Usuário(a):Pedro med/Testes/texto 1
Fonte: SALSANO, Alfredo. Enciclopédia. In: ROMANO, Ruggiero (coord.) Enciclopédia Einaudi. Vol. 41: Conhecimento. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2000, p. 369-432.
Salsano através deste texto busca mostrar a formação do que conhecemos como enciclopédia. O autor, através de comparações das diferentes visões de vários autores como, Denis Diderot, Jean le Rond d'Alembert, Francis Bacon, entre outros, aliada ao seu pensamento, busca mostrar não só o surgimento da enciclopédia, mas como também a contradição que a mesma apresenta, na qual ela é ao mesmo tempo um inventário e invenção.
Para Salsano, a enciclopédia nada mais é do que uma soma dos conhecimentos(passíveis de sofrer atualizações), com o objetivo de homogenizar o saber, fazer uma síntese de todo o conhecimento de um dado momento, nas palavra do próprio autor: "A enciclopédia é a justaposição de aquisições parciais e postula ao mesmo tempo uma homogeneidade ou pelo menos uma organicidade mínima do saber..." "... que se sabe ser uma heterogeneidade, uma pluralidade dos processos do conhecimento." (SALSANO, 2000: p. 369-370).
Segundo Salsano, a enciclopédia moderna é definida pela integração total dos conhecimentos(semelhante à um dicionário), e à uma organização sistemático-classificatório(denominada concatenação), sempre combinadas, nunca nenhuma delas em absoluto.
Salsano também fala da conservação e da transmissão do saber inserido os conceitos de biblioteca e escola. Salsano comenta que a biblioteca é de grande importância no processo organizacional do saber, e cita os humanistas e renascentistas como movimentos de extrema importância uma vez que causaram uma ruptura na forma como os conhecimentos foram compilados, preservados e na forma como facilitaram o acesso ao saber.
No final de seu texto, Salsano põe em questão as limitações da enciclopédia, uma vez que é de extrema importância que o recorte na qual se quer trabalhar deve ter ao mesmo tempo uma relevância social e notoriedade, a enciclopédia tem como função simplesmente divulgar o conhecimento, o saber, que tem relevância e notoriedade para a sociedade.