Usuário(a):Mjcantinho/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Retrato de Kate Austin

Kate Cooper Austin (25 de julho de 1864 – 28 de outubro de 1902) foi uma jornalista americana e defensora de causas feministas e anarquistas.[1]

Nascida com o nome Catherine Cooper, a família de Austin mudou-se para Hook's Point, no estado do Iowa quando ela tinha seis anos, onde casou em Agosto de 1883. Por essa altura, o seu pai descobriu Lucifer, um periódico sobre anarquismo e amor livre, publicado por Moses Harman. Austin e a sua família inteira foram influenciados pelos escritos de Hamon, mas foi a Revolta de Haymarket, ocorrida em 1886, e a reacção posterior a este evento que levaram Austin a aderir ao anarquismo.

Membro da American Press Writers' Association (Associação Americana de Escritores de Imprensa), Austin escreveu para muitos jornais radicais e da classe trabalhadora.

Também contribuiu para o periódico Lucifer e para periódicos anarquistas como o The Firebrand, o Free Society, o Discontent e o The Demonstrator. Os interesses de Austin incluíam a reforma sexual e a condição económica dos trabalhadores.

Em 1897 e em 1899, Emma Goldman visitou Austin na sua casa em Caplinger Mills, no Missouri, onde deu várias palestras.

Austin morreu em 28 de Outubro de 1902, deixando 9 filhos com idades compreendidas entre 19 e 10 anos.


http://leftcoastunitarian.blogspot.pt/2005/03/kate-cooper-austin-from-universalist.html Kate Cooper Austin: From Universalist to Anarchist Feminist Pioneer

Referências

  1. Nold, Carl. http://www.katesharpleylibrary.net/w9gk7h  Em falta ou vazio |título= (ajuda)

citar periódico: http://www.katesharpleylibrary.net/w9gk7h