Saltar para o conteúdo

Usuário(a):Isabellawt/Testes/Texto 5

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Resenha do Texto As Relações de Poder Entre Editores da Wikipédia de Paulo Henrique S. M. SERRANO


Serrano começa o texto tratando da hierarquia que existe entre os participantes da Wikipédia. Na base estão os editores que não estão cadastrados, seguidos pelos usuários cadastrados, mediadores, conselho de arbitragem, administradores, burocratas e, por fim, o próprio fundador do site.

O autor segue, então, apontando que nas páginas de discussão dos artigos da Wikipédia, os argumentos que costumam ser mais considerados são aqueles que estão de acordo com os cinco pilares da Wikipédia. Assim, trata desses cinco pilares procurando destacar discussões nas páginas da Wikipédia em que esses se façam presentes.

O primeiro pilar da Wikipédia é que a plataforma é uma enciclopédia. Ou seja, seus artigos visam a objetividade e a cientificidade. Não sendo um local para opiniões, nem para experiências pessoais.

O segundo pilar é que o site visa a imparcialidade. Os artigos devem buscar ser neutros e, quando possível, apresentar variados pontos de vista sobre o mesmo assunto. Além disso, a indicação das fontes é sempre necessária.

O terceiro pilar da Wikipédia é que a Wikipédia é um domínio aberto, em que qualquer um pode escrever.

O quarto pilar é que é importante manter o respeito entre todos os participantes da Wikipédia. É necessário evitar as guerras de edições e se controlar em torno de disputas na página de discussão. Este pilar também se refere à proibição do uso de "sock puppets", ou seja, da manipulação de disputas no fórum por meio da utilização de contas fantasmas.

O quinto e último pilar se refere a ausência de outras regras na Wikipédia além desses cinco pilares. Não é necessário que o editor tenha medo de modificar um artigo porque o site comporta um histórico daquilo que já foi escrito e qualquer alteração ruim, pode ser concertada. No entanto, não se pode esquecer, que tudo que se escreve na plataforma será armazenado pelo site.

O autor fecha o artigo destacando como nas discussões da Wikipédia os argumentos que são mais levados em consideração são os que estão ligados aos pilares fundamentais da plataforma.

Para concluir, gostaria de dizer que achei que o texto se utiliza de recursos que dificultam a compreensão do leitor, como, por exemplo, os gráficos e a menção a uma discussão teórica que não é aprofundada.



Resenha Texto Cooperação Conturbada: Quem São e Por Que Brigam os Editores da Wikipédia em Português de Bernardo Esteves


O texto trata de como funciona a Wikipédia voltando-se pra página de língua portuguesa. Ele fala que o site é de domínio aberto e qualquer um pode participar, e que cada artigo conta com uma página de discussão onde estão os debates a respeito de que informações devem ou não estar na página e como essas informações devem ser organizadas. O texto também fala da importância das informações estarem associadas a fontes publicadas.

O autor aponta o site como um espaço de disputa entre os vários usuários que procuram fazer valer suas opiniões sobre como as páginas devem ser editadas. Ao tratar desse aspecto, cita alguns casos de disputas entre os colaboradores da Wikipédia de língua portuguesa. Também menciona algumas estratégias que os editores usam para fazer valer as suas edições. Estratégias nem sempre "corretas", como por exemplo, a utilização de "sock puppets" para a manipulação do debate no fórum de discussão. O "sock puppets" consiste na manipulação do resultado da discussão através da utilização de contas falsas de um mesmo usuário.

Esteves também menciona as oposições à Wikipédia que a consideram uma fonte de pesquisa duvidosa, uma vez que não conta com critérios de avaliação oficial de especialistas em cada área. No entanto, o texto questiona esse argumento ao destacar o compromisso dos usuários do site com o aprimoramento das publicações. Além disso, menciona como a primeira enciclopédia moderna escrita por Diderot e d’Alembert também teve sua legitimidade questionada.

Por fim, o texto menciona o projeto da Wikipédia na universidade, mencionando a disciplina sobre Wikipédia lecionada pela professora Juliana Bastos na UNIRIO. Destaca esse projeto como iniciativa importante para a contribuição com artigos acadêmicos nesse site.

Para concluir, gostaria de dizer que achei essa reportagem muito interessante porque ela trata de forma detalhada de como funciona a Wikipédia de língua portuguesa, contando com depoimento dos próprios usuários.