Usuário(a):Ordem123nutricionistas/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ordem dos Nutricionistas
Logótipo da Ordem dos Nutricionistas
Fundação 28 de abril de 2010 (14 anos)
Sede Porto, Portugal Portugal
Sítio oficial http://www.ordemdosnutricionistas.pt/

A Ordem dos Nutricionistas[editar | editar código-fonte]

A Ordem dos Nutricionistas é uma associação pública profissional que regula o acesso e o exercício da profissão de nutricionista, de acordo com o respetivo Estatuto e segundo as disposições legalmente aplicáveis. Foi criada pela Lei n.º 51/2010, de 14 de dezembro.

A sua sede nacional é na cidade do Porto, conforme previsto no Estatuto.

A atribuição do título profissional, o seu uso e o exercício da profissão de Nutricionista, em qualquer setor de atividade, dependem da inscrição na Ordem como membro efetivo. O uso ilegal do título profissional ou o exercício da profissão sem título são punidos nos termos da lei.

Alexandra Bento assumiu o cargo de primeira Bastonária da Ordem dos Nutricionistas. O seu primeiro mandato iniciou-se a 28 de abril de 2012 e terminou a 31 de outubro de 2015. Foi reeleita Bastonária, tendo o seu mandato iniciado a 1 de novembro de 2015 e termina a 31 de outubro de 2019.

História[editar | editar código-fonte]

No final da década de noventa, a Associação Portuguesa dos Nutricionistas principiou, junto dos órgãos de soberania, a sensibilização para a necessidade de criação de uma Associação Pública Profissional para esta profissão.

A Associação Portuguesa dos Nutricionistas constituiu-se, então, como a empreendedora da criação da Ordem dos Nutricionistas, defendendo a necessidade de uma regulamentação, supervisão e disciplina da profissão, de forma a combater abusos ou procedimentos irregulares.

Com estes pressupostos como fundamento principal, ao longo de mais de uma década, realizaram-se diversos estudos e reuniões com os órgãos de soberania, que totalizaram um número que se inscreve nas centenas, sempre com o objetivo máximo de criar a Ordem dos Nutricionistas.

Neste seguimento, a Associação Portuguesa dos Nutricionistas, à luz da Lei n.º 6/2008 de 13 de fevereiro, deu entrada na Assembleia da República, em 26 de janeiro de 2009, da proposta de criação da Ordem dos Nutricionistas. O processo de sensibilização dos órgãos de soberania continuou e em maio de 2009 o Ministério da Saúde deu parecer favorável à criação da Ordem dos Nutricionistas. A 2 de março de 2010 foi publicado o Projeto de Lei n.º 161/XI - Cria a Ordem dos Nutricionistas e aprova o seu Estatuto - por iniciativa do grupo parlamentar do PS e em 18 de março de 2010 foi publicado o Projeto de Lei n.º 172/XI - Regula o acesso à profissão de Nutricionista, cria a respetiva Ordem Profissional e aprova o seu Estatuto - por iniciativa do grupo parlamentar CDS-PP. Em 16 de março dá entrada em Assembleia da República, pela Associação Portuguesa de Dietistas, a Petição n.º 38/XI/1.ª que solicita a alteração do Projeto de Lei n.º 161/XI, que cria a ordem dos Nutricionistas e aprova o seu estatuto, de forma a que o mesmo passe a contemplar os dietistas. Em 19 de março, em plenário na Assembleia da República, dá-se a discussão conjunta dos dois Projetos de Lei: Projeto de Lei 161/XI - Cria a Ordem dos Nutricionistas e aprova o seu Estatuto e Projeto de Lei 172/XI - Regula o acesso à profissão de Nutricionista, cria a respetiva Ordem Profissional e aprova o seu Estatuto, bem como da referida Petição. Nesta sessão plenária, a inclusão dos dietistas na Ordem dos Nutricionistas foi transversalmente entendida pelos Grupos Parlamentares. A aprovação destes Projetos de Lei dá-se em 25 de março de 2010, em Plenário da Assembleia da República, seguindo para especialidade, para a Comissão de Trabalho, Segurança Social e Administração Pública. Em 8 de outubro de 2010, dá-se a votação na Reunião Plenária do texto final apresentado pela Comissão de Trabalho, Segurança Social e Administração Pública aos Projetos de Lei n.º 161/XI/1.ª (PS) e 172/XI/1.ª (CDS-PP). A criação da Ordem dos Nutricionistas e dos seus Estatutos é aprovada por unanimidade. A 14 de dezembro de 2010 é publicado em Diário da República na 1.ª série n.º 240, a Lei n.º 51/2010 que cria a Ordem dos Nutricionistas e aprova os seus Estatutos, com entrada em vigor a 1 de janeiro de 2011.

Bastonários[editar | editar código-fonte]


Ligações externas[editar | editar código-fonte]

[1] [2] [3] [4] [5] [6] [7] [8] [9] [10] [11] [12] [13] [14]


Categoria:Ordens Públicas Profissionais Categoria:Ordens profissionais de Portugal Categoria:Saúde