Saltar para o conteúdo

Usuário(a):Jack.hagart/polo de alta tecnologia de sao carlos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Polo de Alta Tecnologia de São Carlos[editar | editar código-fonte]

Histórico[editar | editar código-fonte]

São Carlos é conhecida como Capital Nacional da Tecnologia por, entre outros motivos, possuir e criar muitas pequenas empresas de base tecnológica. Levantamentos apontam para mais de 250 empresas de alta tecnologia instaladas na cidade.[1] Em um estudo feito em 2012 São Carlos é uma das 10 cidades indicadas no Brasil para se criar empresas de base tecnológica.[2]

O polo de Alta Tecnologia de São Carlos começa a se formar em 1952, quando é criada o campus da USP em São Carlos e a Escola de Engenharia de São Carlos (EESC).[3]

Entrada do Observatório Astronômico da USP em São Carlos

A década de 1970 a estrutura acadêmica em São Carlos aumentou novamente com o funcionamento da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) em 1970 e o desdobramento dos docentes em nos institutos ICMSC (Instituto de Ciências Matemática de São Carlos) e o IFQSC (Instituto de Física e Química de São Carlos). Em 1975 a Embrapa cria a unidade em São Carlos, chamada Embrapa Pecuária Sudeste[4]. Tudo isso contribuiu para criar em São Carlos um ambiente de pesquisa e ensino, além de reunir massa crítica em infra estrutura e pessoas qualificadas que permitiu gerar um polo de ciência e tecnologia.

Foi na década de 1980 que, aproveitando o potencial tecnológico científico já instalado e duas décadas de amadurecimento que foi criada a Fundação Parque de Alta Tecnologia (ParqTec) em 1984[5], com o objetivo de aumentar o desenvolvimento transformando conhecimento em inovação. Também em 1984 foi criado o Centro de Desenvolvimento de Indústrias Nascentes (CEDIN), equipando São Carlos com dois novos agentes importantes para expansão do polo tecnológico. Foi nessa década que começou a Feira de Alta Tecnologia de São Carlos (Fealtec), anualmente, além do boletim mensal Technopolis São Carlos, editado pelo ParqTec.

Segundo Lima, Ferro e Torkomian, o surgimento de empresas de base tecnológica em São Carlos é decorrência direta de uma "overdose de ciência por um longo período de tempo"[6]. Foi durante a década de 1980 que surgiram empresas importantes em São Carlos, como a Opto.

Na década de 2000, com a estabilidade da economia alcançada, contínuo amadurecimento do ambiente acadêmico de São Carlos e do Brasil e vários incentivos governamentais à inovação houve uma proliferação de nascimento de empresas de base tecnológica em São Carlos. O investimento constante em ciência e tecnologia nas universidades em São Carlos tem garantido que setores tecnológicos emergentes como Veículos Aéreos Não Tripulados (VANT) e Nanotecnologia sempre estão sendo pesquisados nos laboratórios universitários e garantem o surgimento de novas Start-ups e Spinoffs. Nessa década há um novo ciclo de expansão das universidades em São Carlos, com a criação do Campus 2 da USP e novos cursos de engenharia, além da expansão do campus da UFSCar com a criação de mais programas de pós-graduação e cursos de graduação.

Hoje, calcula-se de sejam mais de 250, número que cresce a cada ano. Além das empresas com origem nas pesquisas dos laboratórios das universidades, Na década de 2010 tem surgido em São Carlos várias empresas de internet, as chamadas .com, e empresas de Tecnologia da Informação para celulares, mostrando que está surgindo uma nova tendência na cidade.

Reconhecimento[editar | editar código-fonte]

Entre os prêmios e títulos, São Carlos é oficialmente a Capital Nacional da Tecnologia, conforme Lei 12.504 de 11 de outubro de 2011, sancionada pela presidente Dilma Rousseff.

Empresas de São Carlos já foram laureadas no Prêmio FINEP de Inovação.

2009

Opto: primeiro lugar na região sudeste na categoria média empresa.

Opto: primeiro lugar nacional na categoria média empresa.

2011

Termofrio: terceiro lugar na região sudeste na categoria pequena empresa.

2013

Wavetek: segundo lugar na região sudeste na categoria pequena empresa.

Empresas instaladas no polo[editar | editar código-fonte]

A seguir está a lista de empresas de Base Tecnológica fundadas e com sede em São Carlos.

Equipamentos e Automação Agrícolas[editar | editar código-fonte]

Agricorte

Enalta

Biotecnologia[editar | editar código-fonte]

Nanotecnologia[editar | editar código-fonte]

Nanox

Nanomed

MhNano

Tecnologia da Informação[editar | editar código-fonte]

Able Vision

ASR Labs

Async

EasyDental

Keyware

NeoInfinito

Pentragro

Stonway

Tokenlab

Empresas .com[editar | editar código-fonte]

livfeedr

iPostal

Dicionario inFormal

Hi China

LinkinSports

Cidadera

ON-S

Editado

ProInov

Tela Social

Estúdio Trilha

Envia Lá

Midah.com

Appdeck

Novos materiais[editar | editar código-fonte]

Inovamat

Material Institute of Brazil

Ótica[editar | editar código-fonte]

MM Optics

Opto

Equipamentos médicos[editar | editar código-fonte]

BioPDI

DMC Equipamentos

Lupetec

GeneID

Razek

Victor Vision

Wavetek

Automação e Robótica[editar | editar código-fonte]

Flyever

OfficeTronic

XBot

Aeronáutica[editar | editar código-fonte]

AGX

Airship do Brasil

XMobots

Química[editar | editar código-fonte]

Accert!

Referências

  1. Polo de alta tecnologia de São Carlos São Carlos Agora.
  2. Conheça 10 cidades brasileiras para abrir empresas de tecnologia. Portal UOL.
  3. Fundação ParqTec: o órgão gestor do Polo de Alta Tecnologia de São Carlos. Ana Lúcia Vitale Torkomian Ci. Inf., Brasília, v.23 n.2 p.271-274 maio/ago. 1994
  4. Embrapa Pecuária Sudeste Histórico
  5. Nosella, Paolo; Buffa, Ester. O Parque de Alta Tecnologia de São Carlos: a difícil integração universidade-empresa. São Carlos: EdUFSCar, 2003. 163 p. ISBN 85-7600-005-9.
  6. LIMA.,M.A.A.;FERRO,J.R.;TORKOMIAN,A.L.V. O polo industrial de alta tecnologia de São Carlos. São Carlos. UFSCar. 1987. 36p

Categoria:Polo tecnológico