Saltar para o conteúdo

Usuário(a):Jose Antonio da Conceição

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

José Antônio da Conceição, brasileiro, nascido em maio de 1953 em Belo Horizonte - MG. Utilizo bastante a Wikipédia e, reproduzo muitos dos seus artigos e informações principalmente aqueles que se referem à FILOSOFIA.

Sou um ser humano extremamente preocupado com os destinos da humanidade e acredito em Educação/Ensino de qualidade SOCIAL como um dos caminhos que poderão minorar a distância que separa seres humanos, dividindo-os em classes e até em castas.

Meus projetos na rede cibernética procuram promover a divulgação e a popularização da FILOSOFIA como ferramenta capaz de aumentar o conhecimento e a criticidade das pessoas, conduzindo-as a uma participação mais ativa e cidadã na construção de um mundo melhor e mais humanizado para legarmos ao futuro.

Atualmente (2014) estou iniciando um curso de graduação em AQUACULTURA na Universidade Federal de Minas Gerais. O curso tem duração de dez períodos (5 anos). Dentre as disciplinas optativas, provavelmente dedicarei algum tempo para estudos na Faculdade de Filosofia.

A Coruja da Filosofia - O filósofo alemão Friedrich Hegel em sua obra Filosofia do Direito ilustra muito bem a harmoniosa relação entre a coruja e a filosofia. Escreve ele: “A coruja de Minerva alça seu vôo somente com o início do crepúsculo”. O papel da filosofia é justamente elucidar o que não é claro ao censo comum, é alertar acerca da vida. O crepúsculo é o linear do dia pra coruja, enquanto cessamos nossas obras e nos recolhemos em nossos lares, a coruja “alça seu vôo” a trabalho. É a noite que a fascina, por isso seu nome em latim: Noctua, “ave da noite”. Não é a beleza o seu destaque, mas é a capacidade de ver o que aves diurnas não conseguem ver. Seu pescoço gira 360º, dando-lhe uma visão completa capacitando-a a ver o todo. É também uma ave de rapina, rápida na escolha, e que por ver a presa e não ser vista, sempre tem sucesso na caça, apanhando os despreparados e desprovidos que se arriscam na noite escura.