Usuário:IJzeren Jan/Ill Bethisad

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Ill Bethisad é um projeto contínuo e colaborativo de história alternativa que tem atualmente cerca de 30 participantes; foi originalmente criado por Andrew Smith da Nova Zelândia.

Em vez de possuir um ponto de divergência central, Ill Bethisad tem vários:

  • O latim desenvolveu-se dando origem a línguas românicas nas Ilhas Britânicas (Gales, Inglaterra ocidental e Escócia) e na Europa Central (Polônia e Eslováquia) do mesmo modo que na França e na Europa continental. A palavra nativa que designa a língua francesa é Francien, não Français.
  • Uma língua germânica assemelhada ao tcheco desenvolveu-se na Boêmia e Silésia, sob pressão da nobreza Habsburg, que queria um idioma unificado em seu território. O tcheco ainda existe, mas é uma língua menor como o sorbo. É interessante notar que o croata acabou ficando muito parecido a tcheco e eslovaco (de nosso mundo, visto que em Ill Bethisad não existem).
  • Os bolchevistas da Rússia foram derrotados pelo Exército Branco, produzindo um governo nacionalista.
  • Napoleão não atacou a Rússia nem foi derrotado em Waterloo.
  • As Partições de Veneda (alternativa histórica à Polônia) foram interrompidas por Napoleão, e a Comunidade Venedo-Lituana existe como "República das Duas Coroas", num território aproximadamente equivalente à Polônia, Lituânia e Prússia Oriental inter-guerras. Uma diferença é que os venedos são católicos como os poloneses, enquanto que os lituanos nunca se converteram ao catolicismo.
  • A Revolução Americana não ocorreu e os EUA não existem da forma como os conhecemos; o Império Britânico ainda existe.
  • O Brasil é a "União Lusoamericana", composta de cinco países independentes (incluindo o Uruguai).
  • Os territórios franceses na América do Norte não foram perdidos para a Inglaterra. Existem em Ill Bethisad a República da Luisiana, a Nova França e o Império de Santo Domingo.
  • A Suécia, a Noruega, a Dinamarca, a Islândia e outros países nórdicos formaram a União Escandinava, que concorre com o Império Britânico.
  • Ao contrário da maioria dos universos construídos, há em geral mais países independentes que no nosso mundo.

Línguas construídas desempenham um importante papel em Ill Bethisad. Até agora participam mais de vinte idiomas em diferentes etapas de construção. Entre as línguas faladas em Ill Bethisad estão Brithenig[1] (românico galês), Breathanach (românico irlandês), Wenedyk (românico polonês) e Xliponiano (idioma românico da Xlipônia). O próprio nome Ill Bethisad é "o universo" em Brithenig, um decalque do Galês bydysawd.

Também são exploradas e utilizadas tecnologias que caíram em desuso ou deixaram de se desenvolver em nosso mundo. Exemplo: os zepelins ainda estão em uso para finalidades de guerra ou paz. Os computadores não são altamente desenvolvidos, e não há "Vale do Silício" na América do Norte, mas os centros de tecnologia da informação encontram-se na Irlanda.

Devido ao grande número de participantes, Ill Bethisad funciona com dois princípios dominantes:

  • Quod Scripsi, Scripsi: O que está escrito está escrito. Por causa da natureza coletiva do grupo, alterações propostas de material anteriormente "canônico" estão sujeitas a revisão por todos os membros. É uma forma de controlar e canalizar as energias criativas de todos; protege as coisas que já foram elaboradas; ajuda a criar continuidade entre todas as linhas que compõem a tapeçaria, e ajuda a garantir que a tapeçaria tenha aproximadamente a mesma forma em ambas as extremidades.
  • Quod Assumpsi, Assumpsi: O que é assumido é assumido, significando que, a não ser que seja feita uma proposta sobre uma determinada região do universo de Ill Bethisad, ela é igual à que existe em nossa linha do tempo. Isto serve tanto para proteger o trabalho dos participantes quanto para manter áreas inexploradas em aberto, para envolver outros participantes.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Categoria:Histórias alternativas