Saltar para o conteúdo

Usuário(a):Isabellawt/Testes/Texto 2

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Resenha do Texto "Nova Direita? Guerras de Memória em Tempos de Comissão da Verdade" de Mateus Henrique de Faria Pereira


O texto trata das discussões em torno do verbete "ditadura militar" na wikipédia. O autor demonstra como, a partir da página de discussão do site, pode se perceber como ainda existe uma comunidade de atores que costumam estar ligados a ditadura e que negam os efeitos de tal acontecimento.

O texto costuma mostrar como essas tentativas de revisionismo da ditadura surgiram com mais força após o estabelecimento da Comissão Nacional da Verdade. Assim, o autor demonstra que essa comunidade objetiva o apagamento da memória da ditadura militar como um período que marcou violentamente a história brasileira. Procuram, desse modo, legitimar esse acontecimento a partir de teorias infundadas, uma delas, por exemplo, defendia que o golpe teria sido necessário como uma contra revolução que salvaria o Brasil de uma revolução comunista.

Faria Pereira identifica esse grupo como uma comunidade de memória que se organiza na rede com o intuito de apagar a memória de violência que está ligada ao que foi o evento da ditadura militar. O autor identifica os membros dessa comunidade como defensores do autoritarismo. Por fim, o texto apresenta que a organização dessa comunidade de memória só é possível por conta da lei da anistia e do cenário de impunidade que marcaram o fim do processo ditatorial brasileiro. Assim, defende a Comissão Nacional da Verdade como uma instituição necessária para fortalecer na memória brasileira a violência que representou o período militar.

Para concluir, gostaria de dizer que achei a temática do texto interessante. No entanto, ele me pareceu um pouco confuso no que cabe à definição de certos termos como "revisionismo" e "negação". As definições apresentadas pelo autor me pareceram um pouco vagas.