Saltar para o conteúdo

Usuário(a):Júlia 1975/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Beleza Natural[editar | editar código-fonte]

O Instituto Beleza Natural é maior rede especializada em cabelos crespos, cacheados e ondulados do Brasil.

  • As cofundadoras
    • Zica Assis
      • Trajetória
      • Prêmios
      • Inspiração de novela
    • Leila Velez
      • Trajetória
  • A empresa
    • Criação
    • Presença no mercado

As cofundadoras[editar | editar código-fonte]

Zica Assis[editar | editar código-fonte]

Trajetória[editar | editar código-fonte]

Heloísa (Zica) Helena Belém de Assis Marinho (1960,Rio de Janeiro),é cofundadora e sócia do Instituto Beleza Natural, maior rede especializada em cabelos crespos, cacheados e ondulados do Brasil.

Heloísa Assis, mais conhecida como Zica Assis, é a sétima filha de uma família de 13 irmãos. Nasceu na comunidade do Catrambi, perto da Tijuca, no Rio de Janeiro.Aos 9 anos de idade Zica começou a trabalhar, desenvolvendo diversas atividades: foi babá, empregada doméstica, faxineira e vendedora de produtos de porta em porta. Desde pequena, Zica cultivou grande apreço por seu cabelo black, mas quando começou a trabalhar como empregada doméstica, viu-se obrigada a alisá-lo, pois seu cabelo muitas vezes era associado à sujeira e desleixo. Durante a adolescência Zica experimentou diversos tipos de alisantes. Nos anos 90, os únicos tratamentos que existiam eram para alisar os fios. Aos 21 anos começou a estudar para ser cabeleireira, pois acreditava que, ao conhecer melhor o seu cabelo, poderia cuidar dele apropriadamente. Assim, depois de 10 anos estudando os fios crespos, misturando e testando cremes e produtos, Zica chegou à fórmula que deixou seus cabelos mais hidratados e definidos, e decidiu compartilhar sua descoberta com as outras mulheres de sua comunidade.

Inspiração de novela[editar | editar código-fonte]

A personagem Monalisa, interpretada por Heloísa Périssé na novela Avenida Brasil, foi inspirada em Zica Assis, fundadora do Instituto Beleza Natural; na novela, a cabeleireira Monalisa tinha um produto com fórmula secreta para ali.

Prêmios[editar | editar código-fonte]

  • Por seu trabalho, Zica foi eleita, em 2006, uma das dez Empreendedoras do Novo Brasil, prêmio concedido pela revista Você S.A e pelo Instituto Empreender Endeavor.
  • Ainda em 2006, ela foi eleita Empreendedora do Ano, na categoria Emerging, pela Ernst & Young.
  • Em 2007, Zica foi eleita a Mulher mais Influente do Brasil, na categoria Empreendedorismo, pelo Jornal do Brasil e pela Gazeta Mercantil.
  • Em 2012, ganhou o Prêmio Claudia, da Editora Abril, na Categoria Negócios.
  • Em 2013, entrou para a lista das 10 Mulheres de Negócio Mais Poderosas do Brasil, da Revista Forbes internacional, mesma lista onde estão a modelo Gisele Bündchen, a presidente da Petrobras Maria das Graças Silva Foster e a presidente do Instituto Ayrton Senna, Viviane Senna.
  • Também em 2013, foi escolhida Empreendedora do Ano pelo Estadão PME.

Leila Velez[editar | editar código-fonte]

Trajetória[editar | editar código-fonte]

Filha de pai porteiro e mãe lavadeira, Leila começou a trabalhar como atendente numa rede de sanduíches fast-food.

A empresa[editar | editar código-fonte]

O Instituto Beleza Natural é uma cadeia de salões de beleza e produtos de cabelo com foco em consumidores da classe C. A empresa ganhou notoriedade após desenvolver produtos e serviços inovadores e exclusivos para cabelos crespos, cacheados e ondulados.

