Usuário(a):Ninhaziniha

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

vygotsky[editar | editar código-fonte]

Lev S. vygotsky nasceu na antiga união das republicas socialistas sovieticas (hoje a Russia)no ano de 1896. Estudou direito e atuou como crítico litérario.A formação de vygotsky foi ampla e diversa, englobando, de forma especial, o campo da arte e da cultura.

 [/www.faced.ufba.br] vygotsky, em sua pesquisa na area de psicologia, buscava copreender como o sujeito torna-se capaz deproduzir simbolos, ou seja, a linguagem, que lhe permite organizar-se ba realidade e comunicar-se. Entendia que o homem se diferenciava dos animais, pois, além de usar instrumentos do fisico, oou seja, ferramentas materiais para otimizar sua relação com o mundo tambem fazia uso de intrumentos psicologicos, o simbolos nessa relaçao. Considerava como instrumentos materiais, por exemplo, o machado, que ajudava a cortar as arvores e a vasilhaque ajudava a carregar a agua, e como instrumento psicologico toda a realidadesimbólica criada pelo himem com a finalidade de organizar-se internamente (a criação demarcas para controlar a passagem do tempo(o calendário), códigos escritos para garatir a comunicação etc.).alguns animai, como chipanzés, após um treinamento são capazes de utilizar varas ou um banqiunho para pegar frutas numa arvore alta. Mas diantes de novos problemas e situações não são capazes de crir novas estrategias para resolve-los, já os seres humanos, além de utilizarem para modificar a realidade exexterna(pegar objetos afasta-los etc.), tambem são capazes de criar outros tipos e instrumentos, os simolos, para modificar a sua realidade interna, ampliando a memoria, a comunicação e a possibilidade de planejar ou antercipar novos problemas.A linguagem é uma espécie de "cabo de vassoura" muito especial, capaz de transformar decisivamente os rumos de nossa atividade. Quando aprendemos a linguagem específica do nosso meio sociocultural, transformamos radicalmente os rumos de nosso próprio desenvolvimento. Assim, podemos ver como a visão de Vygotsky dá importância à dimensão social, interpessoal, na construção do sujeito psicológico.


As suas pesquisas sobre aprendizagem tiveram na sua maior parte enfoque na Pedagogia. Os processos de desenvolvimento chamaram a atenção de Vygotsky, que sempre procurou o aparecimento de novas formas de organização psicológica, ao invés de reduzir a estrutura de aprendizagem a elementos constitutivos.

Na área educacional, a influência de Vygotsky também vem crescendo cada vez mais, dando origem a experiências mais diversas. Não existe um método Vygotsky. Como Piaget, o psicólogo bielo-russo é mais uma fonte de inspiração do que um guia para os pedagogos.


linguagem[editar | editar código-fonte]

As obras de Vygotsky incluem alguns conceitos que se tornaram incontornáveis na área do desenvolvimento da aprendizagem. Um dos conceitos mais importantes é o de Zona de desenvolvimento proximal, que se relaciona com a diferença entre o que a criança consegue realizar sozinha e aquilo que, embora não consiga realizar sozinha, é capaz de aprender e fazer com a ajuda de uma pessoa mais experiente (adulto, criança mais velha ou com maior faciidade de aprendizado, etc). A Zona de Desenvolvimento Proximal é, portanto, tudo o que a criança pode adquirir em termos intelectuais quando lhe é dado o suporte educacional devido. Este conceito será, posteriormente desenvolvido por Jerome Bruner, sendo hoje vulgarmente designado por etapa de desenvolvimento. Outra contribuição vygotskiana de relevo foi a relação que estabelece entre pensamento e linguagem, desenvolvida no seu livro "Pensamento e Linguagem".

aprendizagen[editar | editar código-fonte]

O conceito de síntese também pode ser encontrado largamente na sua obra. O autor define a síntese não apenas como a soma ou a justaposição de dois ou mais elementos, e sim como a emergência de um produto totalmente novo gerado a partir da interacção entre elementos anteriores.

desenvolvimento hmano[editar | editar código-fonte]

O que é Desenvolvimento Humano? A noção de desenvolvimento está atrelada a um contínuo de evolução, em que nós caminharíamos ao longo de todo o ciclo vital. Essa evolução, nem sempre linear, se dá em diversos campos da existência, tais como afetivo, cognitivo, social e motor. Este caminhar contínuo não é determinado apenas por processos de maturação biológicos ou genéticos. O meio (e por meio entenda-se algo muito amplo, que envolve cultura, sociedade, práticas e interações) é fator de máxima importância no desenvolvimento humano. Os seres humanos nascem “mergulhados em cultura”, e é claro que esta será uma das principais influências no desenvolvimento. Embora ainda haja discordâncias teóricas entre as abordagens que serão apresentadas adiante sobre o grau de influência da maturação biológica e da aprendizagem com o meio no desenvolvimento, o contexto cultural é o palco das principais transformações e evoluções do bebê humano ao idoso. Pela interação social, aprendemos e nos desenvolvemos, criamos novas formas de agir no mundo, ampliando nossas ferramentas de atuação neste contexto cultural complexo que nos recebeu, durante todo o ciclo vital.

A Influência Socialista e da Morte na sua Proposição Teórica[editar | editar código-fonte]

Formado em Direito pela Universidade de Moscovo em 1918, o bielo-russo Lev Vygotsky era filho de uma próspera família judia. Durante o seu período académico estudou também literatura e história, recebendo o bacharelado em Direito em 1918, ano em que voltou para Gomel, onde havia leccionado anteriormente. Vygotsky é o grande fundador da escola soviética de psicologia, principal corrente que, hoje, dá origem ao socioconstrutivismo. Era necessário, na época, a construção de uma ponte que ligasse a psicologia "natural", mais quantitativa, à psicologia "mental", mais subjectiva. Retornou a Moscovo em 1924, envolvido em vários projectos.

Apesar da vida breve, foi autor de uma obra muito importante, junto com seus colaboradores Alexander Luria e Alexei Leontiev - eles foram responsáveis pela disseminação dos textos de Vygostky, muitos deles destruídos com a ascensão de Stálin ao Kremlin; devido à censura soviética seus trabalhos ganharam dimensão há pouco tempo, inclusive dentro da Rússia. No ocidente, o seu livro Pensamento e Linguagem foi lançado apenas em 1962 nos Estados Unidos.

Os seus primeiros estudos foram voltados para a psicologia da arte. Extremamente culto, tinha entre seus amigos o grande cineasta Sergei Eisenstein, admirador de seu trabalho.

O contexto em que viveu Vygotsky ajuda a explicar o rumo que seu trabalho iria tomar. As suas ideias foram desenvolvidas na União Soviética saída da Revolução Russa de 1917 e reflectem o desejo de reescrever a psicologia, com base no materialismo marxista, e construir uma teoria da educação adequada à nova realidade social emergida da revolução. O projecto ambicioso e a constante ameaça da morte (a tuberculose manifestou-se desde os 19 anos de idade e foi responsável por sua morte prematura) deram ao seu trabalho, abrangente e profundo, um caráter de urgência.


--Ninhaziniha (discussão) 22h36min de 8 de abril de 2009