Usuário(a):Grupo ST3 UNIVESP/Testes
Grupo ST3 UNIVESP/Testes | |
---|---|
O programa Mãos que Ajudam, uma proposta de permanente ajuda humanitária e de serviço à comunidade, foi criado pela Ingreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. São milhares de membros e amigos da Igreja, que trabalham voluntariamente, em parceria com empresas privadas, órgãos do governo, organizações do 3º setor e outras instituições religiosas.
História
[editar | editar código-fonte]A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias foi oficialmente organizada em 1830, nos Estados Unidos, em Fayette, Nova York, por Joseph Smith. Neste mesmo ano, o organizador da Igreja publicou o Livro de Mórmon, um outro testamento de Jesus Cristo, encontrado com o auxílio do profeta ressureto Morôni e contém escritos religiosos de civilizações da antiga América. Sua missão é restabelecer a Igreja originalmente criada por Cristo com a restauração da autoridade do Sacerdócio.
O programa Mórmon Mãos Que Ajudam reúne os membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias e seus vizinhos para realizar serviços comunitários. Esses voluntários vestidos com seus coletes amarelos com o logotipo do programa ajudam pessoas cuja vida foi afetada por desastres naturais e outras emergências. Os voluntários do Mãos Que Ajudam também fazem parcerias com organizações governamentais e organizações sem fins lucrativos e melhoram a comunidade onde vivem.
É um movimento que reflete o propósito missionário dos Mórmons que tem nas Missões o seu aspecto mais conhecido da sociedade em geral. É muito comum, principalmente nas grandes cidades ao redor do mundo, encontrar jovens andando pela rua com camisa branca, calças pretas e suspensório e um crachá preto com um nome escrito em letras brancas.
O programa foi estabelecido em 1998, na América do Sul e já se espalhou pelo mundo. Em agosto do ano 2000 chegou ao Brasil. As ações realizadas pela Igreja já beneficiaram todas as capitais da federação e cerca de 200 outras cidades. Reformas em escolas públicas; assistência a hospitais, orfanatos, creches e asilos; recuperação e limpeza de praças, parques e praias e doação de sangue, além de mão de obra voluntária e ajuda material em situações de emergência e calamidade pública têm sido alguns dos campos de atuação.
Em dezembro de 2001, a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias foi reconhecida pela ONU - Organização das Nações Unidas - pelo serviço voluntário que realiza no Brasil.
Em 2014 foi criado o aplicativo para smartphones “Mãos que ajudam” que tem como função permitir que o usuário interaja com o programa publicando fotos, fazendo contato, vendo vídeos dos projetos, facilitando a comunicação dos quem desejo de participar como voluntários ou de entidades que queiram estabelecer parcerias.