Saltar para o conteúdo

Usuário(a):Ju Viana/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Vereador Bruno Cabeção

Bruno Nepomuceno Braga (nascido em João Monlevade, Minas Gerais, em 03 de novembro de 1981), mais conhecido como Bruno Cabeção, é um ativista social e político brasileiro. Filiado ao Avante (AVA), exerce o mandato de vereador em João Monlevade, desde 1º de janeiro de 2021.

Identificado como direita, mas frequentemente apresenta posições da esquerda, Bruno Cabeção é um político que tem se reinventado, quando se inclina para movimentos sociais, menos assistencialista, porém, em busca dos direitos dos cidadãos menos atendidos. Por outro lado, o vereador se relaciona bem com a classe empresária, conseguindo buscar soluções e informações para o mercado econômico.


Vida pessoal[editar | editar código-fonte]

Bruno Cabeção nasceu a 03 de novembro de 1981, em João Monlevade, Minas Gerais, filho de Eduardo Antônio Braga e Tânia Anunciação Braga, sempre gostou de esportes e participa de mobilizações em prol da comunidade.

Os irmãos, Kelly Mara Braga e Pedro Henrique Braga (Pedrinho do Futsal, jogador do Herouville, da França), são os grandes incentivadores da trajetória de Bruno. Ao lado deles, a esposa Luciene Satyro Braga e os filhos gêmeos, Vitor Hugo Braga e Samuel Felipe Braga.

É bacharel em Administração, formado pela Unopar, árbitro pela Federação Mineira de Futsal, microempreendedor e sócio-fundador da Total Foods.

Vida profissional[editar | editar código-fonte]

Bruno Cabeção começou a trabalhar muito cedo para ajudar em casa. Atuou como ajudante de carpinteiro e servente de pedreiro em pequenas obras particulares, trabalhou em supermercado, lava jato, agência de veículos, vendedor ambulante, distribuidora de bebidas, mercearia.

Também foi mototaxista, motoboy, vendedor e repositor. Em 2011 alcançou o cargo de Coordenador de Distribuidor em uma multinacional no ramo alimentício.

Atuação social[editar | editar código-fonte]

Bruno foi um dos fundadores do extinto time de Futebol Society Tabajara e também da Associação de Esportes Meninos do Morro (Projeto Meninos do Morro), em que foi presidente por dois mandatos consecutivos.

O projeto atua na inclusão social de crianças e adolescentes por meio da prática esportiva. Localizada no bairro Laranjeiras, em João Monlevade, o Meninos do Morro tem grande relevância para a comunidade.


Atuação política[editar | editar código-fonte]

- Vereador em João Monlevade[editar | editar código-fonte]

Eleito em 15 de novembro de 2020, Bruno Cabeção tomou posse no dia 1º de Janeiro de 2021. A inovação começou logo na campanha eleitoral, quando não utilizou o fundo eleitoral, conhecido como fundão e garantiu que iria realizar processo seletivo para a contratação do assessor parlamentar para compor o gabinete.

O Vereador Bruno Cabeção recebeu o prêmio de "100 Melhores de João Monlevade", na categoria de "Vereador" nos anos de 2021 e 2022.

Logo no início da legislatura, em 2021, Cabeção entregou à Câmara Municipal de João Monlevade, um ofício no qual abre mão de todos os privilégios oferecidos aos parlamentares[1]: linha telefônica corporativa, aparelho celular, motorista, carro e diária de viagem. A medida, de acordo com o Bruno Cabeção tem como objetivo economizar dinheiro público.

Ainda em 2021, atuou na Frente Parlamentar de Combate à Fome[2], em que os vereadores se reuniam para buscar soluções de enfrentamento ao problema e buscar parcerias no município para auxiliar famílias em vulnerabilidade social.

Neste primeiro ano de mandato, o Vereador Bruno Cabeção recebeu o prêmio na categoria de “Vereador” no evento 100 Melhores de João Monlevade[3]. Este prêmio é entregue às 100 empresas e personalidades do município, mais votadas pela opinião pública. O prêmio se repetiu em 2022[4].

