Usuário(a):Luiz Ojima Sakuda/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


O Radar Agtech Brasil é um mapeamento das startups do agro brasileiro. É a principal fonte de informações para quem quer conhecer um panorama das empresas de base tecnológica do setor, realizado pela Embrapa, SP Ventures e Homo Ludens desde 2019. Os relatórios anuais possuem edições em português e inglês, e podem ser acessados gratuitamente no site do projeto.

O Radar Agtech traz dados sobre perfil, segmento, área de atuação e localização das agtechs. Também revela quem são os investidores que já realizaram aportes em agtechs no Brasil.

Este instrumento amplia as oportunidades para o agronegócio brasileiro ser cada vez mais competitivo. É capaz de ajudar quem busca produtos e serviços a encontrar soluções inovadores. Pode subsidiar ações de prospecção de parcerias e embasar tomadas de decisão nas diversas esferas dos ecossistemas de inovação. Também direciona a construção de políticas públicas e projeta globalmente o setor de agtechs do país.

As agtechs estão classificadas conforme seu segmento e categoria:

Antes de Fazenda[editar | editar código-fonte]

Sementes, Mudas e Genômica Vegetal[editar | editar código-fonte]

Startups que comercializem e/ou desenvolvam métodos, processos e tecnologias disruptivas na variedade de sementes e mudas, bem como, nos métodos de multiplicação, germinação e distribuição destas. Estão incluídas também nesta categoria, as startups que comercializem e/ou desenvolvam melhoramento genético de plantas, desenvolvam tecnologia para a produção escalável de substâncias biológicas e definam novas utilizações para essas substâncias biológicas.

Crédito, permuta, seguro, créditos de carbono e análise fiduciária[editar | editar código-fonte]

Startups que disponibilizem serviços financeiros como crédito, barter, securitização e análise e comercialização de créditos de carbono para o produtor rural e análise fiduciária de propriedades rurais.

Marketplace de Insumos para o Agronegócio[editar | editar código-fonte]

Startups que desenvolvam e disponibilizem plataformas on-line para a comercialização de insumos produtivos, equipamentos e serviços voltados para a produção agropecuária

Fertilizantes, Inoculantes e Nutrição Vegetal[editar | editar código-fonte]

Startups que comercializem e/ou desenvolvam novos fertilizantes, inoculantes e nutrientes, no intuito de melhorar o desenvolvimento, o crescimento e o sistema imune de plantas.

Genômica e Reprodução Animal[editar | editar código-fonte]

Startups atuando com genômica aplicada para aumentar a produtividade, ganho de peso e saúde de animais de criação e para aumentar a eficiência do processo de inseminação, utilizando-se de testes genéticos, genotipagem, entre outras técnicas.

Nutrição e Saúde Animal[editar | editar código-fonte]

Startups que comercializem e/ou desenvolvam novos alimentos, fármacos e cuidados a fim de melhorar o desenvolvimento, o ganho de peso e o sistema imune de animais.

Análise laboratorial[editar | editar código-fonte]

Startups que comercializem e/ou desenvolvam novos métodos para análise laboratorial de índices de nutrientes, composição de solos e desenvolvimento de plantas e animais.

Dentro da Fazenda[editar | editar código-fonte]

Controle Biológico e Manejo Integrado de Pragas[editar | editar código-fonte]

Startups que comercializem e/ou desenvolvam variantes Bioquímicas e biológicas (macroscópicas ou microscópicas) voltadas para o combate de pragas e doenças, bem como, startups que desenvolvam tecnologias para o controle populacional e otimização da utilização de insumos, por meio de inteligencia agronômica, para um controle efetivo e eficiente de pragas e doenças.

Apicultura e Polinização[editar | editar código-fonte]

Startups que desenvolvam tecnologias de criação de abelhas, como alimentos especiais e gestão baseada em dados, oferta de serviços de polinização, plataformas para facilitar a conexão entre produtores e criadores de abelhas; e produtores e vendedores de mel; produtos derivados de mel.

Sistema de Gestão de Propriedade Rural[editar | editar código-fonte]

Startups que desenvolvam e disponibilizem plataformas on-line para o auxílio à gestão, organização e tomada de decisão do produtor rural.

Conteúdo, Educação, Mídia Social[editar | editar código-fonte]

Startups que desenvolvam e disponibilizem plataformas on-line para disseminação de conteúdo, informação e melhores práticas agrícolas, agronômicas e pecuaristas, e prestem consultoria com o intuito de empoderar, tecnificar e aproximar os produtores rurais

Economia compartilhada[editar | editar código-fonte]

Startups que disponibilizem equipamentos e maquinários para aluguéis e promovam seu compartilhamento entre produtores rurais

Internet das Coisas para o Agro: detecção de pragas, solo, clima e irrigação[editar | editar código-fonte]

Startups que desenvolvam e disponibilizem equipamentos e sensores capazes de comunicar-se entre si.

