Saltar para o conteúdo

Usuário(a):Monica Martinez (Brasil)/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A SBPJor (Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo) é uma entidade que congrega pesquisadores brasileiros que se dedicam aos estudos sobre jornalismo.

A entidade foi criada em novembro de 2003, durante o I Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo, realizado na Universidade de Brasília (UnB). Na oportunidade, contou com a presença de mais de 100 pesquisadores, tendo sido apresentados 60 trabalhos científicos. Durante o encontro, os 94 sócios fundadores aprovaram os estatutos da SBPJor e foi eleita a primeira diretoria.

Hoje, a SBPjor tem mais de 500 associados e quatro eixos principais de atuação:

  • Eventos científicos: a organização de dois encontros anuais. O primeiro, criado em 2003, é o Encontro Nacional de Pesquisadores de Jornalismo, que reúne de graduados a livres-docentes do campo. O segundo, organizado desde 2011, é o Encontro de Jovens Pesquisadores em Jornalismo (JPJor), idealizado especialmente para receber graduandos e recém-graduados em jornalismo de todo o país. Finalmente, a SBPJor promove colóquios internacionais com o objetivo de fomentar o diálogo entre pesquisadores de diferentes países. Em 2017, a entidade está realizando o 1st Brazil-India Journalism Research Colloquium, que tem como intenção estimular o diálogo entre pesquisadores de ambos países do grupo dos BRICS.
  • Revista cientifica bilíngue: desde sua implementação, em 2004, a Brazilian Journalism Research é uma publicação bilíngue (português/inglês) que visa a inserção da produção dos pesquisadores brasileiros do campo junto à comunidade internacional.
  • Premiação: Criado em 2004, o Prêmio Adelmo Genro Filho de Pesquisa em Jornalismo (PAGF) destina-se a reconhecer a qualidade do trabalho acadêmico realizado nas universidades ou nos centros/institutos de pesquisa, valorizando a atuação dos pesquisadores em nível individual ou por meio de equipes. O PAGF é entregue anualmente em quatro categorias: 1) Iniciação Científica; 2) Mestrado; 3) Doutorado; e 4)Sênior, que premia um pesquisador por sua trajetória acadêmica e pelas contribuições para consolidar o jornalismo como área científica.
  • Redes de pesquisa: para encorajar os estudos multicêntricos e equipes multidisciplinares, a SBPJor possui atualmente quatro redes de pesquisas: a Jortec (Rede de Pesquisa Aplicada Jornalismo e Tecnologias Digitais), a Renami (Rede de Pesquisa Narrativas Midiáticas Contemporâneas), a Renoi (Rede Nacional de Observatórios de Imprensa) e a Telejor (Rede de Pesquisa em Telejornalismo).

Referências

[1] [2] [3] [4]

  1. Brazilian Journalism Research (BJR) [1], Periódico científico quadrimestral publicado pela Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (Brazilian Journalism Research), 20 de junho de 2017
  2. Jortec (Rede de Pesquisa Aplicada Jornalismo e Tecnologias Digitais) [2], 20 de junho de 2017
  3. SBPJor (Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo) [3], SBPJor, 20 de junho de 2017
  4. Renami (Rede de Pesquisa Narrativas Midiáticas Contemporâneas) [4], 20 de junho de 2017