Usuário(a):Monumoc/Mumbo Jumbo (romance)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Mumbo Jumbo
Ficheiro:Mumbo jumbo.jpg
Autor(es) Ishmael Reed
Idioma Inglês
Editora Doubleday
Lançamento 1972
ISBN 0-385-05675-3

Mumbo Jumbo é um romance publicado em 1972 pelo autor afroamericano Ishmael Reed, publicado originalmente pela Doubleday, em Nova York. O romance foi reeditado diversas vezes nas décadas após sua primeira edição. Foi publicado inicialmente no Reino Unido pela Allison and Busby, e foi traduzido para diversos idiomas, incluindo francês, italiano, espanhol, japonês, além de ter sido traduzido para o chinês em 2019. O romance foi lançado pela Penguin Modern Classics em 2017.

Texto[editar | editar código-fonte]

Situado na Nova York dos anos 1920, o romance retrata o houngan do Harlem PaPa LaBas e seu companheiro Black Herman correndo contra a Ordem Wallflower, enquanto tentam descobrir a causa e lidar com o vírus "Jes Grew", uma personificação do ragtime, do jazz, do politeísmo e da liberdade. A Ordem Wallflower supostamente trabalha com a existente[1] Ordem dos Templários para impedir as pessoas de dançar, para acabar com os surtos de dança que vêm se espalhando entre pessoas negras. O vírus é transmitido por certos artistas negros, chamados no romance de "Jew Grew Carriers" ou "J.G.C.s."

Eventos históricos, sociais e políticos se misturam livremente a invenções ficcionais. A ocupação dos Estados Unidos ao Haiti, tentativas por parte de pessoas brancas de suprimir o jazz, e a cresça generalizada de que o presidente Warren Harding tinha ancestrais negros foram misturadas a um enredo em que o herói do romance, PaPa LaBas, procura um livro misterioso que desapareceu com o militante negro Abdul Sufi Hamid (cujo nome reflete o do pregador radical das esquinas do Harlem, Sufi Abdul Hamid, também conhecido como Eugene Brown, uma das primeiras pessoas negras a se converter ao Islã), enquanto um grupo de radicais planeja devolver tesouros expostos em museus, que foram roubados do Egito Antigo e da África, e os Atonistas dentro da Ordem Wallflower tentam localizar e treinar o "Androide Falante" perfeito, um homem negro que renunciaria a cultura afro-americana em favor da cultura europeia-americana. Um dos personagens coadjuvantes, um aliado de PaPa LaBas, é Black Herman (Benjamin Rucker, 1892–1934), um mágico e praticante de Hudu histórico afro-americano. Outro toque de realismo da inclusão de um misterioso transatlântico que faz parte da Black Star Line, uma linha de transporte de carga incorporada por Marcus Garvey, que organizou a Associação Universal para o Progresso Negro. Parte da ação se dá na mansão "Villa Lewaro", construída por Madam C. J. Walker, com vista para o Rio Hudson e a casa do Harlem de sua fila A'Lelia Walker, conhecida como "A Torre Negra", localizada na 136th Street, próxima à Lenox Avenue. Entre as figuras famosas que aparecem no romance estão a professora de dança Irene Castle, e os autores do Renascimento do Harlem James Weldon Johnson, Claude McKay, Wallace Thurman, Countee Cullen, W. E. B. Du Bois, e uma referência velada a Malcolm X.


[[Categoria:Romances]] [[Categoria:Pós-modernismo]] [[Categoria:Ficção]] [[Categoria:Penguin Random House]] [[Categoria:Romances ambientados nos Estados Unidos]] [[Categoria:Romance afro-americano]] [[Categoria:Vodu]] [[Categoria:Vodu haitiano]] [[Categoria:Vodum]] [[Categoria:Literatura]]

  1. The Knights Templar order was in fact disbanded in 1312.