Usuário(a):Laura Abbate/Testes/Q62063808, Obra de arte

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Casas de favela
Laura Abbate/Testes/Q62063808, Obra de arte
Autor Eliseu Visconti
Data 1924
Técnica tinta a óleo, papel
Dimensões 25,5 centímetro x 31,5 centímetro

[1][2][3] Casas de favela é uma pintura notável de Eliseu Visconti (1866-1944), um pintor, desenhista e designer ítalo-brasileiro ativo entre os séculos XIX e XX. É considerado um dos mais importantes artistas brasileiros do período e o mais expressivo representante da pintura impressionista no Brasil.

A pintura foi iniciada no ano de 1924.[4][5] Nesta obra o artista concebeu a técnica tinta a óleo e papel. O quadro representa a brasilidade na década de 1920, as cores predominantes são verde e marrom. Existe um contraste, das casas simples no meio da mata. A obra está localizada na coleção particular.

Eliseu Visconti foi um grande nome da arte brasileira, por esse motivo, em 2004 o neto do artista, Tobias Stourdzé Visconti, criou o Projeto Eliseu Visconti. Com o objetivo de preservar e divulgar a memória da vida e da obra do pintor Eliseu Visconti, além de responsabilizar-se pela guarda e organização de todo acervo documental sobre sua obra.

Descrição[editar | editar código-fonte]

 A obra foi produzida com tinta a óleo, papel. Suas medidas são: 25,5 centímetros de altura e 31,5 centímetros de largura.[4][5]
Faz parte da coleção particular. Possui como tema a Brasilidade, Rio Antigo. A assinatura do artista encontra-se no canto inferior direito.

Contexto[editar | editar código-fonte]

A obra está inserida no período de 1921 á 1928 consagração (Rio de janeiro). Neste período, Visconti realizou vários outros retratos da família – Afetos; quatro retratos da esposa Louise; um do filho Afonso aos sete anos (1922); do irmão Afonso (1926); do filho Tobias (c.1927); da irmã Anunciata (1927), além de alguns autorretratos, dentre os quais, aquele com chapéu, em que o pintor sorri com os olhos. Em 1922 Visconti conquistou o prêmio máximo outorgado pela EGBA.

Em 1924 Eliseu recebe a incumbência e executa o painel decorativo da Câmara dos Deputados (hoje Assembléia Legislativa do Rio, Palácio Tiradentes, na Praça XV de Novembro), representando a assinatura da primeira Constituição republicana de 1891.

Durante o ano de 1924 no Brasil aconteceram alguns fatos históricos. Em 5 de julho, tenentismo, ocorreu a Revolta Paulista de 1924, militares em São Paulo organizam um levante para depor o Presidente Artur Bernardes. 23 de julho, tenentismo: Comuna de Manaus, militares se rebelam contra o governo federal, tomando a cidade de Manaus por um mês. Por fim, em outubro, Luís Carlos Prestes lidera um grupo de militares rebeldes em Santo Ângelo, no Rio Grande do Sul, dando início a Coluna Prestes.

Análise[editar | editar código-fonte]

A obra retrata a brasilidade na época de 20, representa claramente um barraco do sopé do Morro Vila Rica, trecho de paisagem que Visconti pintou mais uma vez (Baixada da Vila Rica, Rua Santa Clara e Vila Rica). Provavelmente usado como estudo para aquelas composições maiores, aqui o pintor acrescentou a figura de uma lavadeira a estender roupas no varal.

Nessa pintura, Eliseu registrou o sopé desse morro. A cor predominante é o verde, o único contraste são as casas de madeira. A simplicidade é o ponto principal desta obra, no qual o artista apresentou a realidade da época. A composição da pintura Casas de Favela são barracos, com pessoas circulando pelo gramado em frente e a roupa estendida nos varais.

Em todo o primeiro plano aparece o grande gramado com as casas de madeira. Ao canto inferior esquerdo uma mulher estendendo roupa em seu varal. O segundo plano é composto pelo grande morro atrás das casas, a mistura de tons verdes utilizada pelo artista, representa a paisagem e a vegetação do local.

Ver também[editar | editar código-fonte]

A tela foi restaurada por Cláudio Valério Teixeira. Pintura aprovada na 32ª reunião da Comissão de Autenticação das Obras de Eliseu Visconti, realizada em 11 de abril de 2018.

Outra obra de Eliseu Visconti sobre a Vila Rica: https://eliseuvisconti.com.br/obra/p508/



Referências

  1. «Eliseu Visconti». Eliseu Visconti. Consultado em 26 de novembro de 2019 
  2. «1924 – Wikipédia, a enciclopédia livre». pt.m.wikipedia.org. Consultado em 26 de novembro de 2019 
  3. «Eliseu Visconti - biografia resumida, obras principais e estilo». m.suapesquisa.com. 30 de agosto de 2018. Consultado em 26 de novembro de 2019 
  4. a b https://eliseuvisconti.com.br/obra/588
  5. a b https://eliseuvisconti.com.br/obra/P588


Categoria:Pinturas de 1924

Categoria:Pinturas de Eliseu Visconti