Usuário(a):João Felipe Sarggin Machado/Rede de área doméstica

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Quando falamos da classificação geográfica que uma Rede de computadores pode se enquadrar, uma rede de área doméstica (em inglês: home area network (HAN) em Rede de computadores é uma rede na casa de um usuário onde todos os notebooks, computadores, smartphones e outros aparelhos inteligentes (como TVs e geladeiras) ou dispositivos digitais estão conectados em uma mesma rede. Isso facilita a comunicação entre os dispositivos digitais em uma residência que estão conectados à rede doméstica, permitindo a comunicação e o compartilhamento de recursos entre os dispositivos inteligentes por meio de uma conexão de rede. A rede doméstica pode ser com ou sem fio, onde a segunda opção é mais frequentemente empregada, devido a facilidade e comodidade.

Exemplo[editar | editar código-fonte]

Pense em uma casa onde computadores, impressoras, smartphones, Smart TVs e outros aparelhos inteligentes estão conectados uns aos outros por meio de uma rede com ou sem fio.

Neste cenário, seria possível por exemplo, que o smartphone do usuário se comunicasse com a a cafeteira, a torradeira e a televisão inteligente quando o despertador tocasse pela manhã. Assim, enquanto o usuário acorda e se prepara em seu quarto, seu café da manhã está sendo preparado na cozinha, e a televisão já está ligada no seu canal de noticias favorito, agilizando bastante sua rotina matinal.

Utilizamos dessas comodidades muitas vezes sem perceber, como no simples ato de reproduzir na televisão um vídeo que estava vendo no celular com apenas um toque. Ou quando você deseja compartilhar uma música com outras pessoas e rapidamente você troca a reprodução no celular para uma caixa de som conectada na mesma rede.

Infraestrutura de uma HAN[editar | editar código-fonte]

  • É usado um modem, fornecido por uma Operadora de Internet para prover acesso aos dispositivos da rede à Internet. Nas casas, eles vêm em modem DSL ou modem a cabo.
  • Dispositivos inteligentes / Dispositivos digitais são usados para se conectar à rede de área doméstica (HAN).

Dispositivos conectados em HAN[editar | editar código-fonte]

Aqui estão alguns exemplos de dispositivos que podem se comunicar entre si por meio de uma rede de área doméstica:

  • Notebooks e Computadores
  • Smartphones
  • Impressoras de rede
  • Alarmes de Segurança
  • Ar condicionado
  • Cafeteiras e geladeiras inteligentes
  • Smart TVs
  • Lâmpadas inteligentes
  • Alto-falantes inteligentes
  • Câmeras de segurança
  • Sistemas de automação de portões de garagem e portas
  • Players de mídia ou dispositivos de streaming etc.

Como pode-se observar as opções são inúmeras. Dezenas destes dispositivos interconectados, trocando informações, podem constituir um verdadeira casa inteligente[1], um conceito que gradualmente está deixando de ser algo futurístico e distante, para se tornar realidade, impactando na vida dos usuários, e também no mercado.

Vantagens da rede de área doméstica (HAN)[editar | editar código-fonte]

  1. Acessibilidade - Uma rede de área doméstica oferece uma melhor acessibilidade de conexão com a Internet aos dispositivos conectados a ela.
  2. Compartilhamento de recursos - Os recursos dos dispositivos podem ser facilmente compartilhados pela rede. Por exemplo, se você deseja compartilhar um vídeo do seu computador para a televisão inteligente, com o uso de uma HAN, isso seria muito fácil.
  3. Segurança - A Rede de área doméstica oferece melhor segurança, pois é habilitada com software de segurança e senhas que permitem com que apenas dispositivos previamente cadastrados pelo usuário possam acessar a rede, protegendo-a de acessos não autorizados.
  4. Gestão - Todos os dispositivos / aparelhos conectados à rede doméstica são fáceis de gerenciar e podem ser controlados com pouco esforço do usuário.
  5. Manutenção - Uma vez que uma rede doméstica é configurada, ela não requer manutenção frequente e apenas com um pouco de cuidado e monitoramento ela funciona bem.
  6. Multiusuário - Rede doméstica permite trabalhar com vários usuários naquela casa sem nenhum problema. Todos os membros podem trabalhar simultaneamente de acordo com seus requisitos.
  7. Conforto de Vida - Essa rede conecta todos os dispositivos em uma única rede, e com a adição da tecnologia Internet das coisas (IoT), tudo se torna automático e proporciona um estilo de vida mais confortável ao ser humano.

Desvantagens da rede de área doméstica (HAN)[editar | editar código-fonte]

  1. Caro - A configuração de uma HAN é um pouco cara porque requer dispositivos e aparelhos inteligentes para funcionar na rede. Por exemplo, requer notebooks, Smart TVs, máquinas de lavar inteligentes, smartphones, etc.
  2. Conectividade lenta - Se muitos usuários compartilham a mesma rede doméstica, eles podem sofrer de queda na velocidade de conexão com a Internet. Por exemplo, quando alguém está baixando um arquivo de alto volume usando uma grande quantidade da banda da Internet, os outros usuários podem sentir lentidão na velocidade da Internet, que pode ser agravado devido a uma maior quantidade de dispositivos conectados a rede.
  3. Alta segurança - Redes HAN requerem alta segurança, caso contrário, se um invasor conseguir acesso indevido a qualquer um dos dispositivo e entrar na rede doméstica, ele pode roubar dados importantes de outros dispositivos também, pois todos eles estão conectados entre si e funcionam como uma rede compartilhada.

Referências

  1. «O que é smart home? Conheça aparelhos que deixam sua casa conectada». TechTudo. Consultado em 4 de novembro de 2020