Já em 2022, o vereador Bruno Cabeção teve o Projeto de Lei Lazer para Todos aprovado por unanimidade da casa. Este projeto ganhou vida em março de 2023, pela Prefeitura de João Monlevade[5], quando iniciou rua da alegria em alguns pontos da cidade, oferecendo brincadeiras de ruas para as crianças e fomentando a prática esportiva para os adultos. Iniciativa que foi elogiada pelos pais que participaram do evento.[6]

O projeto “Adote um Bem Público, de autoria dos vereadores Bruno Cabeção e Belmar Diniz também foi aprovado[7]. A, então, lei garante a liberdade de cidadãos e empresários adotarem espaços públicos para realizarem a manutenção do local e obterem vários benefícios no município[8]. O vereador também articulou com empresários para que investimentos fossem realizados, considerando a Lei[9].

O vereador também trabalhou em um projeto que organizou as vias públicas de novos loteamentos no município. Após o PL do Bruno Cabeção, todo empreendimento imobiliário ou empresarial precisa ter vias de acesso preparado para receber transporte público.

A votação mais polêmica de 2022, que se tratava do pagamento de subsídio para a empresa de transporte público, no valor de R$350 mil, Bruno Cabeção se posicionou contra[10].

O “Selo Jovem Aprendiz” foi um PL, de autoria da Bruno Cabeção, para reconhecer empresas que contribuem no desenvolvimento e empregabilidade de jovem aprendiz no município[11]. Também neste âmbito, o parlamentar, realizou parceira com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Sest/Senat e Rede Cidadã em uma campanha publicitária[12], com o objetivo de aumentar o número de contratações, em empresas locais, de jovens.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico também foi pauta do vereador[13], que criou um anteprojeto enviado à Prefeitura Municipal, autorizando o executivo a instaurar esta secretaria. O vereador disse que “com o resultado do trabalho da secretaria será possível gerar emprego em nossa cidade, que é o maior e melhor programa social que existe”[14].

As fiscalizações pelo parlamentar também foram temas deste ano. Foi diversas vezes ao Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI) do José de Alencar, em que as obras estão atrasadas e cobrou envolvimento do setor responsável para a retomada e agilidade da construção. Além de fiscalizar os rota escolares, devido a quantidade de reclamações recebida no gabinete, Bruno Cabeção também indicou a instalação de monitoramento eletrônico em todos os ônibus, afim de garantir tranquilidade aos pais e maior controle de qualidade pela empresa prestadora de serviço. Na época, o Procurador Municipal, Dr Hugo Marques, aprovou a ideia e autorizou a inclusão do serviço na licitação do transporte público. O vereador recebeu, no final de 2022, uma solicitação de uma cidadã para que os exames laboratoriais da região do Loanda pudessem ser realizados no mesmo bairro. Até então, todos os exames liberados no Loanda, Novo Cruzeiro e bairros adjacentes, eram realizados na Vila Tanque, distante à, aproximadamente, 10 do posto de saúde. Assim, vendo a necessidade, o vereador se encontrou com a secretaria de saúde e procuradoria municipal, que, atendendo a solicitação da cidadã, abriu um edital para expandir o convênio do SUS para o bairro. Em março de 2023, o laboratório já está em pleno funcionamento e já há outra empresa se instalando no Cruzeiro Celeste para atender os outros bairros.

Audiência Pública[editar | editar código-fonte]

Bruno Cabeção coordenou uma audiência pública, em junho de 2022, que tratou sobre “Emprego, Oportunidade a quem não tem experiência e Qualificação de Mão de Obra”. O objetivo era tratar sobre ações para entender a dificuldade enfrentada pelas empresas e pelas pessoas que buscam o primeiro emprego. Estiveram presentes representantes da ArcelorMittal Monlevade, Sest/Senat, Cat/Sine, Hospital Margarida e Prefeitura Municipal.