Criação[editar | editar código-fonte]

Na época, Zica já era mãe de três filhos e precisou concilia a família com o negócio.

O primeiro investimento na empresa eu-se com a venda do fusca-táxi de Zica: o dinheiro obtido com a venda do único bem de sua família, junto com alumas economias de Rogério Assis, irmão de Zica, e Leila Velez, somaram o necessário para, em 1993, inaugurar a primeira unidade do Instituto Beleza Natural, na comunidade do Catrambi, na cidade do Rio de Janeiro. No início, as sócias não dispunham dinheiro para pagar por anúncios de sua empresa. Assim, decidiram fazer pequenos cartazes e colá-los nos vidros dos ônibus que circulavam pela Tijuca. Os cartazes atraíram os primeiros clientes: ainda que não tenha sido muitos, começaram a falar sobre o salão pela vizinhança. Em pouco tempo as ilas começaram a se formar na porta do salão, fazendo com que a equipe chegasse a trabalhar até meia noite nos dias de maior movimento. Em alguns meses, a fila começava a se formar duas horas antes da abertura do salão, o que demandou a distribuição de senhas (que acabavam nas primeiras horas e atendimento). Não tardou para que se tornasse necessário mudar para um salão maior e, um ano depois, inaugurassem sua primeira filial.

Presença no mercado[editar | editar código-fonte]

Atualmente o Instituto Beleza Natural conta com 26 salões de beleza e 19 quiosques (onde são vendidos os produtos da marca) atendendo cerca de 130 mil funcionários por mês. Está presente no Brasil, nos Estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Minhas Gerais e Espírito Santo. Além disso, possui uma loja de 600 metros quadrados em Nova York, onde atuam 40 funcionários, a maioria deles contratada nos Estados Unidos e alguns profissionais brasileiros, selecionados para treinar a equipe norte americana.O local escolhido foi o Harlem, bairro conhecido por ser um grande centro cultural e comercial dos afro-americanos.

Ao todo, os salões realizam 20 tratamentos para cabelos ondulados ou crespos. Além do Super-Relaxante, todos os produtos usados no Beleza Natural são de fabricação própria e ficam disponíveis à venda. Por mês, são produzidas mais de 360 toneladas de cremes, shampoos, condicionadores, entre outros, na Cor Brasil Cosméticos, seu braço industrial, local que conta também com um laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento. A empresa possui ainda um Centro de Desenvolvimento Técnico (CDT), que ministra cursos para os funcionários. O Beleza Natural tem atualmente 4.000 colaboradoras e emprega cerca de 3000 pessoas, sendo 80% delas ex-clientes, o que reforça seu aspecto social de inserção da classe C no mercado de trabalho e políticas de primeiro emprego.

Referências

https://economia.uol.com.br/empreendedorismo/noticias/redacao/2017/03/14/ex-faxineira-que-inspirou-novela-abrira-salao-de-cabelo-crespo-em-nova-york.htm#fotoNav=1

https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2013/06/18/dona-de-salao-para-cabelo-crespo-entra-em-lista-de-10-mais-poderosas.htm#fotoNav=11

http://www.meunegociobrilhante.com.br/inspire-se/negocios-brilhantes/zica-assis-beleza-natural/

https://epoca.globo.com/ideias/noticia/2014/07/leila-velez-e-preciso-quebrar-algema-dos-bpadroes-de-beleza-b.html

https://exame.abril.com.br/revista-exame/mulheres-no-topo-2/

https://br.financas.yahoo.com/noticias/conheca-mulheres-que-deram-inicio-uma-revolucao-dos-cachos-no-brasil-144916988.html

https://gshow.globo.com/tv/noticia/cabeleireira-realiza-sonho-e-tem-salao-reformado-no-mandando-bem-do-caldeirao.ghtml

http://www.belezanatural.com.br/quem-somos/imprensa/noticias/abril-claudia

https://endeavor.org.br/empreendedores-endeavor/heloisa-zica-assis/