Saltar para o conteúdo

Usuário(a):Joana Gall/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

VEREADORA LUANA LÁZZARIS

[editar | editar código-fonte]

Natural do município de Camboriú-SC, onde hoje mora e legisla, a vereadora Luana Letízia Lázzaris é filha de Batista Lázzaris e Sessi Lázzaris. Nascida aos 08 de Maio de 1985, Luana é uma jovem que hoje vive seus sonhos e planeja muitos outros a serem realizados.


Iniciou e terminou os estudos na Escola Básica Profª Maria Terezinha Garcia, no distrito do Monte Alegre, na mesma cidade onde nasceu e foi criada. Filha nata de Camboriú, Luana desenvolveu pelo município – em especial pelo distrito – um amor especial e uma vontade cada vez maior de poder ajudar a todos.

Disposta a estar cada vez mais envolvida no desenvolvimento municipal e em ajudar o seu povo, com quem tem uma ligação muito forte de carinho e amizade, Luana candidatou-se pela primeira vez aos 19 anos de idade, a convite do então vereador Augusto Ribeiro, o “Guga”, como assim era chamado no campo político.

Em 2004, portanto, descobriu o que era uma campanha política. Ela analisa que o resultado foi bastante proveitoso e ajudou-a a se interessar mais ainda por esse modo de vida. Luana, que fez mais de 170 votos, interessou-se e continuou a planejar, logo no ano seguinte, sua próxima campanha, que seria no ano de 2008.

Até lá, não podia nem imaginar o importante e memorável caminho que trilharia. Trabalhou por dois anos como estagiária na escola onde iniciou e concluiu os estudos, dando início assim a sua vida na carreira administrativa. Logo após, prestou também serviços no Colégio Ivo Silveira, de onde saiu para cursar Ciências Políticas e Sociais na Universidade do Vale do Itajaí, que iniciou em 2005.

Durante a faculdade, mais e mais disposta a fazer o bem sem olhar a quem, Luana foi convidada a integrar a gestão municipal, dentro da Secretaria de Administração. Seu incrível desempenho e dedicação renderam a ela, no ano de 2007, o cargo de Secretária Municipal da mesma pasta. Saiu da cadeira apenas em 2008, na busca de seu sonho, para se candidatar a vereadora novamente neste mesmo ano, onde alcançou exatos 522 votos.

Mesmo com a expressiva votação, Luana continuou apenas como 4ª suplente do partido do coração, ao qual é filiada desde a primeira campanha, o PSDB. Durante aquela legislatura, ela pode assumir por várias vezes o cargo de vereadora, sempre almejando um espaço maior, mas podendo contribuir, ainda que brevemente, com alguns projetos e indicações.

Não desistiu, e com foco, determinação e muito trabalho, enquanto ocupava a Assessoria de Gabinete da prefeita Luzia Coppi, estruturou também sua terceira campanha para vereadora.

Foi em 2012 a oportunidade que Luana teve de mostrar a todos que podia o que estava disposta a fazer pela cidade. “Em uma campanha não se medem esforços”, ela sempre diz, e não foi diferente em seu caso. Durante todo o período eleitoral, Luana foi de porta em porta, casa em casa, visitou grande parte das ruas da cidade, e buscou o apoio puro e sincero de cada pessoa. Apresentando suas propostas, projetos e sabedoria, ela conquistou muitos sorrisos confiantes, e confirmou toda essa confiança com a vontade de fazer uma Camboriú cada vez melhor.

Luana acredita que uma campanha não se faz sem o respeito que os eleitores merecem. Respeito quando falar, respeito ao propor e ao prometer, pois ninguém gosta de promessas em vão, e tudo que prometeu o fez por saber que poderia cumprir. Após tanto chão andado, famílias visitadas, reuniões nas comunidades, apoio imenso do partido e da família, foi que ela, com 583 votos válidos, ficou como 2ª suplente do PSDB, assumindo sua vaga como vereadora em Abril do ano de 2013.

