Saltar para o conteúdo

Usuário(a):Gustavo Souza Cruz/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.




Projeto Corredor Cultural - Franca/SP[editar | editar código-fonte]

INTRODUÇÃO.

    Ângela Maria Pimenta, Doutora em Engenharia Geológica pela instituição de ensino PROLAM/USP, especializada em conhecer e integralizar os diferentes aspectos sociais, econômicos e culturais entre o Brasil, e os demais países da região.
Fundadora do Projeto “Corredor Cultural”, que têm a colaboração de alguns parceiros para elaborar atividades culturais que beneficie a comunidade.


Projeto em PRÁTICA.

    A concretização e o início deste projeto se iniciaram no ano de 2012, por conta das grandes ondas de expressões culturais que temos em nossas regiões. Diante desta maré um grupo se reuniu e fundamentou o projeto que leve de maneira itinerante este espetáculo a comunidade, em qualquer vilela da cidade. Assim espalhando livremente o conceito de cultura, a vivência entre elas e o respeito a estas crenças.
    O intuito proposto é expressar como podemos ser melhores, convivendo com as variedades culturais e que a expansão destes conhecimentos nos permite maior autonomia como cidadãos.


Simplificando nossa IDEOLOGIA.


     O Corredor Cultural de Franca tem como objetivo realizar como já enunciado, realizar pelas praças e ruas da cidade de Franca/SP acontecimentos sócio culturais que visam agenciar a produção comum da cidadania e da democracia, por meio de uma prática acolhedora e participativa, utilizando-se para tanto, da arte e da cultura em suas múltiplas manifestações e expressões: dança, teatro, literatura, poesia, cinema, artes plasticas, oficinas e atividades de formação. Tudo isto no sentido de contribuir para o desenvolvimento dos cidadãos francanos através de um processo constante e permanente de busca de autonomia e conscientização de capacidades pessoas e coletivas para criar, inventar, construir, enquanto sujeitos relacionados com outros sujeitos e com o mundo uma sociedade livre e aberta, justa solidária e sustentável. Seus trabalhos e lutas são caracterizadas pela busca de uma CIDADE EDUCADORA, harmônica e equilibrada.
    Sendo um grupo sem fins lucrativos, sendo assim ausente das parcerias com entidades públicas ou financeiras, porém nossa sustentabilidade são as doações da comunidade, que nos privilegiam com materiais que irão agregar nossas ferramentas de trabalho.
Corredor Cultural Franca/SP - Feiras


Corredor Cultural Franca/SP - Teatro


Corredor Cultural Franca/SP - Danças


A METODOLOGIA como Ferramenta.

    Com a diversidade de público existente que temos, cada um com seus desejos e anseios o método de aproximação que aplicamos é integralização destes públicos diretamente em um só ambiente onde todos ali poderão relacionar diretamente sua expressão cultural.


Alguns dos nossos SUB-PROJETOS nas exposições.


• BIBLIOTECA NÔMADE

Tem por objetivo acompanhar os acontecimentos do Corredor Cultural e oferecer seus serviços de locação de livros à população. Dispondo estes serviços também a Centros Comunitários, Grupos Artísticos Culturais, Escolas e demais interessados. O acervo da biblioteca constituiu-se por meio de doações e esta sempre aberto á novas colaborações.


Corredor Cultural Franca/SP - Apoio a Leitura


• VER-A-CIDADE

Seu proposito é fomentar a produção áudio visual na cidade. O objetivo especifico da proposta é exibir narrativas curtas audiovisuais criativas (Vídeo, películas, animação, câmeras de celular) relacionados a ampliação do debate fundamental sobre a cidade de Franca e seus diversos contextos, e mobilizar a população em geral: estudantes, professores, ativistas, artistas amadores e profissionais a utilizar a linguagem cinematográfica para expressar=se e comunicar nosso contexto atual na cidade, promovendo a crítica dos outros e de nós mesmos.








Nossa CONTEMPLAÇÃO com o Bolsa Cultura.

    Com 15º edição  expostas à comunidade desde que iniciamos, sem contribuições financeiras, em Julho de 2014 o Programa Bolsa Cultural da Prefeitura de Franca nos contemplou por edital com tal valor concedido, e com esta proposta o Corredor Cultural irá disponibilizar quatro edições especias em parceria com a FEAC (Fundação Esporte, Arte e Cultura).
    O Tema destas edições ficou definido como: "Venham Conferir è $ Publico", e suas exposições serão realizadas em algumas das principais praças da cidade com atividades culturais.
Reunião do Grupo com a Feac - Em estudos para Contemplação do Bolsa Cultural.
Fontes de Informações:[editar | editar código-fonte]
http://spressosp.com.br/2014/03/13/cena-cultural-de-franca-e-revitalizada/[editar | editar código-fonte]

http://www.franca.sp.gov.br/portal/noticias/feac/bolsa-cultura-2014-e-o-maior-ja-realizado-no-municipio.html







...Nossa CAMINHADA para 18º EDIÇÃO (FEAC) ...

    Com a parceria e a gratificação, já foram realizados duas das edições em comprometimento com a fundação, buscando construir um espaço de realização para todas as faixas etárias e com temas sócio-educativos que fortaleça e contribua para um desenvolvimento da Cidadania.


- 16º Edição - 31/08/2014;

- 17º Edição - 21/09/2014;

- 18° Edição - 19/10/2014;

17° Exposição Corredor Cultural Franca/SP 21/09/2014.
17° Exposição Corredor Cultural Franca/SP 21/09/2014.