de 1942, na Rua Paysandu, nº 375, no centro de Porto Alegre-RS foi criado o primeiro Conselho Deliberativo do GBOEX. Foram trinta os conselheiros empossados. Mais tarde, os Coronéis Lafaiete Cruz e Luiz Gonzaga Borges da Fonseca foram eleitos Presidente e Vice-presidente pelos votos dos conselheiros em Assembleia Geral.

O Conselho se firmou como base organizacional indispensável para o funcionamento do Grêmio. Este órgão superior administrativo possui poderes normativos de fiscalização e controle, do qual são originárias as diretrizes que compõem a política da Entidade.

Atualmente o Conselho é formado pela:

- Mesa diretora:

- Presidente;

- Vice-Presidente e Secretário;

- Duas comissões permanentes: Comissão de Controle da Administração e Comissão de Economia e Finanças.

3 - Desenvolvimento Empresarial

Devido a sua natureza jurídica, o GBOEX está autorizado a trabalhar  com planos de caráter previdenciário.

Especialista em previdência de risco, o Pecúlio. Atua com seguro de pessoas, por meio de parcerias estratégicas com grandes grupos seguradores.

A definição brasileira de Pecúlio está estabelecida no art.22, §1º, do decreto nº 81.402/78, que regulamenta a lei 6435/77.

§1º  - Pecúlio é o capital a ser pago de uma só vez ao beneficiário quando ocorrer a morte do subscritor, na forma estipulada no plano subscrito

Preocupados em oferecer mais benefícios aos seus associados, desenvolveu uma rede de empresas credenciadas, nascendo assim a sua Rede de Convênios.

Em 1977, o GBOEX foi uma das primeiras organizações do gênero a adaptar-se às normas do Governo Federal quanto às Entidades de Previdência Privada no país, liderando o movimento de modernização das grandes empresas de seguros e previdência e atuando na vanguarda dessas mudanças. Houve, concomitantemente, um grande avanço tecnológico na empresa, acompanhando a expansão de seus produtos.

4 - Responsabilidade Social

A empresa sempre acreditou em indivíduos e instituições comprometidas com a verdade e o bem-estar de todos. Por isso, em 2009,  sabendo da sua responsabilidade social  , criou a campanha chamada Ambiente Responsável, com o objetivo de desenvolver e divulgar ações que viabilizem a sustentabilidade para todos.  Reafirmando seu compromisso com a sociedade, tornou-se como mantenedora de alguns projetos sociais como a Associação Gaúcha de Equoterapia – AGE-RS, Banco de Alimentos, Programa de Auxílio Comunitário ao Toxicômano (PACTO) em Porto Alegre- RS, como parte do programa de Política de Sustentabilidade.

Por meio de suas filiais, participa de outras ações no Brasil.

5 - Centenário

O ano de 2013 constitui-se num marco para a Entidade. Nesse ano o GBOEX completou 100 anos de existência, caracterizados pela evolução constante, porém sempre conservando seus valores mais caros: tradição, solidez e segurança. A importância dada às pessoas é outro grande diferencial da empresa: associados, corretores de seguros, colaboradores, prestadores de serviço e todos que se relacionam direta ou indiretamente são respeitados e valorizados. Homens e mulheres que trabalharam com afinco e amor para transformar o GBOEX em uma das maiores Entidades Abertas de Previdência Complementar sem fins lucrativos do Brasil.

A essência do GBOEX desde sua criação é proteger o futuro de muitas famílias fazendo frente aos imprevistos.

6 – Princípios

Filosofia - A gestão empresarial da entidade, conduzida com qualidade e melhoria contínua dos processos, procura oferecer a seus associados um atendimento personalizado, baseado na transparência em todos os momentos de interação.

Missão – Oferecer a pessoas físicas e jurídicas produtos previdenciários, caracterizados pela confiabilidade e atratividade, e um atendimento personalizado resultantes do gerenciamento e da melhoria contínua de seus processos.

Visão e Valores – O GBOEX tem a visão de ser reconhecido como a entidade aberta de previdência complementar absolutamente mais confiável do mercado em virtude dos valores de tradição, solidez e segurança.

7- Conquistas

O GBOEX, de acordo com os números divulgados pela Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), tradicionalmente lidera o ranking do segmento das  Entidades Abertas e

Previdência Complementar Sem Fins Lucrativos, contribuindo com mais de 50% de participação de marcado.

Entre as premiações tradicionalmente conquistadas, destacamos algumas:

Marcas de Quem decide - As marcas mais lembradas e preferidas do Rio Grande do Sul.

Prêmio Quality - reconhecimento para quem se destaca e contribui efetivamente para o desenvolvimento socioeconômico do País.

Gaivota de Ouro - reconhecimento para as empresas, os produtos, os serviços e pessoas que contribuem para o crescimento e o fortalecimento do setor.

Segurador Brasil - reconhecimento por meio de avaliação dos Melhores Desempenhos das seguradoras (resultados globais e por ramos)

Top Of Mind - pesquisa realizada anualmente pelo instituto Datafolha e que premia as marcas mais lembradas pela população brasileira

500 maiores do Sul - reconhecimento às principais empresas da região na melhor condução de seus negócios

Troféu JRS - reconhecimento aos destaques do mercado segurador

Top de Marketing ADVB - indicação para as melhores estratégias e práticas mercadológicas.

Top consumidor - reconhecimento às empresas com as melhores práticas no atendimento, no respeito ao consumidor e na condução satisfatória da solução de eventuais problemas com o cliente.

8- Referências https://jrs.digital/2018/05/23/gboex-105-transformando-historias-de-vidas%E2%80%8B/ http://revistasegurototal.com.br/revista-seguro-total-edicao-188/ https://www.gboex.com.br/ http://segurogaucho.com.br/index.php/noticias/interna/confrasol-e-gboex-entregam-doacoes-para-o-imama-12265?uf=RS http://segurogaucho.com.br/index.php/noticias/interna/rede-de-convenios-gboex-confira-as-opcoes-para-o-natal-12351?uf=RS