Usuário(a):Marco Antonio VAz

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
               O conceito de "ouvir"  e "escutar", e suas correlações. 

Vou colocar nesta linha de pensamentos um novo foco entre falar e ouvir. Com base sempre no que tange comunicação eu acrescentarei algumas dicas de como tornar nosso dia a dia melhor quando usamos corretamente à arte de "ouvir", o que sem dúvida é benefico para todo o circulo de vida nas chamadas relações interpessoais. Porém, no mesmo tempo, será preciso entender corretamente a arte de "ouvir", se não corremos vários riscos na vida e princípalmente nas relações humanas. Para este preceito temos que conhecer bem a arte de "falar", e mais o de "ouvir".Temos o corpo, o que também utilizamos para dizer através de gestos e movimentos corporais o que estamos querendo transmitir: inquietação, medo, ansiedades, cançasso; disposição, força, trabalho/afazeres

Pois bem existe outra coisa que vou adiantar: na comunicação, falar, tem outro requesito mais importante que esquecemos de usar em nossa vidas; a arte de "ouvir". Por isso analizaremos este que é mais valioso para nossa relações com outros.

                                  0 Perigo

E é num desses requesitos que todos nós, diáriamante falhamos. Mas não devemos nos preocupar tanto, pois nessa área, possívelmente muitos de nós, temos margens para o aparfeiçoamento- que com certeza teremos que a cada dia aprender e escutar com mais atenção.

Uns dos problemas que dificultam na arte de se comunicar, faço alerta e acrescento as causas, é o fato de às pessoas não se falar e nem se verem pessoalmente, num modo amoroso e afetuoso, amigavel, digamos assim, como antigamente. Hoje os meios de comunicação está cada vez mais rápido e avançado. E nada disso fez homens e mulheres mais comprometidos com a sinceridade e com a verdade. E nos mais variádos conceitos de se relacionar, este tipo de dificuldade cresce uma relação que jamais podia atingir, nás relações conjugais.

Certo pesquizador e médico na area da pscologia-humana, ele diz que o problema não 'está nos meios de comunicação e nem o problema é da tecnologia moderna, o problema é o perto' Isso pode ser devido aos inúmeros problemas que temos que resolver às pressas. Devido ao tempo escasso, e a violência cada vez mais aumentando, às pessoas estão buscando meios mais seguros para se comunicar uma com as outras. Pois é natural que sintamos o desejo de termos amigos e companhrrismo, alguém que possamos compartilhar nossa histórias e vida. Temos uma outra realidade, pois o distânciamento que alguns meios de comunicação nos imponhe, digo neste caso especifico, é perogoso para muitos que tem difiuculdades de se relacionar na vida real, se fecham para o mundo real, por achar mais facel a internet. Existem os transtornos decorrentes das chamadas amizades virtuais. Embora exista excessões, os indices de Pedofelos, crimes virtuais,... e muitos outros causam danos financeiros e emocionais. Predadores sexuais estão usando este meio para pegar os mais frageis.

                             Outros problemas

Nesse emarenhado perigoso de se comunicar, indentifiquei outras dificuldades que as pessoas tem na arte de se comunicar, e por incrível que pareça é o de "ouvir". Saber ouvir caracteriza na relação saber escutar e sentir:sentimetos/emoções)- Entenda: "ouvir" é uma coisa e "escutar" é outra. Mas como podemos aprender "ouvir" e "falar" se não temos amigos que falam pessoalmente conosco?

                          Topicos à serem abordados

Apresentei neste artigo, outras causas que, devido o mundo ser corrido demais, egocentrico, sonhador, preconceituoso; facilita muito para que à má comunicação continue na vida das pessoas reais para com os surreais. Entre os semelhantes: que tem mente, olhos, ouvidos, e a boca. Notamos e, veremos outras explicações, muitos erros que cometemos, por não conseguir-mos reconhecer o mundo interno, o di dentro; que está dentro de nossos temores existênciais(traumas). Porém às imensas dificuldades que primariamente devemos resolver é o que não conseguimos "ouvir", nosso centro de vida, nosso coração figurativo.

Deixo uma nota neste quesito: Saber "ouvir" é tão importante quanto saber "falar". Neste caso especifico pedirei que use bem sua mente, seu raciocínio, sua inteligência, e dai sim seu "ouvido" para escutar com atenção: o coração figurativo; pois é ele que escuta com sentimentos, e que buscará mais compreensão e os preceitos que deve governar nossas palavras, nossos desejos e objetivos, conduzindo-nos nos caminhos que muito ainda teremos que estudar para dominar de forma mais eficaz a arte de "ouvir".