Saltar para o conteúdo

Usuário(a):Marina villela pedras/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Falar de Medicina Nuclear, é falar do Drº José Augusto Villela Pedras e de sua trajetória como o grande precursor da Medicina Nuclar no Brasil.

Dr José Augusto foi o primeiro médico nuclear do Brasil!

data de nascimento 01/09/1921

da de falecimento 11/10/2016

Vamos ao seu lindo legado:


1946 – Formou-se em Medicina pela UFRJ, tornando-se presidente da Sociedade dos Internos da Faculdade. Além disso, realizou vários cursos de especialização do Ministério da Saúde, tais como os de câncer, lepra e doenças venéreas, terminando todos em primeiro lugar.

1949 – Casou-se com Ednéa, com quem teve quatro filhos: Dauro, Paulo, Sandra e Ivan. Todos foram diretores da Clínica de Medicina Nuclear Villela Pedras. Seus três filhos são médicos nucleares e a Sandra é Farmacêutica-Bioquímica, com curso de MBA em Gerência de Saúde da Fundação Getúlio Vargas.

Seus netos Marcos e Felipe também ingressaram como diretores tocando com louvor o legado deixado pelo avô.

1952 – Como bolsista do Conselho Nacional de Pesquisa, foi para o Columbia Presbiterian Medical Center (New York), onde ficou de 1952 a 1953 como residente “fellow”.

1953 – Após ser diplomado pelo American Board of Radiology, foi para a Europa, onde estagiou na Fundação Curie (Paris) e no Royal Marsden Hospital (Londres). Esteve também no Royal Institute (Manchester).

1954 – Villela Pedras voltou ao Brasil e fundou, no Rio de Janeiro, o primeiro Serviço de Medicina Nuclear de um Hospital Geral no Brasil, no Hospital dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro (seu nome foi citado pela Enciclopédia Mirador Internacional por esta iniciativa), assim como a primeira clínica particular de Medicina Nuclear.

No mesmo ano, após concurso, organizou o primeiro curso de Pós-Graduação de Medicina Nuclear da Pontifícia Universidade Católica (PUC-RIO), sendo o primeiro professor da América Latina. Médicos do Brasil e do exterior realizaram este curso com duração de dois anos e exercem hoje a especialidade em várias cidades brasileiras.

Dos que fizeram o curso, dois são professores titulares, sendo um na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e outro na Fundação Técnica Educacional Souza Marques.

1961 – O Drº Villela Pedras participou como sócio fundador da Sociedade Brasileira de Medicina Nuclear

1964-Participou como sócio fundador da Associação Latina Americana

1970 – Foi sócio fundador da Word Federation, México, sendo responsável pela criação dos capítulos regionais desta sociedade em 29 de abril de 1969.

1981 – Foi presidente e organizador do VIII Congresso, no Rio de Janeiro. Em 1981 também recebeu o título de cidadão honorário do Município do Rio de Janeiro.

1984 – Coordenou, com o professor Eduardo Touya, a organização do XI Congresso da Alasbimn (Montevidéu), onde passou a presidência para o mesmo.

Durante o período de 1954 até seu falecimento em 11/10/2016, proferiu uma série de conferências, participou de várias bancas examinadoras e inúneros trabalhos realizados publicados.

Até hoje são guardadas as cartas em inglês e espanhol trocadas por seus colegas datadas de meados de 1955.

Dr Villela Pedras foi filho e neto de fazendeiro e fazendeiro foi até os últimos dias de sua vida.

Impulsionado pela mentalidade de que uma fazenda não se deve tirar o que dela pode dar, mas sim dar à ela o que precisa para que possa melhor produzir, seu maior prazer era ver seu gado.

Utilizou desde criança os princípios considerados hoje como fundamentais para o desenvolvimento da Agricultura e Pecuária.

A todos inspirava respeito, não pela sua força material, mas sim pela sua força moral, pelo seu exemplo e qualidade de líder.

Na sua fazenda e na sua casa do Leblon as janelas dormiam abertas. A sua segurança era a sua qualidade de homem bom. Querido por todos e defendido por todos, nunca teve o que temer

Dr Villela Pedras e sua família foram os únicos e últimos moradores da casa da praia do Leblon, tendo sido demolida no dia em junho de 2020.

Hoje as Clínicas do Dr Villela somam 5 filiais: Centro, Leblon, Campo Grande, Petrópolis e Niterói.

Sem dúvidas, um brasileiro médico muito honrado!