Desde então, apresentou na Casa cerca de 60 Indicações, mais de 40 Requerimentos, e outros 10 Projetos de Lei. Dentre os trabalhos mais elogiados da Vereadora, estão os requerimentos que fez à 43ª Subseção de Camboriú da Ordem dos Advogados do Brasil de Santa Catarina, buscando maiores informações sobre o estado da Defensoria Dativa no município de Camboriú, e ao se deparar com uma realidade devastadora por conta da criação da Defensoria Pública, não perdeu tempo e pediu explicações também do Governo do Estado em relação ao assunto.


Sem medir esforços, Luana encontrou-se com Deputados estaduais, pediu apoio de Secretários de estado, que prontamente a receberam e lutaram ao seu lado. Foi em novembro do ano de 2013 que o resultado de tanto esforço começou a aparecer, quando ficou sabendo, através da Presidente da Subseção da OAB de Camboriú, que o Estado de Santa Catarina havia negociado e estava pagando suas dívidas com os advogados, para então propor um acordo que viabilizasse a implantação de uma Defensoria Pública na região.

Além do mais, Luana tem lutado bravamente na busca por mais recursos para a juventude Camboriuense. Nesse sentido, vem indicando à prefeita municipal que proceda com a criação de uma Assessoria Especial da Juventude na cidade, um órgão ligado diretamente ao gabinete, que funcionaria como uma ponte entre as secretarias e as políticas públicas voltadas para a juventude.

Essa indicação, por várias vezes muito elogiada entre seus colegas, já rendeu muitos debates entusiasmados de tantos que acreditam na ideia e que vêem, em mais este esforço de Luana, a oportunidade de algo além dar certo. O vínculo deste novo órgão administrativo iria além dos gastos, pois o contraponto que ele poderia trazer em investimentos para a cidade seria muito maior que qualquer despesa.

No entanto, o trabalho de Luana vai muito além da política. Envolvida nas causas sociais e da comunidade, principalmente no Distrito do Monte Alegre, onde reside, participou ativamente das programações comunitárias da Igreja do Senhor Bom Jesus.

Filha, irmã e amiga, conta com o apoio da família em tudo que faz. A mãe, considera como porto seguro de sua vida, grande confidente e parceira. O pai considera como exemplo de dignidade e serviço, no respeito a todos que conhece.

Julga que, apesar da política, não precisa do cargo que ocupa para ajudar as pessoas. Boas ações não precisam de título ou nome, mas simplesmente boa-vontade de resolver problemas, o que Luana tem de sobra.

Para o ano de 2014, segundo do mandato, Luana tem um Plano de Trabalhos que engloba ainda mais ações, para estar cada vez mais perto da população. Muito ainda se tem para resolver, mas disposição não falta a ela. Sem medo de trabalhar e lutar em favor de todos, a vereadora Luana quer estar cada vez mais atuante em sua missão de defender os interesses de toda a população. Neste sentido, já apresentou diversos projetos, inclusive alterando o Regimento Interno da Casa para que se tenha um aporte legislativo aos projetos e políticas públicas voltadas para a juventude da cidade.

Sua prioridade é e sempre será a vida das pessoas, buscando sempre o melhor para todos. Luana não tem medo de expor suas opiniões, acredita no trabalho que vem sendo feito e a cada dia mais tem a certeza de que está trilhando o caminho certo. Quer sempre legislar e fiscalizar com responsabilidade tudo que acontece na cidade, e buscar sempre o melhor para Camboriú.

Deixa suas sinceras homenagens e admiração as pessoas mais importantes de sua história, pessoal e política, que são sua família, sempre lá presente quando ela mais precisou, buscando o melhor para ela e apoiando-a em tudo que fazia. Dentre o meio político, homenageia a Prefeita Municipal Luzia Lourdes Coppi Mathias, com quem muito aprendeu sobre gestão, e a quem muito admira pela capacidade e comprometimento.

Como mensagem aos munícipes, Luana deixa as seguintes palavras: “Serei eternamente grata pela oportunidade de estar representando tantas pessoas de nossa cidade nesta Casa. Quero continuar sempre desempenhando um bom trabalho para que um dia eu olhe para trás e veja o quão importante foi minha passagem pela Câmara para as pessoas, para que se lembrem que tudo que fiz, fiz com amor e consideração.”