Comissão da Desburocratização[editar | editar código-fonte]

A criação desta comissão foi solicitada pelo Bruno Cabeção, que a preside, deste então. A comissão é formada por parlamentares e por representantes de órgãos que estão em busca de facilitar a vida do cidadão e dos empresários por meio de desburocratização da máquina pública. A comissão teve alguns sucessos: • Implantação do aplicativo “Conecta Monlevade”, que tem vários serviços para os cidadãos e empreendedores. • Implantação da Certidão Negativa de Débitos (CND) no site da Prefeitura Municipal. • Isenção de no uso do certificado digital para Microempreendedores (MEIs)

Distrito Industrial[editar | editar código-fonte]

Em 2021, o vereador Bruno Cabeção começou a mobilizar autoridades municipais e empresários para alavancar os investimentos no Distrito Industrial em João Monlevade. Em seguida, o vereador, por intermédio do então deputado estadual Bartô, levou o Secretário Estadual de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, no Distrito para que conseguisse inserir o município na rota do desenvolvimento de Minas Gerais. O que foi positivado pelo Passalio.

Em 2022, o vereador Bruno Cabeção, também por intermédio do então deputado estadual Bartô, conseguiu uma agenda com o diretor comercial da Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig) para intermediar a instalação de gás natural no distrito industrial.

Após esta visita em Belo Horizonte, os representantes da Gasmig estiveram no município para avaliar a Estação de Redução de Pressão de Gás, localizada no Distrito Industrial. Já há conversas da Gasmig com empresários, afim de estreitar as negociações.


  1. Bretas, Gustavo; Vidal, Luciano (8 de janeiro de 2021). «Vereador Bruno Braga "Cabeção" abre mão de diárias e uso de carro da Câmara em Monlevade». DeFato Online. Consultado em 24 de março de 2023 
  2. «Frente Parlamentar de Combate à Fome — Câmara Municipal de João Monlevade». www.joaomonlevade.mg.leg.br. Consultado em 24 de março de 2023 
  3. diz, Jornal A. Notícia-Quem lê sabe o que. «Premiação dos 100 Melhores chega a 20 anos de sucesso e prestígio». Jornal A Notícia. Consultado em 24 de março de 2023 
  4. «100 Melhores 2022 by jan regional - Issuu». issuu.com (em inglês). Consultado em 24 de março de 2023 
  5. «Prefeitura de João Monlevade lança Lazer Para Todos nos dias 18 e 19». pmjm.mg.gov.br. 10 de março de 2023. Consultado em 24 de março de 2023 
  6. «Pais elogiam projeto "Lazer para Todos"». pmjm.mg.gov.br. 22 de março de 2023. Consultado em 24 de março de 2023 
  7. Redação (31 de março de 2022). «Programa "Adote um bem público" é aprovado na Câmara de João Monlevade». O Popular JM. Consultado em 24 de março de 2023 
  8. Oliveira, Anselmo de (5 de agosto de 2022). «Programa "Adote um bem público" já está em vigor em João Monlevade». Babados e Badalos. Consultado em 24 de março de 2023 
  9. «Administração municipal recebe empresários interessados em adot...». pmjm.mg.gov.br. 6 de junho de 2022. Consultado em 24 de março de 2023 
  10. Notícia1, Redação-Portal; noticia1.com (21 de março de 2022). «Subsídio ao transporte público coletivo em Monlevade: vereadores aprovam abertura de crédito sob argumento de congelamento do valor da passagem». noticia1.com. Consultado em 24 de março de 2023 
  11. diz, Jornal A. Notícia-Quem lê sabe o que. «Câmara volta às reuniões ordinárias e aprova presença de doulas em partos». Jornal A Notícia. Consultado em 24 de março de 2023 
  12. Redação (22 de julho de 2022). «Vereador lança campanha de conscientização sobre Jovem Aprendiz». O Popular JM. Consultado em 24 de março de 2023 
  13. Bretas, Gustavo; Vidal, Luciano (17 de agosto de 2022). «Novidade: Monlevade pode ter secretaria voltada à investimentos». DeFato Online. Consultado em 24 de março de 2023 
  14. Redação (18 de agosto de 2022). «Monlevade pode ter secretaria voltada à investimentos». O Popular JM. Consultado em 24 de março de 2023