Meteorologia e Irrigação e Gestão de Água[editar | editar código-fonte]

Startups que desenvolvam e disponibilizem equipamentos, métodos e processos para melhoria da previsibilidade dos índices pluviométricos, bem como tragam melhor gestão e eficiência no processo de irrigação, assim como tragam melhor eficiência na gestão de água da fazenda.

Plataforma integradora de sistemas, soluções e dados[editar | editar código-fonte]

Startups que ofereçam soluções integradas para monitoramento de variáveis agronômicas e de manejo ou rastreabilidade da cadeia produtiva.

Gestão de resíduos agrícolas[editar | editar código-fonte]

Startups que comercializem e/ou desenvolvam equipamentos, métodos e processos para melhorar a gestão de resíduos da propriedade.

Sensoriamento Remoto, Diagnóstico e Monitoramento por Imagens[editar | editar código-fonte]

Startups que desenvolvam e disponibilizem plataformas on-line que auxiliem o produtor rural no controle, no conhecimento e na delimitação da fazenda a partir de imagens, radares e algoritmos para a identificação de padrões

Drones, Máquinas e Equipamentos[editar | editar código-fonte]

Startups que desenvolvam e disponibilizem veículos aéreos, maquinários e equipamentos para uso na fazenda

Telemetria e Automação[editar | editar código-fonte]

Startups que comercializem e/ou desenvolvam equipamentos e algoritmos para a captura, consolidação e automação de processos.

Conectividade e Telecomunicação[editar | editar código-fonte]

Startups que comercializem e/ou desenvolvam equipamentos e sistemas para levar e garantir a conectividade dentro da fazenda.

Depois da Fazenda[editar | editar código-fonte]

Marketplaces e Plataformas de negociação e venda de produtos agropecuários[editar | editar código-fonte]

Startups que desenvolvam e disponibilizem plataformas on-line para a comercialização de commodities e produtos produzidos pelo agronegócio em escala com foco em internacionalização.

Armazenamento, Infraestrutura e Logística[editar | editar código-fonte]

Startups que desenvolvam e disponibilizem novos processos, métodos e tecnologias para armazenamento e translado de commodities e alimentos.

Sistemas de embalagem, Meio Ambiente e Reciclagem[editar | editar código-fonte]

Startups que desenvolvam e disponibilizem novos processos, métodos e tecnologias para embalagens a fim de mitigar os impactos negativos ao meio ambiente e facilitar a reciclagem.

Bioenergia e Energia Renovável[editar | editar código-fonte]

Startups que desenvolvam e disponibilizem novos processos, métodos e tecnologias para a produção de bioenergia e/ou energia renovável.

Biodiversidade e Sustentabilidade[editar | editar código-fonte]

Startups que desenvolvam e disponibilizem novos processos, métodos e tecnologias sustentáveis e/ou para a proteção e/ou uso responsável da biodiversidade.

Indústria e processamento de alimentos 4.0[editar | editar código-fonte]

Startups que desenvolvam e disponibilizem novos processos, métodos e tecnologias no intuito de aumentar a eficiência na utilização de insumos, energia, água, etc, no setor alimentar.

Alimentos inovadores e novas tendências alimentares[editar | editar código-fonte]

Startups que desenvolvam e disponibilizem alimentos com melhores índices nutricionais, utilização de ingredientes substitutos e nova utilização de ingredientes já existentes.

Plantio urbano: fábrica de plantas e novas formas de plantio[editar | editar código-fonte]

Startups que desenvolvam e disponibilizem novos processos, métodos e tecnologias para a produção de cultivos em áreas urbanas ou internas.

Mercearia online[editar | editar código-fonte]

Startups que desenvolvam e disponibilizem plataformas on-line para a comercialização de produtos e alimentos não preparados, com a possibilidade de assinatura mensal com foco no consumidor final.

Restaurantes online e Kit de refeições[editar | editar código-fonte]

Startups que desenvolvam e disponibilizem plataformas on-line para a comercialização de produtos (Refeições, salgados, doces) e alimentos preparados e prontos para o consumo ou apenas precisando ser aquecidos, com a possibilidade de assinatura mensal, com foco no consumidor final.

Sistema autônomo de gerenciamento de lojas e serviços de alimentação[editar | editar código-fonte]

Startups que desenvolvam e disponibilizem processos, métodos e tecnologias para a automatização de lojas, bem como para auxílio da gestão do varejo.

Cozinha na nuvem e cozinha fantasma[editar | editar código-fonte]

Startups que disponibilizem cozinhas compartilhadas para a produção de refeições voltadas para o delivery.

Segurança e rastreabilidade de alimentos[editar | editar código-fonte]

Startups que desenvolvam e disponibilizem tecnologias que atuem no aumento da qualidade e durabilidade de alimentos, bem como auxiliem na rastreabilidade dos ingredientes utilizados em empresas atuantes na cadeia produtiva.

Referências