Saltar para o conteúdo

Usuário(a):Nerdino/Testes/Resumo de Textos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Objetivos e considerações sobre a realização dos fichamentos[editar | editar código-fonte]

O fichamentos apresentam alguns argumentos de cada texto, apresentando para o leitor as idéias centrais e argumentos de cada autor estudado na disciplina. Com o objetivo de ajudar a compreensão dos próprios textos e a identificar quais são as possíveis relações que explicam os pilares da Wikipédia.

O ordenamento dos fichamentos buscou manter a ordem proposta de cada artigo, indicando de maneira geral o tema de cada seção dos textos. E na medida do possível criar hyperlink e referências na própria Wikipédia. Assim como remeter aos comentários e impressões observados a partir dos debates presenciados em sala de aula.

Nesse sentido, por exemplo, as diferenças e semelhanças entre os tipos de linguagem acadêmica e a proposta da Wikipédia. Ou então, nos avisos da ferramenta wiki para citar as fontes e evitar o uso de conteúdos protegidos por direito autoral. Ou ainda, exposta pela a quantidade de informação dita como resumida: um fichamento de 5 páginas para cada dos 6 dos textos fichados, em modo impresso pode parecer pequeno mas que para o meio digital na internet implica em problemas, de leitura ou então armazenamento. Ou ainda, que o trabalho colaborativo está sempre em constante transformação: após a leitura de cada usuário pode ser trabalho, refeito, desfeito e retomado. Seja pela questão do direito autoral e ou conflitos na forma de organizar e apresentar a informação. A seguir a lista dos temas e textos trabalhados:

1º. Pilar – A Wikipédia é uma enciclopédia[editar | editar código-fonte]

Aula de 27 de março, que teve como leitura obrigatória: SALSANO, Alfredo. Enciclopédia

2º. Pilar – Imparcialidade e verificabilidade[editar | editar código-fonte]

Aula de 03 de março, que teve como leitura obrigatória: PEREIRA, Mateus Henrique de Faria. Nova direita?

Fontes fiáveis e veracidade da informação[editar | editar código-fonte]

Aula de 10 de abril, que teve como leitura obrigatória: Nehmy, Rosa Maria Quadros, & Paim, Isis. (1998). A desconstrução do conceito de "qualidade da informação"

3º pilar – Copyright[editar | editar código-fonte]

Aula de 23 de abril, que teve como leitura obrigatória: ROSENZWEIG, Roy. Can history be open source?

4º pilar – A comunidade da Wikipédia[editar | editar código-fonte]

Aula de 07 de maio, que teve como leitura obrigatória: SERRANO, Paulo H. As relações de poder entre editores da Wikipédia

Cooperação conturbada[editar | editar código-fonte]

Quem são e por que brigam os editores da Wikipédia em português. Revista Piauí